segunda-feira, 18 de novembro de 2019

João 20.1-29

Leitura do dia 08/11.

Na postagem anterior vimos a condenação de Jesus à morte. Morte de cruz. Vimos Sua crucificação. Sua morte. Seu sepultamento. Parece que a esperança morreu.
http://www.espalhandoasemente.com/2019/11/joao-191-42.html

Agora, continuamos pelas páginas do capítulo vinte do livro de João. Até o versículo dezoito.

Vamos observar o que está para acontecer.

Durante o sábado ninguém fez nada. É um sábado muito sagrado para os judeus. Foi um sábado de total tristeza. Um sábado sem esperança.

Agora é o primeiro dia da semana.

Bem cedo, quando ainda está escuro, Maria Madalena chega ao sepulcro. Ela vê que a pedra da entrada foi removida. E sai correndo. Nós a acompanhamos. Onde está indo?

Ela corre ao encontro de Pedro e João. Ao encontrá-los diz que tiraram o Senhor do sepulcro. Não sabem onde O colocaram. Eles saem correndo. Vão até ao sepulcro. Nós voltamos com eles.

João vai mais rápido que Pedro. Chega primeiro. Curva-se e olha para dentro do sepulcro. Vê as faixas de linho. Mas não entra.

Pedro chega. Deixa João na porta do sepulcro e entra. Vê as faixas de linho. Vê também o lenço que havia estado sobre a cabeça de Jesus. Esse lenço está dobrado à parte. Separado das faixas de linho.

João, então, também entra. Contempla toda a cena e crê. Crê que o Senhor ressuscitou dentre os mortos, como havia dito que aconteceria.

Até então não haviam compreendido que, conforme a Escritura, era necessário que Jesus ressuscitasse dos mortos.

Eles voltam para casa.

Maria não. Ela fica à entrada do sepulcro, chorando. Ainda não compreende o que aconteceu.

Enquanto chora, curva-se para olhar dentro do sepulcro. Ela vê dois anjos vestidos de branco. Estão sentados onde estava o corpo de Jesus. Um à cabeceira e outro aos pés. Perguntam por que ela chora. Ela responde que levaram embora Seu Senhor e não sabe onde O colocaram.

Então se volta. Vê Jesus, ali, em pé. Não O reconhece. Jesus pergunta por que está chorando e a quem procura.

Maria Madalena não reconhece Sua voz. Pensa que é o jardineiro. Responde: “Se o senhor O levou embora, diga-me onde O colocou. Eu O levarei”. Fico imaginando como ela O levaria.

Jesus a chama pelo nome: “Maria!” https://www.youtube.com/watch?v=NIfV3l7raXI

Ao ouvir seu nome, ela O reconhece. Volta-se para Ele e exclama em aramaico: “Rabôni!”. Rabôni significa Mestre.

Jesus pede para que ela não O detenha. Ainda não voltou para o Pai. Ordena que vá a Seus irmãos e diga-lhes que Ele está voltando para Seu Pai e o Pai deles, para o Seu Deus e o Deus deles.

Maria Madalena vai. Anuncia aos discípulos que viu o Senhor. E conta-lhes o que Ele disse.

A esperança volta a reinar. Ele ressuscitou. Não está mais no sepulcro. Aleluia!
https://www.youtube.com/watch?v=gEzAWajU1ns

Meu coração dá saltos de alegria! Ele ressuscitou!
https://www.youtube.com/watch?v=WrhDX3um7KA

Maria Madalena não reconhece Sua voz, até que Ele a chama pelo nome. O Senhor disse que é o bom pastor. Que chama Suas ovelhas pelo nome. Elas O ouvem e reconhecem Sua voz.
http://www.espalhandoasemente.com/2018/05/o-bom-pastor-da-sua-vida.html

Como é maravilhoso ser chamado pelo Senhor, por seu próprio nome!

Que aprendamos a reconhecer Sua voz e a seguir apenas a Ele, nosso Pastor e Mestre.

Ele não está morto. Está vivo. Temos um Deus vivo. Que nos ama.

Ainda é aquele primeiro dia da semana. A tarde cai.

Os discípulos estão reunidos a portas trancadas. Têm medo dos judeus. Não sabem o que devem fazer.

Estamos acompanhando a cena.

De repente, apesar das portas trancadas, Jesus entra. Põe-se no meio deles e diz: “Paz seja com vocês!”.

Meu coração dispara. Tenho vontade de sair gritando, pulando e saltando de alegria. Nosso Senhor vive, Ele não está morto!

Mostra Suas mãos e o lado. Suas mãos, que foram perfuradas por pregos e Seu lado pela lança do soldado. Nosso Senhor traz as marcas da crucificação. E as carregará por toda a eternidade. A marca do Seu amor por mim. Por você. Por todos.

Os discípulos estão alegres por verem o Senhor. E que alegria!

Novamente Jesus os saúda e diz: “Paz seja com vocês! Assim como o Pai me enviou, Eu os envio”.

Sopra sobre os discípulos e diz: “Recebam o Espírito Santo. Se perdoarem os pecados de alguém estarão perdoados; se não os perdoarem, não estarão perdoados. Que responsabilidade!

Temos uma missão. Continuar o que o Senhor começou. Continuar Seus ensinos. Ele nos envia. Como o Pai O enviou. Seu Espírito habita em nós.

O Pai O enviou para que através dEle, Seu amor pelo mundo fosse conhecido. Temos a mesma missão. Mostrar ao mundo Seu amor. Através das nossas vidas. Apontar para Jesus.

Olho ao redor. Tomé, chamado Dídimo, um dos Doze, não está com o restante dos discípulos.

Ele chega. Os discípulos contam que viram o Senhor. Ele não consegue acreditar. Incrédulo com a notícia, diz que se não vir as marcas dos pregos em Suas mãos, não colocar o seu dedo onde estavam os pregos e não puser sua mão em Seu lado, não crerá.

Se é Jesus ressurreto, precisa ter essas marcas. Tomé sabe disso. É Sua identidade. A identidade de alguém que amou tanto, que deu Sua vida por nós.

Uma semana mais tarde, os discípulos estão novamente reunidos. No mesmo lugar. Nós acompanhamos a cena. Agora, Tomé também está com eles. Continuam com medo dos judeus. Portas trancadas.

Sabemos que isso não é nenhum impedimento para Jesus. Ele entra. Põe-se no meio deles e diz: “Paz seja com vocês!”

Tomé está boquiaberto. Claro, como não estar?

Jesus se volta para ele e diz: “Coloque seu dedo aqui; veja minhas mãos. Estenda a mão e coloque-a no Meu lado. Pare de duvidar e creia”.

Por um momento a cena fica congelada em minha mente.

Olho para o Senhor. Seu desejo é que Tomé creia. Ele não quer dar uma reprimenda em Tomé. Não quer mostrar que é o certo e Tomé o errado. Simplesmente deseja que Tomé creia.

Quero saber o que se passa na mente de Tomé. Ele diz: “Senhor meu e Deus meu!”

Jesus lhe diz: “Porque me viu, você creu? Felizes os que não viram e creram”.

Sinto-me muito feliz. Não vi e cri. Não vimos e cremos. Cremos que Ele morreu por nós. Por amor. E cremos que ressuscitou, assegurando nossa vitória a Seu lado. Que maravilhoso Senhor nós temos. Quero adorá-Lo. Assegurar-Lhe meu amor. https://www.youtube.com/watch?v=d4Kxupwg5GU&list=RDMMWrhDX3um7KA&index=2

Continuamos na próxima postagem.

Espero você. Até já.

Nenhum comentário:

Postar um comentário