quinta-feira, 14 de julho de 2016

Jesus, nossa Cidade Refúgio

Sou completamente fascinada pela Bíblia. Podemos ler infinitas vezes e sempre percebermos algo novo e aprendermos com maior profundidade. Ela é um tesouro inesgotável.

Quantas histórias e acontecimentos apontam para Jesus! A resposta de Deus para toda a humanidade.

Uma das minhas preferidas fala das Cidades Refúgios. Quando os israelitas estavam no deserto, recebendo leis e instruções para terem uma vida de qualidade, Deus ordenou que se fizessem essas cidades.

As Cidades Refúgios serviriam para a pessoa que acidentalmente matou alguém. O vingador de sangue, que era alguém próximo à vítima, tinha o direito à vingança. Porém, se a morte fosse acidental, sem intenção, essa pessoa poderia fugir para uma dessas cidades. Elas deveriam ser cidades em lugares estratégicos e deveriam ser feitos acessos de qualidade para que pudessem ser alcançadas com facilidade.

Tinham direito de correr para essas cidades os israelitas, os estrangeiros residentes e quaisquer outros estrangeiros. Ou seja, todos aqueles que haviam matado alguém sem intenção. De qualquer tribo, povo, língua e nação.

Um detalhe. Essa pessoa deveria ficar refugiada naquela cidade, até à morte do sumo sacerdote. Ela não poderia sair de seus limites. Se saísse, estaria à mercê de ser morta pelo vingador de sangue. Que não seria considerado culpado.

Este relato está em Números 35 e Deuteronômio 4 e 19.

Jesus é a nossa Cidade Refúgio. Está disponível para todos aqueles que O desejarem. Ao longo dos séculos, Deus tem provido maneiras para que possamos ouvir e aprender sobre Jesus. Ele está acessível. E Ele mesmo nos convoca: “Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados e Eu vos aliviarei”. – Mateus 11.28

Um detalhe. Só estamos seguros se estivermos nEle. Se revolvermos deixá-Lo e nos aventurar por aí sozinhos, estaremos à mercê do inimigo das nossas almas. Jesus é o nosso Sumo Sacerdote. Eterno. Jamais podemos deixar de estar nEle. Ele é o nosso refúgio. O nosso lugar seguro. O único lugar seguro para nossas almas. Não há outro lugar. Não há outro caminho. Ele é nossa única segurança.

Podemos sair da nossa Cidade Refúgio, mas estaremos completamente sozinhos. Com certeza, seremos alcançados. E vingados. Então, vamos permanecer nEle. Seguros e protegidos. Por toda a eternidade. Sem deixá-Lo um minuto sequer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário