Leitura do dia 10/12.
Continuamos nossa caminhada pelo Livro Vivo, a Bíblia.
Ontem vimos Paulo falando do ânimo dos tessalonicenses durante a perseguição sofrida. Os acontecimentos que virão antes da Segunda Vinda do Senhor. A firmeza dos fiéis em todo o tempo. Seu pedido de oração e apelo a uma vida adequada.
http://www.espalhandoasemente.com/2019/12/2-tessalonicenses-11-318.html
Hoje leremos os três primeiros capítulos da Primeira Carta de Paulo a Timóteo.
De acordo com a Bíblia de estudos e sermões de Charles Haddon Spurgeon, Nova Versão Transformadora, Publicações Pão Diário (citada com permissão), Timóteo provavelmente se converteu durante a primeira visita de Paulo a Listra (Atos 14.8-20). Foi consagrado como evangelista (1 Timóteo 4.14; 2 Timóteo 1.6), e, depois da segunda visita a Listra, passou a maior parte do seu tempo com Paulo (Atos 16.1). Prestou-lhe um serviço muito valioso e foi muito estimado por este. Seu nome está associado a Paulo a escrever uma série de cartas. Foi pastor em Éfeso e, enquanto esteve lá, recebeu essas cartas (1 e 2 Timóteo). 1 Timóteo, provavelmente, foi escrita entre 64 e 66 d.C.
Após saudar Timóteo, Paulo lembra que pediu a ele para ficar em Éfeso com o propósito de advertir certas pessoas que ensinavam mentiras. Também aos que desperdiçavam tempo com discussões intermináveis sobre mitos e genealogias. Discussões que só levam a especulações sem sentido e não promovem o propósito de Deus, uma vez que Seu propósito é realizado pela fé e não através de raciocínios humanos.
Afirma que o alvo de sua instrução é o amor. Não está interessado em filosofias. Instrui o amor, vindo de um coração puro, de uma consciência limpa e um fé sincera.
Infelizmente, alguns, desejosos de serem conhecidos como mestres, se desviaram da verdade. Falam com confiança, mas falam do que não sabem.
Lembra que a lei é boa. Se for usada corretamente. Mas não foi criada para os que fazem o que é certo. Foi criada para os transgressores, rebeldes, irreverentes, pecadores, ímpios e profanos.
Paulo agradece ao Senhor, que lhe deu forças e o considerou digno de confiança para servi-Lo. Ele, que antes era blasfemo, perseguidor e violento, recebeu misericórdia para ser exemplo a todos que vierem a crer no Senhor. Considera-se o pior dos pecadores. Parece exagero mas, quando enxergamos nossos pecados como o Senhor enxerga, essa é nossa percepção. Somos os piores dos pecadores. Ainda assim, Ele nos alcançou. Nos perdoou. Nos chamou para levarmos as boas-novas a outros. Também somos exemplos para todos que vierem a crer. Se nos transformou, pode transformar qualquer um!
Paulo instrui Timóteo baseado nas palavras proféticas que foram ditas a ele tempos atrás. Que essas palavras o ajudem a lutar o bom combate. Que se apegue à fé e mantenha sua consciência limpa.
Nem todos agem assim. Alguns rejeitaram deliberadamente suas consciências e naufragaram na vida.
O apóstolo recomenda, em primeiro lugar, a oração. Que sejam feitas petições, orações, intercessões e ações de graça. Em favor de todos, inclusive das autoridades, para que tenhamos uma vida de paz. Orar assim é bom e agrada o Senhor. Afinal, Ele deu Sua vida para comprar a liberdade de todos. Esta é a mensagem que foi entregue, no tempo certo, ao mundo. Paulo foi escolhido para ensiná-la aos gentios.
Em todos os cultos os homens devem orar, levantando mãos santas, livres de ira e controvérsia. As mulheres devem ser discretas em sua aparência. Não devem chamar atenção pela maneira como se vestem e se enfeitam. Devem chamar atenção pelas boas obras que praticam.
Aqueles que desejam ser bispos desejam uma tarefa honrosa. Por isso, devem ter uma vida irrepreensível. Ter uma única mulher. Ter autocontrole. Viver sabiamente. Ter boa reputação. Ser hospitaleiro. Apto para ensinar. Não beber vinho em excesso. Não ser violento. Ser amável. Pacífico. Desapegado do dinheiro. Bom líder para sua família. Ter filhos que o respeitem e obedeçam. Não deve ser recém convertido.
Paulo lembra que se alguém não consegue liderar bem sua casa, não tem como liderar a Igreja. Se for apegado ao dinheiro, não fará a obra do Senhor como deve ser feita, com e por amor.
Ser bispo é uma carga muito grande para um recém convertido. Pode não aguentar e cair nas armadilhas do diabo. Na verdade, é uma carga muito grande para qualquer um.
Os diáconos também devem ser respeitáveis e íntegros. Não beber vinho em excesso. Nem ser gananciosos. Comprometidos com a fé. Viver com a consciência limpa. Ter uma só mulher. Liderar bem seus filhos e sua casa. Ser avaliados cuidadosamente. E exercer a função somente após serem aprovados.
As mulheres devem ser respeitáveis. Não caluniar ninguém. Ter autocontrole. Ser fiéis em tudo.
A Igreja é a coluna e alicerce da verdade, por isso devemos saber como nos comportar. Que responsabilidade! A coluna e alicerce são os responsáveis para sustentar uma construção! Pense nisso.
Lembra que o Senhor foi revelado em corpo humano. Justificado pelo Espírito. Visto pelos anjos. Anunciado às nações. Crido no mundo. Levado para o céu em glória. Que seja louvado para todo o sempre.
Continuamos amanhã. Leremos a partir do capítulo quatro. Até o capítulo seis.
Espero você. Até lá.

Nenhum comentário:
Postar um comentário