terça-feira, 17 de dezembro de 2019

1 Timóteo 4.1-6.21

Leitura do dia 11/12.

Continuamos nossa caminhada através das páginas de 1 Timóteo.

Ontem vimos a advertência de Paulo contra falsos ensinos e discussões intermináveis que não levam aos propósitos de Deus.

Também vimos sua gratidão pela misericórdia de Deus em sua vida. A responsabilidade de Timóteo. Instruções a respeito da oração. Homens santos. Mulheres adornadas com boas obras. Como devem ser e agir os bispos, as mulheres e os diáconos.
http://www.espalhandoasemente.com/2019/12/1-timoteo-11-316.html

Hoje caminharemos a partir do capítulo quatro até o capítulo seis, quando termina a Primeira carta de Paulo a Timóteo.

Paulo o adverte que o Espírito do Senhor claramente afirma que nos últimos dias alguns se desviariam da fé, dando ouvidos a espíritos enganadores e ensinamentos de demônios. Ensinos estes vindos de pessoas hipócritas e mentirosas, cujas consciências já estão mortas. Em suas doutrinas afirmam que é errado casar e proíbem que comam certos alimentos.

Foi o Senhor quem instituiu o primeiro casamento. E quanto a comer, Ele fez tudo e deve ser aceito e recebido com ações de graças.

O apóstolo pede que Timóteo não perca tempo discutindo mitos profanos e crendices absurdas. Deve exercitar-se na devoção. O exercício físico é bom. O exercício da devoção é melhor ainda. Traz recompensas eternas.

Que todos continuem a trabalhar com devoção sabendo que nossa esperança está no Deus vivo.

Timóteo deve ensinar e insistir no ensino. Que ninguém o despreze por causa de sua idade. Que seja exemplo para todos os fiéis. Em tudo. Nas palavras, na conduta, no amor, na fé e na pureza. Deve dedicar-se à leitura pública, ao ensino e ao encorajamento. Nunca desprezar o dom que possui, pelo contrário, entregar-se totalmente às suas tarefas. Precisa estar atento à sua vida e ensinos. Sempre sendo fiel ao que é certo.

Paulo o exorta a tratar os homens mais velhos como pais. Os mais novos, como irmãos. As mulheres mais velhas como mães. As mais novas, como irmãs.

As viúvas que não têm ninguém, devem ser cuidadas pela igreja. As que tem filhos ou netos devem ser cuidadas por eles. Quem não cuida dos seus, especialmente os da própria família, negaram a fé. São piores que os descrentes.

Paulo instrui às viúvas mais jovens que se casem novamente. Assim evitarão o pecado, a ociosidade, a fofoca.

Os presbíteros que trabalham bem são dignos de honra dobrada. Se forem acusados de algo, é necessário haver duas ou três testemunhas.

Paulo exorta a Timóteo para agir sempre sem partidarismo ou favoritismo. Deve lembrar-se que alguns pecados são evidentes. Outros, não. Assim como as boas obras. Tudo que for oculto, um dia será conhecido.

Os escravos devem ter respeito a seus senhores. Mais ainda, se forem irmãos na fé.

Os verdadeiros ensinamentos do Senhor conduzem a uma vida de devoção. Quem ensina algo diferente é arrogante. Sem entendimento. Provoca contendas. Tem a mente corrompida. Virou-se contra a verdade. E, inclusive, usou a devoção apenas para enriquecer.

O certo é que não trouxemos nada a este e mundo e não levaremos nada dele. Se tivermos o que vestir e comer, devemos estar contentes.

Os que desejam enriquecer acabam caindo em tentações e armadilhas. Caem em muitos desejos tolos e nocivos, que os levam à ruína e destruição. O amor ao dinheiro é a raiz de todos o mal. Alguns o desejaram tanto que desviaram da fé.

Timóteo é um homem de Deus e, como tal, deve fugir das coisas más. Deve buscar a justiça, a devoção, a fé, o amor, a perseverança e a mansidão. Deve lutar o bom combate da fé. Apegar-se firmemente à vida eterna. Agindo assim, ninguém poderá acusá-lo de absolutamente nada.

Os ricos não devem confiar em seu dinheiro. Devem confiar no Senhor. Ele é quem provê tudo de que necessitamos para nossa satisfação.

Quem for rico deve usar seu dinheiro para fazer o bem. Devem ser ricos em boas obras. Generosos com os necessitados. Sempre prontos para repartir. Desta forma, acumularão riquezas como um alicerce firme para no futuro experimentar a verdadeira vida.

Paulo termina sua carta ordenando que Timóteo guarde o que Deus lhe confiou. Novamente o exorta a evitar discussões profanas e tolas com os que se opõe a ele acreditando que têm algum conhecimento. Alguns desviaram da fé, por seguirem tolices.

Que sigamos os conselhos de Paulo. Que sejamos achados irrepreensíveis até o dia em que o Senhor Jesus voltar.

Continuamos amanhã. Leremos a Segunda Carta de Paulo a Timóteo.

Espero você. Até lá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário