sábado, 6 de janeiro de 2018

Qual o maior mandamento?

Prosseguimos através de Mateus, capítulo 22.

Nós e a multidão continuamos admirados com o ensino de Jesus.

Quanto aos fariseus, depois de ouvirem dizer que Ele havia deixado os saduceus sem resposta, reuniram-se. Sempre com suas tramoias.

Um deles, perito da lei, resolveu colocar Jesus mais uma vez à prova, perguntando-Lhe qual era o maior mandamento da Lei.

Prontamente o Senhor respondeu que o maior mandamento é amar o Senhor, o seu Deus, de todo o seu coração, de toda a sua alma e de todo o seu entendimento. E reforçou que este é o primeiro e o maior de todos os mandamentos. E como sempre vai além, respondeu que o segundo mandamento é semelhante a este e ordena que amemos o nosso próximo como amamos a nós mesmos. E vai mais além quando diz que destes dois mandamentos dependem toda a Lei e os Profetas.

Vamos parar aqui e pensar em Sua resposta.

O maior mandamento é também o primeiro mandamento. Ele nos ordena a amar ao nosso Senhor, o Eterno. Amar por inteiro, por completo. Com todo o nosso coração, com toda nossa alma e com todo o nosso entendimento. Tudo em nós deve amá-Lo. Um amor incondicional e ao mesmo tempo com entendimento. 

Coração e alma refletem sentimentos e vontades. Entendimento reflete conhecimento, sabedoria, clareza. Não é um amor insensato. É um amor que tem motivos para ser doado. Um amor a quem é digno. Um amor sem limites. Se amarmos ao Senhor assim, estaremos sempre buscando agradá-Lo. Como uma noiva que deseja se agradável ao seu noivo. Teremos um relacionamento profundo com Ele.

Embora o mestre da lei não tenha perguntado, Jesus foi adiante e disse qual era o segundo mandamento. Afirmou que era semelhante ao primeiro. Amor sempre provoca relacionamento, envolve laços. Amar ao próximo como a si mesmo. Se amarmos nosso próximo como nos amamos, respeitaremos todas as pessoas como gostaríamos de ser respeitados. Trataremos todos como gostaríamos de ser tratados. Teremos paciência, misericórdia, consideração. O amor envolve tudo isso.

Jesus terminou Sua resposta dizendo que desses dois mandamentos dependiam toda a Lei e os profetas. Todos os mandamentos serão respeitados se amarmos ao Senhor completamente e amarmos ao nosso próximo como a nós mesmos. 

Não há necessidade de regras, de fiscais. O amor excede a isso.

Consegue perceber que os mandamentos dos quais dependem toda a Lei e os profetas não envolvem regras? Envolvem atitudes, relacionamentos, entregas. Não envolvem exigências, envolvem ação, doação. Quando amo, me dou. 

Jesus veio ao mundo porque o Senhor nos amou. Ação. Doação.

Como tenho agido? Tenho amado ao Senhor com essa entrega? Tenho me amado? Tenho amado meu próximo? Quais tem sido minhas ações? Não posso amar se em mim não houver ação. Preciso agir mais? Mudar algumas atitudes? Fazer escolhas diferentes? Minhas atitudes manifestam o amor que há dentro de mim? Minhas ações são coerentes com meu coração?

Vamos parar. Analisar. Mudar. Amanhã prosseguimos.









Nenhum comentário:

Postar um comentário