sábado, 17 de fevereiro de 2018

Zacarias finalmente volta a falar

Prosseguimos por esse rico primeiro capítulo de Lucas. Versículos de 57 a 80.

Quando chegou a hora de Isabel dar à luz, como anunciado por Gabriel, ela teve um filho. Seu sonho veio à existência.

Todos seus vizinhos e parentes ouviram falar da grande misericórdia com a qual o Senhor a havia contemplado e muito se alegraram com ela. Não tinha como ser diferente.

Zacarias continua mudo.

No oitavo dia o menino é levado para ser circuncidado. Nós acompanhamos essa cena. Queremos ver o que acontece.

Todos queriam dar a ele o nome do pai, Zacarias. Isabel tomou a palavra. Disse que o menino seria chamado João, "Deus é gracioso", no sentido de Deus estar mostrando Sua graça. Simplesmente perfeito. Ele não poderia ter outro nome. Mas ninguém conseguia entender. Diziam a Isabel que não havia nenhum parente com esse nome.

Perguntaram a Zacarias como ele queria que o bebê chamasse. Ele pediu uma tabuinha e escreveu. No instante em que escreveu "o nome dele é João", sua boca se abriu, sua língua se soltou e ele começou a falar, louvando a Deus. Todos ficaram admirados.

Zacarias foi cheio do Espírito Santo e profetizou. Falou coisas lindas, disse que o Senhor deveria ser louvado porque visitou e redimiu Seu povo. Havia promovido poderosa salvação como falara pelos Seus profetas.

De João, disse que seria chamado profeta do Altíssimo. Ele iria adiante do Senhor, para preparar o caminho para Ele, para dar ao Seu povo o conhecimento da salvação, por meio do perdão dos seus pecados, por causa das ternas misericórdias do Poderoso, pelas quais do alto seriam visitados pelo sol nascente, para brilhar sobre os que estavam vivendo nas trevas e na sombra da morte e guiar seus pés no caminho da paz.

Toda a vizinhança foi tomada de grande temor e comentavam esses fatos, "grandes coisas fez o Senhor a estes". E todos que ouviam falar, ficavam imaginando o que viria a ser esse menino. Como não imaginar? Só nasceu. E toda a vizinhança é tomada de temor e expectativa de quem ele poderia vir a ser. Era claro que a mão do Senhor estava com ele.

O menino foi crescendo e se fortalecendo no espírito. Viveu no deserto, até aparecer publicamente a Israel.

Vamos ficar aqui. Terminamos o capítulo.

Sabemos que o Senhor cumpriu tudo aquilo que foi falado a respeito de João, como Ele sempre faz. Ele é fiel, podemos confiar em Sua Palavra, em Suas promessas. Fique comigo, vamos louvá-Lo por Sua fidelidade eterna.

Continue sua jornada amanhã. Nos encontramos na segunda-feira, até lá.







Nenhum comentário:

Postar um comentário