sábado, 7 de dezembro de 2019

1 Coríntios 1.1-3.23

Leitura do dia 23/11.

Continuamos nossa caminhada através das páginas das Escrituras.

Na postagem anterior, lemos os últimos capítulos de Romanos. O respeito que devemos às autoridades. O amor, que cumpre todas as exigências da lei de Deus. A ordem para não julgarmos ninguém. Nossa vida deve ser para ajudar e edificar os outros, não a nós mesmos. Devemos fugir do falso evangelho.
http://www.espalhandoasemente.com/2019/12/romanos-131-1627.html

Hoje, caminharemos através dos três primeiros capítulos da Primeira Carta de Paulo aos Coríntios.

Segundo a Bíblia de estudos e sermões de Charles Haddon Spurgeon, Nova Versão Transformadora, Publicações Pão Diário (usada com permissão), “Corinto era a principal cidade da Grécia. No tempo de Paulo possuía quatrocentos mil habitantes. Situada em um grande istmo, era o lugar onde o comércio do mundo passava. Seus habitantes vieram de vários lugares. A vida intelectual era colocada acima da vida moral, e a vida futura era negada, para que pudessem desfrutar a vida presente sem restrições”.

“A Igreja em Corinto foi fundada por Paulo em sua segunda viagem missionária (Atos 18.1-18). Corinto era uma das cidades mais perversas dos tempos antigos e a igreja estava cercada por costumes e práticas pagãs”.

“Paulo escreveu para corrigir erros de doutrina e prática”.

“Foi escrita em Éfeso, na primavera de 57 d.C.”.

Paulo escreve aos que estão em Corinto, que foram santificados por meio de Jesus Cristo. Somente esses têm condições de vencer num lugar tão encharcado com práticas pagãs.

Considera que a mensagem de Cristo se firmou neles. Esta igreja possui todos os dons espirituais e aguarda ansiosamente a volta do Senhor Jesus. Deus é o único que pode mantê-los firmes até o fim. Livres de culpa no dia do Senhor. Deus, que é fiel, os convidou a ter comunhão com Ele.

Não é maravilhoso o próprio Deus, o Todo-Poderoso nos convidar para termos intimidade com Ele?

Mas, a igreja está dividida. Uns dizem que seguem Paulo, outros Apolo, outros Pedro e outros Cristo. Esquecem que os apóstolos são apenas os semeadores, é Deus quem faz a semente crescer. Somente o Senhor pode transformar nossos corações, nossas mentes, nossas vidas. Nenhum homem deve ter esse poder. Precisamos ser dEle.

Paulo lembra que a mensagem da cruz é loucura para os que não creem. Mas é o poder de Deus para os que creem. Sem fé não conseguimos entender por que Deus nos amaria tanto a ponto de se tornar homem e morrer em nosso lugar (João 3.16). É completamente louco. Mas, pela fé, recebemos Seu perdão e somos preenchidos com Seu amor, tornando-nos gratos.

Os judeus querem sinais, os gentios buscam sabedoria, mas é somente pela fé que seremos salvos. É um dom de Deus. Ele transforma a sabedoria humana em loucura. Somente Cristo é o poder de Deus e Sua sabedoria.

Foi Ele quem tomou a iniciativa para sermos salvos. Não temos como nos orgulhar em Sua presença. Só podemos nos orgulhar no Senhor.

Paulo lembra aos irmãos em Corinto que não usou de palavras difíceis nem sabedoria humana para apresentar o plano de Deus, que era secreto e agora revelou-se. Esse “plano secreto” é o plano de salvação a todos que creem, de qualquer nacionalidade. Os judeus não conseguiam entender que Deus sempre desejou que todos fossem salvos, independente de pertencer a Israel ou não. Ele amou o mundo todo (João 3.16).

É maravilhoso saber que o homem que Deus usou para escrever quase todo o Novo Testamento não se firmou em argumentos persuasivos e astutos, não usou nenhuma técnica de oratória ou coaching. Ele se firmou e dependeu tão somente do poder do Espírito de Deus. Agiu assim para que, todos os que cressem, não se apoiassem em sabedoria humana, mas no poder de Deus. Sigamos seu exemplo.

A sabedoria humana não é capaz de conhecer os pensamentos de Deus. Apenas Seu Espírito a conhece, assim como nosso espírito conhece nossos pensamentos.

Somente quem é espiritual consegue avaliar corretamente o que o Espírito diz. Ao homem natural, o espiritual é loucura. Mas nós, os que cremos, temos a mente de Cristo. Por isso, por Ele, e não por nós mesmos, andamos no Espírito e entendemos Seus pensamentos. E, quando não entendemos, cremos que Ele sabe o que é melhor. Nossa vida é baseada na fé. Assim como nossa salvação.

Paulo mais uma vez fala que Apolo e ele são apenas as pessoas através das quais creram no Evangelho. O importante é Deus, que dá o crescimento à semente que eles plantaram.

Como um construtor competente, Paulo lançou o único alicerce sobre o qual nossas vidas devem estar, Jesus Cristo, a Pedra Angular, nossa Rocha.

Depois do alicerce os construtores podem usar qualquer tipo de material como ouro, prata, pedras preciosas, madeira, feno ou palha. É certo que toda essa construção será provada com fogo. Somente o que passar pelo fogo permanecerá. Quem construir com material inflamável não receberá sua recompensa. Se estiver em Cristo, será salvo, mas sem recompensa. Cuidemos para somente construir com ouro, que aguenta as maiores temperaturas e torna-se puro.

Parece que Paulo está escrevendo para nós. Vivemos um tempo em que a sabedoria humana tem sido altamente valorizada, assim como técnicas de persuasão e convencimento. Ele nos alerta a não sermos enganados por ninguém. Se algum de nós acredita ser sábio conforme os padrões desta era, deve tornar-se louco a fim de ser verdadeiramente sábio. Só existe sabedoria verdadeira em Deus. A sabedoria deste mundo é loucura para Deus. Ele não a considera.

Paulo vai além. Nos instrui a não nos orgulharmos de seguirmos líderes humanos. Somos de Cristo. Ele é nosso líder.

Que estejamos atentos. Se alguém nos ensinar qualquer coisa diferente do que as Escrituras, que não sejam considerados (Gálatas 1.8).

Que sejamos como os bereanos e tudo que nos for ensinado seja confrontado com a Palavra de Deus, a fim de sabermos se é ou não verdade (Atos 17.11).

Sigamos apenas a verdade. Desejemos apenas a sabedoria que vem de Seu Espírito.

Estejamos, como Paulo, firmados no poder do Espírito. Não em nosso próprio poder. Sem Ele, não somos nada.

Continuamos amanhã. Leremos a partir do capítulo quatro. Até o capítulo seis.

Espero você. Até lá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário