quarta-feira, 14 de junho de 2017

Neemias, um homem de ouvidos atentos

Enfim, chegamos ao capítulo sete de Neemias.

Mas, afinal, para que correr? Cada capítulo desse livro é tão rico em ensinamentos! O ideal é ir devagar, como quem caminha por uma linda estrada, aproveitando para contemplar e admirar cada detalhe.

Se você ainda não leu os outros textos sobre Neemias, seria ideal que lesse, para nos acompanhar nessa viagem deliciosa de aprendizado, com esse homem de Deus tão exemplar.

Neemias, como vimos, um homem de organização. Após a reconstrução do muro, colocou as portas no lugar, nomeou porteiros, cantores e levitas. Instruiu os porteiros, designou sentinelas, cada um conforme a necessidade percebida. Nomeou seu irmão governador de Jerusalém e Hananias o comandante da fortaleza. Detalhe, Hananias foi nomeado porque era íntegro e temia a Deus mais que a maioria dos homens. Como estamos carentes de Hananias nesses dias de hoje!

Neemias era um homem que ouvia a voz do Senhor. Para tudo o que fazia. Percebia o que o Senhor colocava em seu coração e agia de acordo com Sua voz.

Organizou os sacerdotes, levitas, porteiros, cantores e os servidores do templo.

Depois que todos estavam devidamente instalados, juntaram-se em Jerusalém, na praça, em frente à porta das Águas. Como se fossem um homem só. Homens, mulheres e crianças. Todos os que podiam entender a Lei. E pediram que Esdras, o escriba, lesse o Livro da Lei de Moisés. E Esdras, leu. Desde o raiar da manhã até o meio dia.

Consegue imaginar a cena? Quando Esdras abriu o Livro, todo o povo se levantou. Esdras louvou ao Senhor, e todo o povo, de mãos erguidas respondeu: "amém". E prostraram-se com o rosto em terra, adorando ao Senhor.

Os levitas instruíram o povo, interpretando e explicando, para que entendessem tudo o que estava escrito. Todos permaneciam ali. Do raiar da manhã até o meio dia. Ninguém saiu para “dar uma voltinha, ir ao banheiro, esticar as pernas” ou o que quer que fosse. Ouviam atentamente. E choravam. Choravam muito.

Neemias, Esdras e os levitas lembraram ao povo que aquele era um dia consagrado ao Senhor. Não deviam se entristecer e chorar. Eles tranquilizaram o povo.

“E Neemias acrescentou: Podem sair, e comam e bebam do melhor que tiverem, e repartam com os que nada têm preparado. Este dia é consagrado ao nosso Senhor. Não se entristeçam, porque a alegria do Senhor os fortalecerá.” – Neemias 8.10

Acho lindo! O povo entendeu! Era dia de arrependimento sim, mas era dia de alegria! E eles saíram para comer, beber e repartir. Para celebrar com grande alegria.

Agora compreendiam as palavras que lhe foram explicadas.

Como é maravilhoso quando entendemos as palavras do Senhor! É motivo de muita alegria, de celebração.

E o estudo continuou. No segundo dia os chefes de todas as famílias, os sacerdotes e os levitas reuniram-se com o escriba Esdras para estudarem as palavras da Lei.

Eles celebraram a Festa das Cabanas, e grande foi a alegria. E todos os dias, durante a festa, era lido o Livro da Lei de Deus.

Neemias, um homem de detalhes. Sabia quem era Deus. Sabia a hora de chorar, de agir, de sorrir, de festejar. Um grande organizador, sábio, discernidor. Exortava o povo, repreendia-os duramente mas também os consolava e os animava. Sabia a hora certa de agir, de acordo com a vontade do Senhor. Conhecia o tempo e o modo.

Como precisamos aprender a agir na hora certa, da forma certa! Que o Senhor nos ensine, como ensinou a Neemias, a ouvir a voz do Senhor, no nosso dia a dia, nas nossas atividades diárias, em cada detalhe das nossas vidas. Seja em casa, no trabalho, no lazer. Seja onde estivermos. A cada dia.





Nenhum comentário:

Postar um comentário