quarta-feira, 14 de fevereiro de 2018

Uma excelente notícia!

Agora entramos nas páginas de Lucas, que começa completamente diferente de Mateus e Marcos.

Ele conta que muitos já haviam se dedicado a elaborar um relato das coisas que aconteceram, conforme foram transmitidos pelos que estavam desde o inicio e foram testemunhas oculares. Não foram apenas testemunhas, foram servos da Palavra.

Ele mesmo investigou tudo cuidadosamente, desde o início, e decidiu escrever um relato ordenado para Teófilo. O objetivo era que Teófilo tivesse certeza do que lhe foi ensinado. Assim como eu e você devemos ter.

O capítulo 1 de Lucas não é relatado nem por Mateus, nem por Marcos.

Ele começa contando que no tempo de Herodes, rei da Judéia, havia um sacerdote chamado Zacarias. Ele pertencia ao grupo sacerdotal de Abias. Isabel, sua esposa, também era descendente de Arão. Aqui, já percebemos, Lucas é bem detalhista.

Durante todo o livro, vamos perceber que procura citar lugares, governantes, os mais diversos detalhes, para respaldar seu relato.

Lucas nos conta que Zacarias e Isabel eram justos aos olhos de Deus. Preste atenção: não eram justos aos olhos dos homens, eram justos aos olhos de Deus. Eles obedeciam de modo irrepreensível a todos os mandamentos e preceitos do Senhor. Mas, tinha um “mas” na vida deles. Eles não tinham filhos.

Isabel, "Dedicada a Deus", era uma mulher que, como quase todas as mulheres, acalentava um sonho, um filho. Parece algo tão simples, mas não para ela. Isabel era estéril. Eles já eram idosos. A chance de terem um filho havia passado. Era uma vergonha terrível para a mulher não ter filhos.

As pessoas, de fora, olhavam e procuravam encontrar um motivo para a esterilidade de Isabel. Será que estava em pecado? Não era quem aparentava ser?

O ser humano, infelizmente, gosta de encontrar um motivo para justificar porque alguém está passando por uma dificuldade ou por não ter sido, aos seus olhos, abençoado. Assim era com Isabel.

Durante anos ela ouviu murmúrios por não terem um filho. Algo devia estar errado com ela, afinal era esposa de Zacarias. Seu marido, "Lembrado por Deus", era sacerdote. Mesmo assim, não tinham filhos.

Isabel estéril. Ambos avançados em idade. Não havia mais esperança. O tempo deles havia acabado.

Não o tempo de Deus. O tempo do Senhor é diferente do nosso! E isso às vezes é agonizante.

Um dia, quando Zacarias estava servindo como sacerdote, foi escolhido por sorteio para entrar no santuário. Na hora de oferecer o incenso, enquanto o povo orava do lado de fora, Zacarias viu, à direita do altar do incenso, um anjo do Senhor.

Quietinhos, observamos a cena.

Percebemos que Zacarias fica perturbado e dominado pelo medo. É uma cena amedrontadora.

O anjo lhe diz para não ter medo. Diz que sua oração foi ouvida. Isabel, sua esposa, lhe dará um filho. Finalmente seu sonho será realizado. Finalmente será pai. Fora do tempo. Do dele. Não do de Deus. Esse filho deverá ser chamado João. O anjo diz que ele será motivo de prazer e alegria. Não apenas para Zacarias e Isabel, mas para muitos.

O sonho era de Zacarias e Isabel, mas a resposta do Senhor a eles, será motivo de grande felicidade e regozijo para muitos. Abençoaria não apenas aos dois, mas um geração. Não, todas as próximas gerações! Meu coração está disparado. Como sou abençoada, hoje, dois mil anos depois, com a vida desse João.

O anjo continua dizendo que a criança será grande aos olhos do Senhor, plena do Espírito Santo antes do nascimento e conduzirá a muitos dos filhos de Israel à conversão ao Senhor. Disse ainda que avançará na presença do Senhor no mesmo espírito de Elias, com o propósito de converter o coração dos pais aos seus filhos e os desobedientes à sabedoria, deixando um povo preparado para o Senhor. Instrui Zacarias a que o menino nunca tome vinho nem qualquer bebida fermentada. Ele será separado para o Senhor.

Quanto mais escuto, mais meus olhos se arregalam. Quem é essa criança que será gerada?

Que palavra maravilhosa esse anjo traz! Meu coração se enche de alegria. Penso em Isabel. Como ficará contente com a notícia!

Esse capítulo para mim é perfeito, cheio de nomes e tempos se cumprindo.

Zacarias pergunta ao anjo: “Como posso ter certeza disso? Sou velho, e minha mulher é avançada em idade”. Essa era a realidade. Era para ela que Zacarias estava olhando. Ele não ouviu. Olhou para as circunstâncias. Olhou para sua idade. Sua condição. A esterilidade de Isabel. Tudo que precisava era ouvir. Ouvir e crer. Mesmo que parecesse impossível. Mesmo que fosse impossível. Afinal, não é esse o "modus operandis" de Deus? Tornar o impossível, possível e nos deixar boquiabertos?

O anjo responde que ele é Gabriel, aquele que está sempre na presença de Deus. O “Enviado por Deus”. Diz que foi enviado para transmitir a Zacarias estas boas novas. Como Zacarias não acreditou em suas palavras, ficará mudo até que elas se cumpram, no tempo certo.

Já que não ouviu e nem falou o que devia, melhor ficar sem falar.

Do lado de fora, o povo espera por Zacarias. Temendo por sua demora.

Quando finalmente sai, não consegue falar. Todos percebem que ele teve uma visão. Zacarias só consegue falar por sinais. Está realmente mudo, como Gabriel falou que ficaria.

Continua de serviço, mudo. Quando completa o período que deveria ficar no santuário, volta para casa. Então, Isabel, engravida. Durante cinco meses não sai de casa.

Fica escondida durante cinco meses! Medo, talvez, de perder o bebê, do sonho não se realizar, mesmo depois do "Enviado por Deus" ter falado. Mesmo depois de sua barriga ter crescido. Mesmo depois da criança ter mexido em seu ventre. Era demais para ela! Ainda que tudo estivesse acontecendo diante de seus olhos, dizia consigo mesmo e não aos outros: "Isso é um presente do Senhor para mim! Seus olhos me contemplaram, para retirar de mim a grande humilhação que sentia diante de todos."

O Senhor se lembrou dela. Aquele “lembrar do Senhor” que produz uma ação da parte dEle. Aquele olhar do Senhor que O faz agir a nosso favor. Com o Senhor, tudo acontece no tempo certo. De acordo com a Sua agenda. http://www.espalhandoasemente.com/2017/01/quando-deus-se-lembra.html

Vamos ficar por aqui. Sente comigo. Vamos pensar um pouco.

Era só um sonho de duas pessoas. Eles só pediram um filho ao Senhor. E olha como o Senhor responde. É demais para mim! Fico maravilhada porque sei que o Senhor continua fazendo a mesma coisa hoje.

O Senhor sempre nos surpreende quando oramos por algo que está de acordo com Sua vontade.

Faz muito além do que pedimos ou pensamos.

Vejo o sorriso em Seus olhos, cheio de satisfação. "Vocês me pediram um filho. Vou lhes dar, mas vou lhes surpreender de tal maneira que todos verão que fui Eu. Meu nome será exaltado!"
http://www.espalhandoasemente.com/2016/04/o-deus-das-impossibilidades.html

Como vamos prosseguir pelo capítulo 1 de Lucas, continuamos amanhã. Até lá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário