quinta-feira, 21 de novembro de 2019

Atos 9.1-43

Leitura do dia 11/11.

Na postagem anterior vimos a dispersão dos discípulos. Filipe anuncia as boas novas em Samaria. Muitos são libertos, curados e salvos.

Pedro e João vão até lá. Simão, o mago, quer comprar o poder do Espírito Santo. Filipe anuncia Jesus ao eunuco etíope.
http://www.espalhandoasemente.com/2019/11/atos-82-40.html

Enquanto os discípulos estão anunciando as boas novas, Saulo, cheio de desejo de matar os discípulos do Senhor, vai até o sumo sacerdote. Consegue cartas para as sinagogas em Damasco cooperarem com a prisão dos seguidores do Caminho. Quer levá-los, prisioneiros, a Jerusalém.

Quando está chegando a Damasco, uma luz brilha do céu. Ele cai ao chão. Ouve uma voz que  pergunta por que O persegue. Saulo pergunta quem está falando com ele. A voz responde que é Jesus, a quem Saulo vem perseguindo. Ordenou que se levante e vá até à cidade. Lá lhe dirão o que fazer.

Foi levado até Damasco pela mão. Ficou cego por três dias. Não comeu. Nem bebeu. Orou.

Havia em Damasco um discípulo chamado Ananias. O Senhor o chamou numa visão. Ordenou que fosse até à casa de Judas, à Rua Direita. Lá perguntasse por um homem de Tarso, chamado Saulo. Estava orando e o Senhor lhe dissera que Ananias ia orar por ele.

Ananias fica temeroso. Sabe quem é Saulo e o que vem fazendo.

O Senhor disse para que vá. Saulo é o instrumento que o Senhor escolheu para levar Sua mensagem aos gentios, aos reis e ao povo de Israel. Disse também que lhe mostraria o quanto deveria sofrer por Seu nome.

Diante de um argumento deste, como não ir? Ananias vai. Encontra Saulo. Impõe suas mãos e diz que o Senhor lhe enviara para que voltasse a enxergar. No mesmo instante algo como escamas caem de seus olhos e Saulo tem sua visão restaurada.

Sabe o que faz? Levanta-se e é batizado! Que maravilha!

Fica uns dias em Damasco e pasme, começa a falar de Jesus nas sinagogas. Diz que Ele é o Filho de Deus.

Todos ficam admirados. Sabem que estava perseguindo a igreja em Jerusalém e foi ali para prender os que invocam o nome de Jesus.

Sua pregação vai ficando cada vez mais poderosa. Ele deixa os judeus perplexos. Prova que Jesus é o Cristo.

Então, alguns judeus resolvem matá-lo. Avisado, sai da cidade escondido em um cesto.

Quando chega a Jerusalém tenta se aproximar dos discípulos. Não consegue. Têm medo dele. Não acreditam que se converteu. É demais para eles! O perseguidor convertido? Será?

Barnabé, que creu em sua conversão, o leva aos apóstolos. Saulo fica com eles. Começa a pregar corajosamente em nome de Jesus! Até conversa e discute com alguns judeus de fala grega, mas estes procuram matá-lo. Quando souberam, levam-no a Cesareia e de lá a Tarso.

Apesar da perseguição, o texto fala que a igreja tinha paz! Em toda a Judeia, Galileia e Samaria. E ia se fortalecendo enquanto andava no temor do Senhor. Também crescia em número, por causa do mover do Espírito Santo.

Que maravilha de narração!

Pedro também viaja por toda parte. Um dia vai visitar a igreja na cidade de Lida. Quando chega lá conhece um homem chamado Eneias. Fazia oito anos que não saía da cama. Pedro lhe disse: “Eneias, Jesus Cristo Cura você! Levante-se e arrume sua maca!”. No mesmo instante, o homem se levantou.
Todos os moradores de Lida e de Sarona viram Eneias e se converteram ao Senhor! Todos os moradores dessas duas cidades se converteram ao Senhor! Todos!

Simplesmente não consigo prosseguir! Choro.

Por que não vemos acontecer coisas assim hoje?

De uma coisa estou certa, Jesus não mudou!

“Jesus Cristo é o mesmo ontem, hoje e para sempre.” – (Hebreus 8.13)

O que me falta? O que nos falta?

Tenho que prostrar-me e clamar! Quero ver maravilhas! Quero ver os sinais que acompanham os que creem (Marcos 16.17-20)! Quero ver pessoas sendo libertas, curadas e salvas!

E ainda tem mais!

Havia em Jope uma discípula chamada Tabita (Dorcas em grego). Ela sempre fazia bem às pessoas. Ajudava os pobres. Costurava para as viúvas. Ela fica doente e morre.

Quando souberam que Pedro estava perto de Lida, enviam dois homens para lhe suplicar que fosse o mais rápido possível a Jope. Colocam o corpo de Dorcas numa sala.

Quando Pedro chega é levado a esta sala. A sala está cheia de viúvas que choram e mostram a ele os vestidos e outras roupas que Dorcas lhes fizera.

Consegue imaginar a cena? As viúvas eram cuidadas por essa discípula que agora estava morta! Quem cuidaria delas agora? Quem costuraria para elas?

Pedro pede que todos saiam da sala. Quando saem, ajoelha-se. E ora.

Depois, volta-se para o corpo de Dorcas e diz: “Tabita, levante-se!”.

Ela abre os olhos. Quando vê Pedro, senta-se. Ele lhe dá a mão e a ajuda a levantar-se. Chama os discípulos e as viúvas e a mostra viva! Viva!

A mulher voltou à vida!

Quando a noticia se espalha pela cidade, muitos creem no Senhor.

Pedro fica em Jope algum tempo. Hospedado na casa de Simão, um homem que trabalha com couro, um curtidor.

Meu coração está acelerado! Pessoas eram libertas, curadas, salvas e até ressuscitadas!

O que me falta? O que nos falta?

Por que não somos mais essa igreja?

Onde estão os sinais que deveriam nos acompanhar?

Será que nossa fé é menor que um grão de mostarda?

Clamo ao Senhor! Que Sua Igreja seja restaurada! Que voltemos a ver essas maravilhas!

Continuamos amanhã. Leremos a partir do capítulo dez. Até o capítulo doze.

Espero você. Até lá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário