segunda-feira, 16 de dezembro de 2019

Colossenses 1.1-4.18

Leitura do dia 07/12.

Continuamos nossa caminhada através das páginas das Sagradas Escrituras.

Ontem vimos a alegria de Paulo por Cristo ser anunciado. Sua vida é dedicada a Ele.

Também vimos que devemos viver uma vida digna das boas-novas e termos as mesmas atitudes do Senhor, brilhando intensamente por Ele.

É inestimável conhecê-Lo. Precisamos prosseguir para o alvo e aprender a viver em qualquer circunstância. http://www.espalhandoasemente.com/2019/12/filipenses-11-423.html

Hoje caminharemos através das páginas da carta de Paulo aos Colossenses.

Segundo a Bíblia de estudos e sermões de Charles Haddon Spurgeon, Nova Versão Transformadora, Publicações Pão Diário (citada com permissão), Colossos estava situada cerca de 160 quilômetros a leste de Éfeso. Na época de Paulo tinha pouca importância.

Paulo nunca visitou esta igreja que, provavelmente foi fundada por Epafras. Escreveu-lhes porque falsos mestres (ou um falso mestre) impediram o crescimento desta igreja. Paulo argumenta, diferente do falso ensino recebido, que temos tudo em Cristo. Ele é a fonte e Senhor de toda a criação. Só Ele pode perdoar pecados e nos reconciliar com Deus.

Inicia sua carta dizendo que sempre ora e agradece ao Senhor pelos colossenses. Tem ouvido falar de sua fé no Senhor e seu amor pelo povo santo.

Conta que as boas novas chegadas a eles, estão sendo propagadas pelo mundo todo. E, desde que ouviu falar deles pede que o Senhor lhes conceda pleno conhecimento de Sua vontade, sabedoria e entendimento espiritual. Se tiverem essas três coisas fundamentais, viverão de modo a sempre honrar e agradar ao Senhor, dando todo tipo de bom fruto e aprendendo a conhecer Deus cada vez mais.

Ah, que nosso objetivo seja esse, conhecer a Deus cada vez mais, ter pleno conhecimento de Sua vontade, sabedoria e entendimento espiritual.

Também ora para que sejam fortalecidos pelo glorioso poder do Senhor, a fim de terem toda a perseverança e paciência necessárias.

Lembra que Deus nos resgatou do poder das trevas e nos trouxe para o reino de Seu Amado Filho. Jesus comprou nossa liberdade. E perdoou nossos pecados. Éramos escravos, encobertos de dívidas. Fomos libertos e perdoados por Ele!

Jesus, que é a imagem do Deus invisível. O Supremo sobre toda a criação. Por meio dEle tudo foi criado, em todos os lugares; o que podemos e não podemos ver. Tudo foi criado por Ele e para Ele. Por meio dEle o Pai reconciliou consigo todas as coisas. Aleluias por Seu sangue derramado na cruz. Ele é o segredo de Deus. Nele estão escondidos todos os tesouros de sabedoria e conhecimento!
https://www.youtube.com/watch?v=gk7XWCMwO94

Como não entoar o cântico de Moisés, servo de Deus e o Cântico do Cordeiro?

“Grandes e maravilhosas são as Tuas obras, ó Senhor Deus, o Todo-Poderoso. Justos e verdadeiros são os Teus caminhos, ó Rei das nações. Quem não Te temerá, Senhor? Quem não glorificará Teu nome? Pois só Tu és santo. Todas as nações virão e adorarão diante de Ti, pois Teus feitos de justiça foram revelados”. – Apocalipse 15.3b,4

Como resultado, podemos nos apresentar a Deus livres de qualquer acusação. Mas, é preciso continuar a crer nessa verdade e nela permanecer firmes. Que ninguém nos engane com argumentos bem elaborados. Temos salvação somente em Jesus. Que aprofundemos nEle nossas raízes e sobre Ele edifiquemos nossas vidas.

Jamais permitamos que nos escravizem com filosofias vazias e invenções enganosas vindas do raciocínio humano e baseadas nos princípios espirituais deste mundo. Em Cristo habita toda a plenitude de Deus. NEle somos completos.

Por causa de nossos pecados estávamos mortos. Fomos comprados. Recebemos vida em Cristo. Nossos pecados foram perdoados. Todas as nossas dívidas foram cravadas na cruz. O registro de nossas acusações foi cancelado e removido, aleluias!

Somente em Jesus somos salvos. Não há outro. Somente Ele deve ser adorado. Ninguém mais.

Que não sejamos mais escravos de regras que, embora pareçam sábias por exigirem devoção, abnegação e rigorosa disciplina física, não contribuem para vencer os desejos de nossa natureza pecaminosa. Somente vencemos se estivermos em Jesus. É impossível vencer por nossos próprios esforços. Lembre-se que somos justificados diante de Deus pela nossa fé em Jesus e não por nossos atos de justiça, que são ridículos diante dEle.

Nós ressuscitamos com Cristo, então, devemos pensar nas coisas do alto. Nossa vida está escondida nEle. Não é mais tempo de vivermos em imoralidade sexual, impureza, paixão sensual, desejos maus e ganância (que é idolatria). Antes praticávamos tais coisas. Esse tempo passou. Que deixemos toda ira, raiva, maldade, maledicência, linguagem obscena e mentira.

É tempo de nos revestirmos com a nova natureza que Ele nos deu. Seremos renovados à medida que aprendermos a conhecer nosso Criador se tornarmo-nos semelhantes a Ele.

Não importa mais se somos judeus ou gentios, circuncidado ou não, inculto ou incivilizado, escravo ou livre. O que importa é Cristo e Sua vida em nós. Então, estejamos revestidos de amor, compaixão, bondade, humildade, mansidão e paciência. Sejamos compreensíveis e perdoadores. Que a paz de Cristo governe nossos corações. E sejamos sempre agradecidos. Que a mensagem do Senhor preencha nossas vidas. Que ensinemos e aconselhemos uns aos outros, com toda a sabedoria. Cantemos ao Senhor com o coração agradecido, fazendo tudo em Seu nome, para Sua glória.

Paulo também exorta que as mulheres sejam submissas a seus maridos. Que os maridos amem suas esposas e não as tratem com aspereza. Que os filhos obedeçam. Que os pais não os irritem. Que os escravos obedeçam a seus senhores e os sirvam como se servissem ao Senhor. Que os senhores sejam justos e imparciais.

Que todos sejamos dedicados à oração, com o coração agradecido. Que vivamos com sabedoria, principalmente com aqueles que não conhecem o Senhor. Que aproveitemos todas as oportunidades. Que nossas conversas sejam sempre amistosas e agradáveis para termos a resposta certa para cada pessoa.

Uau! Quantos conselhos, quantas exortações! Sejamos fiéis ao Senhor e agradecidos.

Continuamos amanhã. Leremos a primeira carta de Paulo aos tessalonicenses.

Espero você. Até lá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário