sexta-feira, 15 de novembro de 2019

João 3.22-36

Leitura do dia 02/11.

Na postagem anterior vimos a conversa de Jesus e Nicodemos. http://www.espalhandoasemente.com/2019/11/joao-31-21.html

Agora, prosseguimos ainda através do capítulo três de João. A partir do versículo vinte e dois. Até o versículo trinta e seis.

Depois do encontro com Nicodemos, Jesus foi com Seus discípulos para a Judéia. Passou algum tempo por lá e batizava.

Mas, vamos até João Batista. Vamos observá-lo mais um pouco.

Há tanto a aprender com João Batista e tão pouco tempo. João acaba de nos informar que ele será aprisionado. Isso aconteceu, claro, antes de sua prisão.

João continua batizando. Mudou de lugar. Está batizando em Enom, perto de Salim, um lugar onde havia muitas águas. O povo continua indo até ele para ser batizado. Mudou de lugar para dar espaço a Jesus. Ele apontou para o Senhor e mudou de cenário. Deixou o palco principal para o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo.

Pois bem. Estamos a observá-lo. E a seus discípulos.

De repente surge uma discussão entre alguns de seus discípulos e um judeu. A respeito da purificação cerimonial. Os judeus davam muita importância à purificação cerimonial. Muitas vezes mais que à purificação interior, que é a verdadeira purificação.

A discussão se estendeu a tal ponto e falaram tantas coisas (que o texto não nos conta), que acabam indo a João Batista.

Parece que estão um pouco indignados ou será ciúmes que vejo em suas faces? Não sei. O que sei é que dizem a João: “Mestre, aquele homem que estava contigo no outro lado do Jordão, do qual testemunhaste, está batizando, e todos estão se dirigindo a Ele”.

Imediatamente olho para João. O que seu semblante me dirá? Parece que seus olhos brilham e sorriem. Responde que alguém só pode receber o que lhe é dado do céu. Diz que eles mesmos eram testemunhas de que disse não ser o Cristo. Ele é o que foi enviado à frente do Cristo.

João Batista é um dos meus preferidos. http://www.espalhandoasemente.com/2017/12/quem-tenho-sido-e-voce.html

Essa certeza que tem de quem é e de sua missão me impressiona. Sempre me impressionou. Sempre me impressionará. Porque sei que, se soubermos quem somos e qual nossa missão, quantos de nossos problemas terão sido resolvidos! Ah, e também sei, aprendi ao longo da caminhada, que só conseguimos essa revelação se antes soubermos quem Ele é. http://www.espalhandoasemente.com/2017/12/ainda-no-capitulo-16-de-mateus-jesus.html

Para que seus discípulos entendam, sem nenhuma dúvida, se compara ao amigo do noivo. A noiva pertence ao noivo. O amigo presta serviço ao noivo, atendendo e ouvindo o noivo. O coração do amigo se enche de alegria quando ouve a voz do noivo. Ele sentiu essa alegria, ouvir a voz do noivo. E sua alegria se fez completa. Agora, é necessário que Ele, o Noivo, cresça e que ele, João diminua. http://www.espalhandoasemente.com/2018/01/que-ele-cresca-e-eu-diminua.html

Só quem sabe realmente sua identidade e missão pode dizer algo assim. João não tem medo de perder nada. Sabe que é apenas a voz. Essa é sua identidade. No meio do deserto as pessoas vêm até ele. Para ouvi-lo. E ele fala. E aponta para Jesus. Essa é sua missão.

E, olha que interessante. Fala a seus discípulos praticamente o que ouvimos Jesus falar com Nicodemos. http://www.espalhandoasemente.com/2018/04/jesus-e-uma-conversa-intrigante-no-meio.html

João diz que Aquele que vem do alto está acima de todos. O que é da terra pertence à terra e fala como quem é da terra. Mas Aquele que vem do céu está acima de todos. Ele, este que vem do céu, Jesus, testifica o que tem visto e ouvido, mas ninguém aceita Seu testemunho. Quem aceita, confirma que Deus é verdadeiro. Pois aquele que Deus enviou fala as palavras de Deus, Ele tem o Espírito sem limitações. O Pai ama o Filho e entregou tudo em Suas mãos.

João testifica mais uma vez que Jesus é o Filho do Deus vivo.
http://www.espalhandoasemente.com/2018/04/e-comeca-o-livro-de-joao.html
http://www.espalhandoasemente.com/2018/04/joao-batista-sabia-quem-era-nos-sabemos.html

Como Jesus disse a Nicodemos, João afirma que quem crê no Filho tem a vida eterna. Quem O rejeita não verá a vida, mas a ira de Deus permanece sobre essa pessoa.

Olho para João. Tudo nele aponta para Jesus.

Preciso sondar meu coração. Comigo é assim também? Tudo em mim aponta para Ele? Minhas atitudes apontam para Ele? Meus sonhos e desejos apontam para Ele? Meu trabalho aponta para Ele? Minha vida aponta para Ele?

Sei que, assim como João, sou apenas uma voz? Ou será que me ressinto, bem lá no fundo do coração por Jesus ter mais plateia que eu? Abandonei o palco principal para que Ele tenha a primazia? Tenho diminuído para que Ele cresça? Prefiro meu nome ou o dEle sendo comentado por aí?

Será que tenho coragem de fazer essa oração? "Que Ele cresça e eu diminua?". https://www.youtube.com/watch?v=0Pfi-ef1Q4g

Amanhã prosseguimos. Leremos a partir do capítulo quatro. Até o capítulo seis.

Espero você. Até lá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário