Leitura do dia 24/12.
Continuamos nossa caminhada pelo Livro dos livros.
Ontem vimos que somente aquele que crer no Filho de Deus vence a batalha contra o mundo.
http://www.espalhandoasemente.com/2019/12/1-joao-51-21.html
Também vimos a carta de João à senhora eleita. Ele a alerta contra os falsos mestres.
http://www.espalhandoasemente.com/2019/12/2-joao-1-13.html
Hoje caminharemos pelas páginas da Terceira carta de João e pela carta de Judas, irmão do Senhor Jesus.
Na primeira postagem, apenas 3 João.
Esta também é uma carta particular. João escreve a seu amigo, Gaio.
Inicia desejando que seu amigo, a quem ama de verdade, esteja bem e fisicamente tão sadio quando é forte em seu espírito.
Ficou muito contente quando teve notícias dele. Falaram de sua fidelidade e de como Gaio vivia de acordo com a verdade. Como devemos viver. Fidelidade e verdade andam juntos. Não existe verdade onde há infidelidade.
João fala que não tem maior alegria que a alegria de ver seus filhos seguindo a verdade. Não há realmente alegria maior.
Elogia Gaio por sua fidelidade. Cuida dos irmãos que passam por sua cidade, mesmo sem conhecê-los. Muitos falaram à igreja onde João está sobre a amizade afetuosa que Gaio os dispensou.
Pede que continue a suprir as necessidades deles de modo agradável a Deus. Viajam a serviço do Senhor. Não aceitam coisa alguma dos que são de fora. É a própria igreja que deve sustentar tais pessoas que trabalham para o Senhor. Desta forma, quem ajuda torna-se cooperador quando eles ensinam a verdade. O cooperador também ganha sua recompensa na colheita.
João escreveu à igreja sobre isso, mas Diótrefes, que gosta de ser o mais importante, se recusa a recebê-lo. Por aí podemos imaginar quem é esse homem. Além de gostar de ser o mais importante, contrário ao que o Senhor Jesus ensinou, recusa receber João, Seu apóstolo.
Quando for encontrar-se com ele, relatará algumas das coisas que tem feito. Inclusive acusações maldosas contra o próprio João. Além de não acolher os irmãos, impede que outros os acolham. E, quando estes, obedecendo à ordem de ser hospitaleiros, recebem os irmãos, ele os expulsa da igreja.
Que absurdo. Quem esse homem pensa que é? Com certeza não é discípulo do Senhor Jesus (1 João 4.20).
João pede que esse mau exemplo não o influencie. Que Gaio siga apenas o que é bom. Quem faz o bem prova que é filho de Deus. Quem faz o mal prova que não conhece a Deus. Isso é claro.
Menciona Demétrio. Não sabemos quase nada sobre ele. Mas o que sabemos é lindo! Todos, inclusive a própria verdade, falam bem dele. João também.
Despede desejando que a paz esteja com Gaio. Tem muito a falar mas, assim como terminou sua carta anterior, não quer fazer com pena e tinta. Espera vê-lo em breve e conversar pessoalmente.
Que sejamos hospitaleiros como Gaio.
Que façamos o bem, somos filhos de Deus.
Que a própria verdade testemunhe a nosso favor.
Continuamos na próxima postagem. Leremos a carta de Judas, irmão do Senhor Jesus.
Espero você. Até já.
Nenhum comentário:
Postar um comentário