Vamos continuar caminhando pelas páginas de Neemias?
Espero que tenhamos aprendido com ele até aqui.
Se você ainda não leu “Neemias um homem de oração” e “Neemias um homem de organização”, seria interessante ler. Estamos agora no capítulo cinco desse maravilhoso livro.
A Bíblia nos conta que o povo começou a reclamar a falta de dinheiro para se alimentar e o fato de terem suas terras e seus filhos vendidos por não terem conseguido honrar seus empréstimos. Uma situação terrível. Haviam pego dinheiro com juros de seus próprios compatriotas!
Quando Neemias ouviu, ficou furioso! A ira de Deus veio sobre ele.
É muito importante aprendermos aqui. Ficou furioso, mas não agiu. Primeiro fez uma avaliação de tudo. Só então, avaliação feita, questão analisada e comprovada, repreendeu os nobres e os oficiais. Ficou indignado por estarem cobrando juros de seus compatriotas, o que era proibido. E fez uma reunião contra eles.
Era inadmissível que estivessem vendendo seus compatriotas quando os do exílio compraram aqueles que haviam sido vendidos como escravos aos outros povos. Os nobres e oficiais ficaram calados, não havia o que responder diante de tão grande absurdo. Neemias continuou mostrando o grande erro que estavam cometendo. E os exortou a andar no temor do Senhor. Todos os povos deviam olhar para eles e ver uma cultura diferente, um bom exemplo a ser seguido. O próprio Neemias e seus irmãos estavam emprestando do seu dinheiro ao povo, sem a cobrança de juros.
Ele os convocou a acabar com a cobrança, devolver imediatamente o que havia sido tomado, terras, vinhas, oliveiras e casas. Os nobres e oficiais responderam que obedeceriam ao pedido de Neemias.
Neemias os fez jurar solenemente que cumpririam a promessa feita. Que autoridade tinha esse homem! Um homem que ao se irar, não se deixava dominar pela ira, mas examinava a situação, julgava o correto e apontava a solução.
Leia você mesmo: “Também sacudi a dobra do meu manto e disse: Deus assim sacuda de sua casa e de seus bens todo aquele que não mantiver a sua promessa. Tal homem seja sacudido e esvaziado! Toda a assembleia disse: “Amém!”, e louvou o Senhor. E o povo cumpriu o que prometeu.” - Neemias 5.13
Diante de palavras tão duras, louvaram ao Senhor. Era evidente a autoridade de Deus na vida de Neemias.
Neemias também era um homem de exemplo, por isso podemos olhar para ele e vermos o Senhor em sua vida. Durante os doze anos em que foi governador, não comeu a comida que lhe era destinada pois o povo já estava sendo muito oprimido. E ele mesmo alimentava cento e cinquenta homens, além daqueles das nações vizinhas que iam visitá-los. Sem contar, como já vimos anteriormente, sua dedicação pessoal à reconstrução do muro.
Sua oração era que o Senhor se lembrasse dele, por tudo que fez pelo povo.
Ainda há muito o que falar e aprender com esse homem. Mas gostaria de parar aqui e mais tarde retomarmos no capítulo seis.
Neemias, um homem que sabia transformar sua ira em ação corretiva, com resultados, pois analisava toda a situação que lhe era apresentada. Não agia por impulso e sim embasado na Palavra de Deus. Um homem que não usava sua autoridade para oprimir e sim para abençoar. Um homem que se preocupava com a situação do povo e não apenas dos nobres e oficiais. Um homem que não temia confrontar os erros dos grandes. Que alimentava e não extorquia. Que trabalhava lado a lado com o povo. E um homem que continuava em oração diante de seu Deus.
Nenhum comentário:
Postar um comentário