Leitura do dia 19/11.
Continuamos nossa caminhada através do livro de Romanos, a carta de Paulo aos irmãos em Roma.
Na postagem anterior vimos as boas-novas de Deus, Sua ira contra o pecado. Seu julgamento. Os judeus e a lei. A fidelidade de Deus. Nosso estado de pecadores.
Também vimos que Cristo tomou sobre si nosso castigo.
http://www.espalhandoasemente.com/2019/12/romanos-11-331.html
Hoje caminharemos a partir do capítulo quatro de Romanos. Até o capítulo seis.
Paulo ensina que nosso exemplo de fé é Abraão. Foi justificado pela fé. Não por obras. Foi considerado justo antes da circuncisão (Gênesis 15.6). Por causa de sua fé, fez uma aliança com o Senhor, então veio a circuncisão. Ela é um sinal da fé que Abraão possuía.
Davi também falou sobre a felicidade de sermos perdoados. Pela bondade do Senhor, não por nosso desempenho. Somos salvos pela fé.
A benção da salvação é para todos. Não apenas para os judeus. Nem apenas para os circuncidados.
A lei, na verdade, traz ira sobre os que tentam obedecê-la, mas, a única forma de não quebrar a lei em algum item, é não haver lei para ser quebrada.
Por isso a promessa vem pela fé, para que seja segundo a graça. Assim, pode alcançar todos os filhos de Abraão. Pode alcançar todos que têm a mesma fé de Abraão. Ele é, verdadeiramente, o pai de todos aqueles que creem.
Abraão creu, mesmo quando não havia nenhum motivo para ter esperança. Ele creu no Deus que traz os mortos de volta à vida e cria coisas novas do nada, do que não existe. Ele não precisa de um material para iniciar qualquer coisa!
É maravilhoso saber que Deus não considerou Abraão justo, apenas para benefício dele. Todos fomos beneficiados. As Escrituras afirmam que somos justificados por crermos nAquele que ressuscitou Jesus dos mortos. Ele, que foi entregue à morte por causa de nossos pecados. E foi ressuscitado para que fôssemos considerados justos diante de Deus. Tudo é por Ele. https://www.youtube.com/watch?v=OpMm5JO0wtU
Quando cremos, temos paz com Deus, através do sacrifício de Jesus Cristo. Isso alegra grandemente nosso coração. Mas, não apenas esse presente maravilhoso da salvação deve nos alegrar.
Precisamos aprender a nos alegrar quando enfrentamos dificuldades e provações. Elas contribuem para desenvolver a perseverança. A perseverança nos leva a ter um caráter aprovado. Esse caráter aprovado fortalece nossa esperança. Essa esperança nos dá a alegria da certeza de que Ele nos ama! Ah, que Deus maravilhoso é o Deus que servimos! https://www.youtube.com/watch?v=9K5ONPwzNok
Ele provou Seu amor por todos nós quando estávamos afastados dEle, quando não O amávamos, sequer o conhecíamos. Sim, alguém pode até morrer por um amigo. Jesus morreu por nós quando éramos Seus inimigos. Imagina agora, que somos Seus amigos, que fazemos parte de Sua família? Verdadeiramente, Ele nos ama.
Paulo nos ensina que, quando Adão pecou, trouxe morte para todos, porque nele, todos pecaram. A morte entrou em nós através do pecado de um homem. Mas, um só ato de justiça de Jesus, o Cristo, nos trouxe vida.
Um homem desobedeceu, todos se tornaram pecadores. Um homem obedeceu, muitos serão declarados justos. Na verdade, todos que O receberem serão. Sim, tudo é por causa dEle, Jesus, nosso Redentor e Senhor.
Somos libertos do pecado quando morremos com Ele, no batismo. O batismo é a representação dessa morte. Então, morremos com Ele, para o pecado. Para vivermos com Ele, à semelhança de Sua ressurreição.
Não devemos permitir que o pecado domine nosso corpo, propenso a ceder. Por isso, precisamos nos entregar inteiramente, completamente a Deus, tendo nova vida.
Antes, quando não tínhamos éramos de Jesus, não tínhamos morrido e ressuscitado com Ele, éramos escravos do pecado. O pecado nos dominava completamente. Hoje, quando lembramos de nossas atitudes desse tempo, temos vergonha.
Agora, tendo nos entregado ao Senhor Jesus, morrido e ressuscitado com Ele, não somos mais escravos do pecado. Somos escravos da justiça. Somos escravos de Deus. É a Ele quem servimos.
Nossas atitudes, portanto, devem nos conduzir à santidade e resultar na vida eterna. Quanto ao pecado, seu salário é a morte.
Mas, o presente que Deus nos dá, de graça, pela fé, é a vida eterna, em Cristo Jesus, que agora é nosso Senhor. Aleluia!
Que sejamos gratos.
Que sejamos fiéis.
Continuamos amanhã. Leremos a partir do capítulo sete. Até o capítulo nove.
Espero você. Até lá.
Nenhum comentário:
Postar um comentário