quarta-feira, 21 de junho de 2017

Neemias, um homem de zelo

Estamos chegando ao fim desse maravilhoso livro de Neemias.

Temos aprendido muito com esse homem de Deus, que sabia posicionar-se nas mais diversas situações.

Agora estamos no capítulo nove. A última vez em que nos encontramos, era o começo do sétimo mês. O povo havia realizado a Festa das Cabanas, após ouvir a Palavra do Senhor.

Agora, é o vigésimo quarto dia do mês. Eles se reuniram, jejuaram, vestiram pano de saco e puseram terra sobre a cabeça. Era um sinal de arrependimento. Levantaram-se nos seus lugares, confessaram seus pecados e o pecado de seus antepassados.

Essa reunião durou seis horas. Durante três horas ouviram a leitura do Livro da Lei do Senhor e nas três horas seguintes confessaram seus pecados e adoraram ao Senhor.

Durante essas três horas após a leitura da Lei, louvaram ao Senhor, reconheceram quem Ele é e o que fez. Também reconheceram seus pecados e clamaram o perdão do Senhor.

Mas foram além. Um acordo foi feito por escrito, assinado pelos líderes, levitas e sacerdotes. E o restante do povo se uniu a eles se obrigando a seguir a Lei de Deus e a obedecer fielmente todos os mandamentos, ordenanças e decretos do Senhor.

Prometeram também cuidar do templo do Senhor, afirmando que não o negligenciariam.

Os líderes do povo passaram a morar em Jerusalém para cuidar melhor da cidade e de suas obrigações. E fizeram um sorteio. A cada dez pessoas, uma deveria morar em Jerusalém. O povo abençoou os homens que se apresentaram voluntariamente para morar na santa cidade.

Neemias organizou com grande zelo a dedicação dos muros de Jerusalém. Levitas e cantores foram trazidos com seus instrumentos de ações de graça. Dois grandes coros foram designados para darem graças, em cima dos muros. E depois assumiram seus lugares no templo de Deus. Sacerdotes e levitas foram purificados, para que pudessem purificar o povo, as portas e os muros.

Esse dia foi tão feliz que Neemias conta que os sons da alegria de Jerusalém podiam ser ouvidos de longe. Eles ofereceram sacrifícios com a alegria que o Senhor os enchera. As mulheres e as crianças também se alegraram. Neemias era um homem que sabia agregar a todos.

O livro da Lei foi lido em alta voz diante do povo.

Depois de um certo tempo, Neemias precisou voltar ao rei Artaxerxes, na Pérsia. Lá novamente pediu licença para ir a Jerusalém.

Logo que voltou, ficou sabendo que o encarregado dos depósitos do templo do Senhor havia cedido uma sala a Tobias. Aquele Tobias que havia conspirado a morte de Neemias e o encerramento da reconstrução dos muros. É esse mesmo. Agora possuía uma sala no templo!

O zelo do Senhor tomou conta de Neemias. O mesmo zelo que fez o Senhor Jesus derrubar as mesas dos cambistas, quando estava em Jerusalém. Neemias ficou muito aborrecido. Jogou todos os móveis de Tobias fora da sala. Mandou que as salas do templo fossem purificadas e colocou nelas os utensílios do templo do Senhor, com as ofertas de cereais e o incenso.

Aprendamos com Neemias o que deve estar guardado no templo do Senhor.

Também ficou sabendo que os levitas não tinham recebido a parte que lhes era devida e abandonaram Jerusalém, voltando para suas cidades. Repreendeu os oficiais. Convocou novamente os levitas e os cantores e os colocou em seus postos.

Aprendamos com Neemias onde cada um deve estar. Em seus postos. De acordo com a vontade do Senhor.

Viu que muitos trabalhavam no sábado. Repreendeu-os e proibiu-os de trabalharem e venderem. Ordenou que os levitas se purificassem e vigiassem as portas da cidade, para que fosse respeitado o sábado.

Aprendamos com Neemias a sermos zelosos com a Palavra de Deus e Seus desejos.

Viu que os casamentos com mulheres estrangeiras continuavam. Que muitos filhos de israelitas não sabiam sequer falar a língua de Judá. Ele os repreendeu. Seu zelo era tão grande que bateu em alguns, arrancou seus cabelos e os fez jurar que não dariam mais seus filhos a mulheres estrangeiras. Lembrou-lhes de Salomão que, embora sábio, foi induzido ao pecado por mulheres estrangeiras. Eles deveriam se guardar.

Aprendamos com Neemias a sermos alertas. Enxergarmos as armadilhas que nos afastam de Deus.

Designou responsabilidades aos sacerdotes e levitas, cada um em seu próprio cargo. E estabeleceu regras para as provisões do templo.

Aprendamos com Neemias a organização e ordem.

Após tudo o que vimos com relação a Neemias, fico impressionada com sua oração. Humildemente pediu ao Senhor que se lembrasse dele, em Sua grande bondade. Não bateu no peito dizendo que tinha feito isso ou aquilo. Não. Sua oração foi: “Lembra-te de mim também por isso, ó meu Deus, e tem misericórdia de mim conforme o teu grande amor.” – Neemias 13.22b

Aprendamos com Neemias a humildade, mesmo sendo servos zelosos.

Um homem perseverante. Poderia viver tranquilamente na Pérsia, preocupando-se apenas com sua vida. Mas escolheu voltar a Jerusalém. Preferiu verificar novamente a situação do templo, de Jerusalém e do povo. Preferia estar exortando o povo a voltarem para o Senhor, a perceberem a gravidade de se desviar dos caminhos do Senhor.

Um homem que se importava. Não apenas com ele. Seu desejo era que todos seguissem e amassem ao Senhor. Poderia dizer como Paulo: “Olhem para mim, e sigam ao Senhor”.

Um homem que não desistia. Embora tivesse que praticamente repetir tudo o que já havia feito, ainda assim o fez. Por amor ao Senhor, ao Seu templo e ao Seu povo.

Que possamos ser tementes ao Senhor como Neemias. Que sigamos seu exemplo, tendo um coração puro e zelo pelas coisas do Senhor. Um coração disposto a doar, tempo, talentos e vida, como Neemias.

Um homem que olhava ao seu redor, enxergava o que precisava ser feito, e fazia. Um homem de ação. Que não procrastinava. Orava, analisava e agia.



3 comentários:

  1. Oi Symone adorei seu blog. Muito legal suas mensagens. Me lembrei daqueles seus caderninhos com suas meditações todas, caderno caprichado de boa aluna. Eu me lembro! O Blog está igual. Espero que muitas pessoas possam ser edificados com as mensagens que Deus têm te dado.

    ResponderExcluir
  2. Livio, obrigada.Me ajude a compartilhar. Beijos.

    ResponderExcluir
  3. Amei seu comentário de boa aluna.Lembrou dos meus caderninhos!

    ResponderExcluir