quarta-feira, 17 de fevereiro de 2016

1 Samuel, tesouro inesgotável

1 Samuel, que livro rico! Um tesouro inesgotável! Lemos, lemos, lemos e continuamos aprendendo. 

Elcana, um marido que valia mais que dez filhos! 

Penina, uma pedra no sapato. Sempre afrontando Ana. Uma mulher que não sabia exercer graça e misericórdia.

Ana, uma mulher linda e humilde. Pediu, ganhou, doou. E ganhou mais. Encheu a aljava de Elcana.

Eli, compactuou com o pecado de seus filhos. Um profeta que perdeu a visão. Perdeu o privilégio de abençoar gerações. De perpetuar seu ministério.

Samuel, um homem que aprendeu a ouvir a voz do Senhor, ainda menino. Cresceu em comunhão com o Senhor. Ousou repreender Saul. Ousou ungir um simples pastorzinho como futuro rei de Israel, porque Deus assim o orientou.

Saul, o homem que tinha tudo para dar certo. 
Como foi terrível sua decadência! Aquele que havia matado todos os médiuns, no final de sua vida consulta uma. Porque o Senhor havia se calado! Mas como ouvir Sua voz com o ouvido cheio "da cera" do pecado? A alma de Saul inquieta. Ele desesperado. A um passo de se prostrar diante de Deus. Se arrepender. Clamar por perdão. Reconciliação. Reconexão. Mas não o faz. 

O terrível do pecado é que ele nos aprisiona e nos cega. E as coisas só pioram! E aqui, volto mais uma vez a falar do poder das nossas escolhas. Eu escolho! Mas minhas escolhas afetam outras pessoas. Sempre! E Saul cai no monte Gilboa, levando seu filho lindo e raro, à morte junto com ele. Saul, seus três filhos, seu escudeiro e todos os seus soldados morreram naquele dia. Tragédia.

Como isso é sério! Como meu coração partiu e como chorei quando estive naquele lugar! Por todos os Sauls e Jônatas que conheço. Pelos que não conheço também. Pelos seus escudeiros. Pessoas que começaram tão bem e hoje estão afastadas do Senhor. Que a Sua bondade possa alcançá-las através das nossas orações e nossas vidas! 

E no episódio da morte de Saul, é contado sobre duas guerras. Dois protagonistas. Ambos desfalecem. Um cai estendido no chão, tomado de incontrolável pavor, Saul. O outro, mesmo sendo ameaçado em ser apedrejado por seus homens, após ter dado brados de dor e chorado até "se esgotarem as lágrimas", encontra ânimo no Senhor, Davi. Para um, Deus se cala. Para o outro, ao perguntar se deve prosseguir na batalha, Deus não apenas responde o que foi perguntado, Ele dá o resultado da batalha. Um é derrotado e morre, perdendo tudo. O outro, após ser respondido pelo Senhor, ataca seus inimigos e recupera TUDO que perdeu. Ainda despoja os filisteus e presenteia os anciãos de Judá. Quanta diferença entre o que serve e o que não serve a Deus! 

Saul podia ter dado certo. Mas não deu. Escolhas erradas.

Jônatas, maravilhoso demais. Sabia servir. Um amigo mais que precioso. Como Davi disse "o seu amor me era mais precioso que o amor das mulheres". Sabia ser o segundo.

O escudeiro de Jônatas. Sabia a quem servia. E servia de coração.

Golias, o gigante que nos promove. Que nos leva aos lugares certos. 

Davi, meu preferido, um homem segundo o coração de Deus.

Mical, mulher tola. Sua tolice lhe tirou o privilégio de ser mãe.

Urias, um guerreiro corajoso e leal. Não aceitou desfrutar de uma noite de amores enquanto a arca do Senhor e o Seu exército estavam acampados em guerra.

Nabal, um tolo, que esqueceu quem foi Calebe, seu antepassado, um homem que sabia enxergar, um guerreiro. Um conquistador. Tornou-se um cego, inconsequente, que não sabia ouvir.

E por fim, Abigail, minha preferida. Inteligente. Sabia ouvir. Enxergar. Agir. Falar. Honrar. Por isso foi honrada por Deus. Depois da dor, alegria. Meu modelo pessoal.

Que exemplos a serem seguidos e, alguns evitados. Que possamos aprender através das páginas desse livro maravilhoso. Repleto de segredos e surpresas.

E como chegamos até aqui, que tal darmos uma espiadinha em II Samuel? Vamos percorrer algumas páginas e lermos juntos alguns personagens.

Começamos na próxima semana. Espero você. 

3 comentários:

  1. A maneira como voce discorre sobre 1 Sm é maravilhosa Symone.. Sua ótica é realista e leve.. Obrigada por nos trazer uma visão verdadeira e romântica dessas historias reais da Biblia.. Bj

    ResponderExcluir
  2. A maneira como voce discorre sobre 1 Sm é maravilhosa Symone.. Sua ótica é realista e leve.. Obrigada por nos trazer uma visão verdadeira e romântica dessas historias reais da Biblia.. Bj

    ResponderExcluir