Leitura do dia 04/12.
Continuamos nossa caminhada através do magnífico Livro dos livros.
Ontem vimos que somos filhos de Deus, pela fé.
Também vimos a preocupação de Paulo com os gálatas. O filho da escrava e o filho da livre, de quem somos filhos pela fé em Cristo Jesus.
Somos livres em Cristo para servir uns aos outros em amor. A vida pelo Espírito produz um fruto poderoso, contra o qual não há lei. Colhemos o que plantamos, se vivemos somente para satisfazer os desejos da natureza humana colheremos ruína e morte. Se vivemos pelo Espírito, colheremos a vida eterna. http://www.espalhandoasemente.com/2019/12/galatas-41-618.html
Hoje iniciamos uma nova carta. A carta de Paulo aos Efésios.
Escrita, provavelmente, em Roma, em 62 ou 63 d.C.
Segunda a Bíblia de estudos e sermões de Charles Haddon Spurgeon, Nova Versão Transformadora, Publicações Pão Diário (citada com permissão), Éfeso era a capital da Ásia proconsular. Ficava cerca de um quilômetro e meio da costa. Era o grande centro religioso, comercial e político da Ásia. Era famosa por causa de duas estruturas notáveis. O grande teatro que tinha capacidade para 50 mil pessoas sentadas e o templo de Diana, considerado uma das sete maravilhas do mundo antigo. O templo tinha 104 metros de comprimento e 50 metros de largura. Feito de mármore brilhante. Apoiado por um conjunto de colunas de 17 metros de altura e com 220 anos de construção na época de Paulo. Por causa do templo, tornou-se o centro de influência do culto à Diana. Sua estátua, com muitos seios, indicava a fertilidade da natureza.
Nesta carta, Paulo apresenta a Igreja como o Corpo de Cristo. O Senhor, elevado aos céus, é visto em Sua Igreja. Pode ter sido escrita como uma carta circular a ser enviada a várias igrejas.
Paulo inicia lembrando que seu apostolado não é pela vontade do homem e sim pela vontade de Deus.
Louva o Pai de nosso Senhor Jesus Cristo. Ele, que nos abençoou, em Cristo, com todas as bençãos espirituais nos domínios celestiais. Deus nos amou antes mesmo de criar o mundo. Escolheu um destino para nós, nos adotar como filhos, por meio de Jesus. Para louvor de Sua graça maravilhosa que Ele derramou sobre nós através de Seu Filho. Ele, que é tão rico a ponto de comprar nossa liberdade com a moeda mais cara existente, o sangue de Jesus, Seu Filho. Assim, perdoou nossos pecados. Em um ato de generosidade absoluta, derramou Sua graça, sabedoria e entendimento sobre nós.
Em Cristo fomos tornados Seus herdeiros. Ele nos revelou Sua vontade secreta. Em Cristo acontece o cumprimento de Seu bom propósito. No devido tempo, reunirá sob a autoridade de Cristo tudo que existe, seja nos céus, seja na terra. Ele nos predestinou conforme Seu plano e faz que tudo ocorra de acordo com Sua vontade. Esse destino é certo para todos que nEle creem.
Quando ouvimos a verdade, que são as boas-novas de salvação e cremos, fomos selados com Seu Espírito. Ele é a garantia de nossa herança.
Queridos, estamos selados e garantidos até o dia em que Deus nos resgatará. Somos Sua propriedade. Vivemos e existimos para louvor da Sua glória.
Paulo ora para que os efésios recebam do Senhor, sabedoria espiritual e entendimento para crescer no conhecimento dEle. Não no conhecimento do homem. Não com cursos e mais cursos. Seu desejo e oração é que cresçam no conhecimento dEle. Como crescer assim? Somente andando com Ele em intimidade e constância. Também ora para que seus corações sejam iluminados para compreenderem a esperança para a qual Ele os chamou.
E mais, ora para que entendam a grandeza insuperável do poder de Deus para com todos que creem! Grandeza insuperável! Esse é o Deus que servimos. Nada pode superá-Lo! Nada pode com Ele. O fato de alguém não crer que Ele é, não supera a grandeza de Seu poder naqueles que creem. É o mesmo poder que ressuscitou Jesus e O fez sentar-se no lugar de honra ao lado do Pai.
