Continuamos nossa caminhada pelo capítulo 1 de João. Versículo 43 ao 51.
No dia seguinte, Jesus decidiu partir para a Galiléia.
Ele encontrou Filipe e disse-lhe: “Siga-me”
Filipe, assim como André e Pedro, eram de Betsaida.
Filipe encontrou Natanael, e assim como João e André, não se conteve. Ele disse a Natanael: “Achamos Aquele sobre quem Moisés escreveu na Lei, e a respeito de quem os profetas também escreveram: Jesus de Nazaré, filho de José”.
Quando Natanael ouviu Nazaré se espantou. E perguntou a Filipe se alguma coisa boa podia vir de lá. Filipe simplesmente respondeu: “Venha e veja’. Ele sabia que se Natanael O visse, saberia quem Ele era. Diria como João “eu vi e testifico que Ele é o filho de Deus”.
Jesus viu Natanael se aproximar e deu testemunho dele. Isso é fantástico.
Ah, é uma de minhas cenas preferidas. Meu coração dispara. Estou vendo a cena toda. Acompanhe comigo.
Jesus encontra Filipe. E o chama. Não foi ele quem foi atrás de Jesus como André. O Senhor o chamou. Ele O seguiu. Então vai atrás de Natanael e testifica dEle, dizendo: “Nós O achamos!”
Natanael não crê quando Filipe menciona que Jesus é de Nazaré. Nós sabemos que Ele nasceu em Belém, foi criado em Nazaré. Mas ali, naquela hora, Natanael não tem essa informação.
Mesmo assim, Natanael segue Filipe. Curiosidade? Ou conhecia Filipe o suficiente para saber que poderia ir e "ver"?
Quando se aproxima de Jesus, antes que pronunciasse qualquer palavra, o Senhor toma a iniciativa e testifica de Natanael dizendo: “Aí está um verdadeiro israelita, em quem não há falsidade”.
Natanael pergunta a Jesus de onde Ele o conhece. Como alguém chega e fala isso de você? Tem que conhecer você!
A resposta de Jesus faz meu coração, já acelerado, acelerar mais. Quase salta pela boca. Ele diz: “Eu o vi quando você ainda estava debaixo da figueira, antes de Filipe o chamar”.
Aquilo é demais para Natanael. Ele o viu? Como assim?
Natanael no mesmo instante declarou: “Mestre, Tu és o Filho de Deus, Tu és o Rei de Israel!”
Você consegue imaginar a presença cheia de graça, autoridade e verdade de Jesus?
Jesus responde a Natanael: “Você crê porque Eu disse que o vi debaixo da figueira. Você verá coisas maiores do que esta”. É como se dissesse: “Você creu só por isso? Isso não é nada! Espere para ver o que vem pela frente”.
Ele ainda acrescenta: “Digo-lhes a verdade: Vocês verão o céu aberto e os anjos de Deus subindo e descendo sobre o Filho do homem”.
A presença de Jesus, Suas atitudes e Suas falas me deixam maravilhada. E quanto a você?
Antes de nascermos Ele nos conhecia. Sabia quem éramos. Eu O achei. Na verdade devo dizer que Ele me encontrou. Preciso dizer: "Venha e veja! Ele é o Pão que sacia nossa fome."
Aqueles homens passaram a seguir a Jesus. Como não seguí-Lo? Como não amá-Lo? Quando temos a verdadeira revelação de quem Jesus é, torna-se impossível não seguí-Lo.
Amanhã prosseguimos. Vamos entrar no capítulo dois de João. Até lá.
Nenhum comentário:
Postar um comentário