Leitura do dia 18/11.
Continuamos nossa caminhada através das páginas maravilhosas do Livro dos livros. O único livro que é vivo!
Na última postagem vimos Paulo diante de Festo e do rei Agripa. Paulo vai a Roma. Sofre uma terrível tempestade. Naufraga em Malta. Por fim, prega e ensina em Roma.
http://www.espalhandoasemente.com/2019/11/atos-251-2831.html
Terminamos o livro de Atos.
Agora, continuaremos através das cartas de Paulo. Não são poucas. Iniciaremos no livro de Romanos.
Como o restante da Bíblia, as cartas não estão em ordem cronológica. Romanos provavelmente foi escrito quando Paulo estava em Corinto, por volta do ano 58 d.C.
Hoje leremos os três primeiros capítulos.
O ideal é estudar cada versículo. Esse livro é extremamente rico. Aprofunde seus estudos. Nossa caminhada é para despertar seu interesse em estudar a Bíblia e perceber que podemos e devemos lê-la diariamente.
Lembre-se, não vamos entrar em conflitos e explicações teológicas. Nossa leitura será leve. Ore para que o Espírito Santo aprofunde a Palavra em Seu coração e mente.
Vamos lá?
Depois que Paulo saúda a todos, lembra que o Senhor prometeu as boas-novas através de Seus profetas, como está nas Escrituras Sagradas. Há muito tempo.
Paulo ainda não esteve em Roma, mas deseja muito ir. Ora para ter essa oportunidade. Quer compartilhar as riquezas dos céus com todos, para fortalecer sua fé, encorajá-los e ser encorajado por eles também.
As boas-novas são o poder de Deus em ação: Jesus Cristo, o salvador de todos. Tanto dos judeus como dos gentios. Ele não faz separação. O justo viverá pela fé. Independente de sua cor, etnia, língua ou nação.
Embora os gentios não tenham recebido a lei como os judeus, Deus a tornou evidente por meio de toda a criação. Olhando para tudo que o Senhor criou, todos podem perceber claramente os atributos invisíveis de Seu poder eterno e Sua natureza divina.
Ninguém têm desculpa. Alguma coisa sobre Deus sempre foi conhecida. Os homens, porém, escolheram não adorá-Lo. Inventaram ideias tolas. Seguindo essas ideias, suas mentes foram ficando obscurecidas e, na escuridão, tornaram-se confusas.
Acreditando que eram sábios, tornaram-se loucos. E ainda trocaram a glória do Senhor imortal por imagens de seres humanos, aves, animais e répteis.
Com a mente obscurecida e confusas, sem desejo de reconhecer a grandeza do Criador, Ele os entregou a seus próprios desejos.
Fizeram o que não deveriam fazer. Mulheres deixaram o modo natural de ter relações sexuais para trocar por práticas que não são naturais. Os homens, ao invés de ter relações sexuais com mulheres, o que é natural, arderam-se de desejo por outros homens. Praticaram atos indecentes com outros homens. Deixaram o que era natural. Receberam em si mesmos o resultado de seus pecados, falta de paz, distorção de suas identidades, angústia e por aí vai.
Consideraram a ideia de conhecer a Deus algo inútil, quando era Seu presente termos relacionamento com Ele. Ficaram por sua própria conta. Tornaram-se sem entendimento, sem afeição, sem misericórdia, praticando e incentivando outros a praticarem todo tipo de maldade e pecado, mesmo sabendo que estavam errados diante da justiça de Deus.
Paulo deixa claro que não podemos condenar ninguém se praticarmos o que estamos condenando. Estamos nos condenando a nós mesmos.
Sua bondade e misericórdia está sobre todos com o propósito do arrependimento e a volta para Ele.
Nosso problema é o coração rebelde, que impede de nos arrependermos e recebermos Sua salvação.
É certo que o Senhor julgará a todos de acordo com seus atos. Dará vida eterna a todos que persistem em fazer o bem, buscam a glória, honra e imortalidade. E derramará Sua ira e indignação sobre todos que vivem para si mesmos e preferem entregar-se a uma vida de perversidade, praticando o mal. Todos, tanto judeus como gentios. Sem exceção.
Isso tudo é independente da lei escrita, pois a lei de Deus está gravada no coração de todos os homens.
Ser judeu exteriormente, por causa da circuncisão, não tem valor algum. A circuncisão verdadeira é feita pelo Seu Espírito, em nossos corações. Um judeu circuncidado que não obedece a lei é igual a um gentio.
Todos pecaram. Ninguém alcança o padrão da glória de Deus. Ninguém será declarado justo diante de Deus por obedecer a lei. Ela simplesmente mostra que somos pecadores.
Somos declarados justos por meio da fé no Senhor Jesus Cristo. Ele nos resgatou. Ele foi o sacrifício perfeito. Com Seu sangue derramado nos limpa do pecado.
É maravilhoso saber que Deus se mostrou justo, condenando o pecado. E justificador, declarando justo o pecador que crê em Jesus.
Tudo é através de Jesus. Não da lei.
E isso é para todos. Pois existe um só Deus e Ele declara alguém justo apenas pela fé.
Infelizmente muitos acreditam que a fé anula a lei. Claro que não. Só conseguimos cumprir verdadeiramente a lei de Deus quando temos fé. Quando nos arrependemos e nos tornamos novas criaturas em Cristo Jesus, nosso único Redentor.
Continuamos amanhã. Leremos a partir do capítulo quatro de Romanos. Até o capítulo seis.
Espero você. Até lá.
Nenhum comentário:
Postar um comentário