Na postagem anterior vimos a ressurreição de Jesus. João e Pedro vão correndo ao túmulo vazio. Ele aparece a Maria Madalena. Ele aparece aos discípulos. Tomé toca Suas marcas, as marcas que carregará para todo o sempre. As marcas de Seu amor.
http://www.espalhandoasemente.com/2019/11/joao-201-29.html
Agora, caminharemos a partir do versículo trinta do capítulo vinte do livro de João. Até o final do capítulo vinte e um, onde termina o livro de João.
João nos conta que Jesus realizou muitos sinais miraculosos na presença de Seus discípulos, que não estão registrados neste livro.
Os que foram escritos, no entanto, têm um propósito. Crermos que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus e, crendo, termos vida em Seu nome. A vida verdadeira, afinal Ele é o Caminho, a Verdade e a Vida.
Jesus aparece novamente. Às margens do Mar de Tiberíades, que é o Mar da Galiléia. Pedro, Tomé, Natanael, os filhos de Zebedeu e dois outros discípulos estavam juntos.
Pedro disse que ia pescar. Os outros discípulos disseram que iriam juntos. Entram no barco. Pescam a noite inteira. Mas não pegam nada.
Vamos observar o restante da cena.
Os discípulos estão voltando para a praia.
Amanhece. Jesus está na praia. Seus discípulos não O reconhecem. Ele lhes pergunta se têm algo para comer. Respondem que não.
Jesus ordena que lancem a rede do lado direito do barco, ali encontrarão peixes. Eles a lançam. E não conseguem recolhê-la, tal a quantidade de peixes. Olham para a rede. Olham para o Senhor.
João diz a Pedro: “É o Senhor!”
Pedro, imediatamente veste sua capa, que havia tirado, e lança-se ao mar. Não aguenta esperar o barco chegar à praia. Quer ver o Senhor. Com a urgência que lhe é peculiar. Fico feliz porque voltou a ser ousado.
Os outros discípulos estão vindo no barco. Estão a apenas cerca de noventa metros da praia. Arrastam a rede cheia de peixes.
Ao desembarcarem veem uma fogueira, peixe sobre brasas e um pouco de pão.
Meu coração salta de alegria. Apaixono-me mais ainda pelo Senhor. Ele cozinhou para Seus discípulos. Muito lindo. O Senhor e Mestre, continua dando exemplo. Ele ordena que tragam alguns dos peixes que acabaram de pescar. Para juntar aos que ali estavam.
Pedro entra no barco e arrasta a rede para a praia. Está cheia. Tem cento e cinquenta e três grandes peixes. Mesmo com tantos peixes, a rede não arrebenta. João contou os peixes!
Jesus chama-os para comer. Eles vão. Nenhum deles teve coragem de perguntar quem Ele era. Sabiam que era o Senhor.
Jesus aproxima-se, toma o pão e lhes dá, fazendo o mesmo com o peixe.
Esta é a terceira vez que aparece a Seus discípulos, depois que ressuscitou dos mortos.
Eles comem. Em silêncio. Nós observamos.
Depois de comerem, Jesus pergunta a Pedro se ele O ama realmente mais do que os outros discípulos. Pedro responde que sim, que o Senhor sabe que O ama. Jesus ordena que Pedro alimente Seus cordeiros.
Novamente Jesus pergunta se Pedro O ama. Novamente Pedro responde que sim, que o Senhor sabe que O ama. Novamente Jesus ordena que cuide de Suas ovelhas.
Pela terceira vez, Jesus faz a mesma pergunta. Pedro se magoa por Jesus ter perguntado pela terceira vez. Mesmo assim, responde que sim, que o Senhor sabe todas as coisas e sabe que O ama. Jesus ordena novamente que alimente Suas ovelhas.
Jesus fala a Pedro que, quando ele era mais jovem, vestia-se e ia onde queria. Mas quando for velho não será assim. Estenderá as mãos e outra pessoa o vestirá e o levará para onde não deseja ir. Jesus disse isso para indicar o tipo de morte com a qual Pedro iria glorificar a Deus.
Então Jesus o chama: “Siga-me!” Pedro O segue.
Ele volta-se e vê que João também segue a Jesus. Pedro pergunta a Jesus sobre o que acontecerá com João.
Jesus responde que se quisesse que João permanecesse vivo até Ele que voltasse, o que importava a Pedro? Ele devia segui-Lo. Era o que importava.
Por causa dessas palavras espalhou-se entre os irmãos daquela época, o rumor de que João não morreria. Mas não foi o que Jesus disse. Jesus apenas disse a Pedro que não deveria se importar com o que fosse ou não acontecer com João. Deveria seguir o Senhor, independente de qualquer coisa.
Nossa preocupação deve ser a de segui-Lo. Não nos importando com mais nada.
João termina seu livro dizendo que é o discípulo que dá testemunho das coisas que registrou. Seu testemunho é verdadeiro.
Afirma que Jesus fez muitas outras coisas. Se cada uma delas fosse escrita, imaginava que nem mesmo no mundo inteiro haveria espaço suficiente para os livros que seriam escritos.
Se João usou ou não uma figura de linguagem, não sei. É provável que sim. Mas sei da minha experiência com o Senhor. Sei da experiência de pessoas ao meu redor. Sei que dariam muitos e muitos livros.
Que nos lembremos que tudo que foi escrito na Palavra, foi escrito para nosso ensino. Tudo. Cada palavra.
“Essas coisas foram registradas há muito tempo para nos ensinar, e as Escrituras nos dão paciência e ânimo para mantermos a esperança”. – Romanos 15.4
Que Sua Palavra seja nossa bússola. Sempre.
Terminamos mais uma jornada.
Vamos começar outra! https://www.youtube.com/watch?v=Va8srvjwgAA
Tantas páginas a caminhar pela Bíblia, aprendendo com o Senhor!
Amanhã continuamos. Leremos os três primeiros livros de Atos dos Apóstolos.
Espero você. Até lá.
Nenhum comentário:
Postar um comentário