Agora, o Senhor Jesus está muito acima de qualquer governante, autoridade, poder, líder ou qualquer outro homem. Em todo o tempo. Para o bem da Igreja, Deus submeteu todas as coisas à autoridade de Cristo. Fê-Lo cabeça de tudo. Precisamos ficar preocupados? Não é melhor Lhe entregar toda nossa vida e ansiedade?
A Igreja é o corpo de Cristo na terra. Ela é preenchida e completada por Ele. Se não for, não é, de fato, Sua Igreja.
Por causa de nossa desobediência e de nossos muitos pecados, estávamos mortos. Vivíamos como o resto do mundo vive. Obedecendo ao comandante dos poderes do mundo invisível. Todos que se recusam a obedecer vivem com a operação desse espírito em seus corações.
Apesar de nossa situação devastadora, o Senhor nos amou. Ele é rico em misericórdia e nos amou tanto que nos deu vida em Cristo. Pela graça! Ele nos ressuscitou com Cristo e nos colocou com Ele nos domínios celestiais. Por causa de Sua graça. Nosso lugar é nEle.
Somos salvos pela graça. Por meio da fé em Cristo Jesus. É um presente dado por Deus. Completamente imerecido, É assim para ninguém se gloriar. Somos obras-primas de Deus, criados em Cristo Jesus, para realizarmos as boas obras que planejou para nós. Consegue entender? Não fazemos boas obras para sermos salvos. Nossa salvação é pela fé no Senhor Jesus. Fazemos boas obras porque fomos salvos e Deus sempre desejou que andássemos nelas.
Antes os gentios eram chamados de incircuncidados. Os judeus orgulhavam-se da circuncisão. Não entendiam que era apenas um ritual exterior e humano. Abraão foi circuncidado porque creu e não o contrário. Após crer, foi circuncidado como um sinal de que havia crido. Hoje, em Cristo, não há mais necessidade da circuncisão como um sinal.
Antes os gentios estavam afastados de Deus, não conheciam as promessas da aliança. Cristo quebrou tudo isso. Fez de dois povos, um povo apenas. Quando morreu na cruz, reconciliou todos com Deus, derrubando quaisquer barreiras existentes. http://www.espalhandoasemente.com/2016/03/o-deus-de-todas-as-nacoes.html
Por causa de Cristo, todos podemos ter acesso ao Pai!
Os gentios não são mais estranhos. São concidadãos do povo santo. Membros da família de Deus. Juntos, judeus e gentios, são uma casa edificada sobre os alicerces dos apóstolos e profetas. A pedra angular onde essa casa está edificada é o próprio Cristo. Nele estamos firmes. Somos Seu templo.
Paulo foi escolhido pelo Senhor para levar as boas-novas aos gentios. Os antigos não entenderam esse segredo de Deus, revelado apenas através de Cristo. Esse maravilhoso segredo é que tantos os judeus como os gentios que creem nas boas-novas são participantes das riquezas herdadas dos filhos de Deus.
O plano de Deus era revelar a todos os governantes e autoridades nos domínios celestiais as muitas formas de Sua sabedoria, através da Igreja. Agora, através de Cristo, temos ousadia e confiança para entrar na presença de Deus, aleluias! Que o Senhor possa revelar através de nossas vidas Sua sabedoria multiforme.
Quando Paulo pensa nos segredos e maravilhas de Deus, cai de joelhos. Ora ao Pai que, da riqueza de Sua glória, fortaleça a todos com poder interior por meio do Espírito. Assim, Cristo habitará em nossos corações, à medida em que confiarmos nEle. Como uma árvore, Suas raízes se aprofundarão em amor e nos manterão fortes. Paulo também ora para que, como convém a todos que creem, os efésios possam compreender a largura, o comprimento, a altura e a profundidade do amor de Cristo.
Ah, que experimentemos esse maravilhoso amor do Senhor, ainda que não possamos compreendê-lo completamente. Se experimentarmos tal amor, seremos preenchidos com toda a plenitude de vida e poder que vêm de Deus.
Como não louvá-Lo? Como não engrandecê-Lo por todas as gerações e para todo o sempre? Ele é quem, com Seu grande poder, é capaz de realizar infinitamente mais do que podemos pedir, pensar, sonhar, imaginar. Aleluias!
Sejamos gratos por tão grande amor derramado em nossas vidas através de nosso Senhor Jesus Cristo.
Continuamos amanhã. Leremos a partir do capítulo quatro de Efésios. Até o final dessa fantástica carta.
Espero você. Até lá.
Nenhum comentário:
Postar um comentário