terça-feira, 15 de maio de 2018

Você tem sede? Venha e beba.


Continuamos nossa caminhada pelo capítulo 7 de João. Do versículo 37 ao 53.

Durante a Festa dos Tabernáculos, eram feitos alguns rituais.

Em um deles, o povo acompanhava os sacerdotes ao tanque de Siloé.

Lá, os sacerdotes enchiam uma vasilha de água. Iam até ao templo e derramavam no altar. Simbolizava o ato de dar graças pela chuva que havia proporcionado a colheita do ano.

O último dia da Festa dos Tabernáculos era o mais importante. O que pode acontecer?

Meus olhos estão fitos em Jesus. Meus ouvidos atentos.

De repente, Ele levanta e declara em alta voz: “Se alguém tem sede, venha a mim e beba. Quem crer em mim, como diz a Escritura, do seu interior fluirão rios de água viva”.
http://www.espalhandoasemente.com/2018/05/jesus-e-mulher-samaritana.html

Jesus referia-se ao Espírito que seria derramado aos que nEle cressem, depois que fosse glorificado.

Aquelas pessoas sabem a importância da água. Sede é algo comum, após andar por aquela região.

O Senhor Jesus levanta-se e diz que se alguém tiver sede pode beber dEle. E mais, se alguém crer nEle não terá mais sede, afinal, rios de água viva fluirão de dentro de si. São palavras muito fortes. Poderosas.

Ao ouvirem Suas palavras, alguns no meio do povo dizem que certamente Ele é o Profeta. Outros, que é o Cristo.

Mas alguns perguntam como o Cristo poderia vir da Galileia, se a Escritura diz que o Cristo é descendente de Davi, da cidade de Belém.
http://www.espalhandoasemente.com/2018/02/uma-noticia-escandalosa.html

De fato, Jesus nasceu em Belém, na Judéia. Mas foi criado na Galileia, por isso era conhecido como galileu. Poucos tinham conhecimento de que, na verdade, era judeu.
http://www.espalhandoasemente.com/2017/11/nasce-o-desejado-das-nacoes.html

O povo divide-se por causa dEle. Uma parte pensando uma coisa, outra pensando outra.

Olho de um lado para o outro. Alguns querem prendê-Lo. Meu coração acelera. Não está na hora, lembro.

Ninguém Lhe encosta as mãos.

Depois de um bom tempo, os guardas do templo, que haviam sido mandados para prendê-Lo, voltam aos chefes dos sacerdotes e aos fariseus. Sem Ele. Eles perguntam porque não O trouxeram. Os guardas respondem que ninguém jamais havia falado da maneira como Ele fala. Ninguém.

Os fariseus, cheios de preconceito, perguntam aos guardas se estes também haviam sido enganados por Ele. Afirmam que nenhuma das autoridades nem dos fariseus creram nEle. Somente a ralé, que nada entendia da lei, e era maldita, havia crido. Acreditam serem superiores. Entendem a lei.

O que adianta entender a lei e não crer nAquele para quem a lei aponta? Os Salmos, a Lei e os Profetas apontam para Jesus. Acham-se superiores e “fechados” em suas mentes "entendidas", desprezam o Cristo enviado por Deus.

Nicodemos, que era um deles e havia procurado Jesus, pergunta-lhes: “A nossa lei condena alguém, sem primeiro ouví-lo para saber o que está fazendo?”
http://www.espalhandoasemente.com/2018/04/jesus-e-uma-conversa-intrigante-no-meio.html

Os outros fariseus perguntam-lhe se também era da Galileia. Mandam que ele faça uma pesquisa. Então, descobrirá que da Galileia não surge profeta.

Tenho vontade de bater em suas cabeças, com minha plaquinha. Ou sacudí-los.

Como são tolos. Loucos. Não querem ouví-Lo. Querem matá-Lo. Em suas mentes limitadas acreditam ser Ele galileu. Se pesquisassem, descobririam que Ele é descendente de Davi e nasceu em Belém de Judá, como a profecia dizia que assim seria.

Sem fazer nada, resolvem ir cada um para sua casa.

Vão prendê-Lo. Mas não hoje. Somente quando chegar a hora, de acordo com a agenda de Deus e não a deles.

E quanto nós? Temos pesquisado para aprender mais dEle? Queremos, de fato, conhecê-Lo? Gastamos tempo em Sua presença? Sabemos quem Ele realmente é? Temos bebido dEle? Temos sido rios de água viva que abençoa nosso próximo?

De nada adianta ter rios de água viva fluindo dentro de nós, se não dividirmos com outros. Tudo que recebemos, tem um propósito.

Amanhã prosseguimos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário