Como se lembrou de Noé, de Abraão, de Sua aliança, de Ana ...
Não que o Senhor esqueça. Ele nunca esquece de nós. Em Isaías 49.14, está escrito que ainda que uma mulher se esqueça de seu filho que amamenta, o Senhor não se esquece de nós. Estamos gravados na palma da Sua mão. Como uma tatuagem eterna, que não se apaga.
Já li dezenas de vezes Gn 8.1-13 e como sempre, da última vez que li, fiz minha oração, do fundo do coração, "Senhor, lembra de mim, como se lembrou de Noé". E o Senhor disse que se lembra. E me falou: "Leia e preste atenção. O que aconteceu?"
E li. Como se nunca tivesse lido antes.
Essa é uma das maravilhas da Palavra de Deus, você pode ler dezenas, centenas de vezes e sempre será nova e renovadora.
O Senhor se lembrou de Noé. Mas as coisas não aconteceram instantaneamente, como gostamos que aconteçam, num piscar de olhos. Deus se lembrou de Noé. E as comportas do céu se fecharam. A chuva parou. E Deus enviou um vento sobre a terra. Por causa desse vento, as águas começaram a baixar. Noé continuava na arca. E o vento do Senhor soprando. E as águas baixando. Como em Isaías 64.4, o Senhor trabalhando enquanto Noé esperava. O versículo três diz que as águas foram baixando, pouco a pouco. E a arca navegando. E Noé esperando pacientemente dentro da arca. Depois de cento e cinquenta dias, a arca "pousou" nas montanhas de Ararate. E as águas continuaram baixando por mais três meses, até que apareceram os topos das montanhas.
Hum, me deparo novamente com os processos e ajustes que precisamos passar, aprender, viver. E que o Senhor precisa trabalhar.
Depois de quarenta dias Noé abriu a janela de arca e soltou um corvo. Acreditou que a terra já havia aparecido. Mas não. O corvo deu voltas e não encontrou lugar para pousar. Deus havia se lembrado de Noé mas ainda estava trabalhando, fazendo ajustes, secando as águas.
Depois soltou uma pomba. O mesmo aconteceu. E Noé continuou. Esperando pacientemente. Mais sete dias. Soltou novamente a pomba. Ela voltou. Mas agora trazia no bico uma folha nova de oliveira. Algo estava acontecendo. As árvores estavam sendo renovadas. O Senhor trabalhando.
Depois de outros sete dias, soltou novamente a pomba. Ela não voltou. Noé então retira o teto da arca e consegue ter uma visão ampla da terra: Estava completamente seca!
Só então o Senhor ordenou que Noé saísse da arca. Ele saiu e construiu um altar dedicado ao Senhor.
O Senhor já se lembrou de mim. E de você. Espere com paciência. Ele fez a chuva parar. Enviou o vento. O vento está soprando. As águas estão secando.
Fique protegido na arca até que toda a água seque e Ele ordene a saída. Quando Ele disser que chegou a hora terá feito os ajustes necessários para que o novo tempo comece do jeito dEle, com a bênção e o cuidado dEle. Então saia, e agradecido, construa, com sua vida, um altar dedicado a Ele.
Ah, e todas as outras vezes que o Senhor "se lembrou" houve um tempo e um processo. É sempre assim. Para o nosso bem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário