Continuamos nossa caminhada através de 2 Crônicas.
Ontem vimos a celebração da Páscoa em Jerusalém, como não havia desde os tempos de Salomão. Vimos que Ezequias, os levitas e sacerdotes consideravam as pessoas acima das regras. Que maravilhoso!
http://www.espalhandoasemente.com/2018/08/tempo-de-festa.html
Hoje, caminharemos pelas páginas do capítulo 31.
Quando as celebrações terminaram, os que estavam em Jerusalém saíram às cidades de Judá, Benjamim, Efraim e Manassés. Destruíram os altares idólatras, despedaçaram as estátuas pagãs, cortaram e derrubaram os postes-ídolos.
Depois, foram para suas cidades. Cada um para sua casa.
Ezequias estabeleceu os turnos dos sacerdotes e levitas. Cada um conforme seus serviços religiosos, para apresentarem holocaustos e sacrifícios de paz e comunhão, ministrarem, guardarem, darem graças, louvarem e adorarem, junto aos portões do templo do Senhor.
O rei contribuía com seus próprios bens para os holocaustos, os sacrifícios realizados pelas manhãs e tardes, assim como para os dos sábados, das festas da Lua Nova e das festas fixas. Tudo como está escrito na Lei do Senhor.
Também ordenou aos moradores de Jerusalém, que contribuíssem com os sacerdotes e levitas, de acordo com a porção que lhes era devida. Tudo para que pudessem dedicar-se ao estudo, ao ensino e à prática da Lei do Senhor.
Assim que esta ordem foi proclamada, os filhos de Israel trouxeram em abundância as primícias do cereal, do vinho, do azeite, do mel e de todo produto do campo. Também os dízimos de tudo. Trouxeram generosamente.
Os filhos de Israel e de Judá que habitavam nas cidades de Judá também trouxeram com alegria o dízimo de todos os rebanhos, utensílios e objetos consagrados e dedicados ao Senhor. Depositaram tudo junto aos portões, formando muitas e muitas pilhas.
No terceiro mês, começaram a organizar as primeiras pilhas de doações. No sétimo mês, concluíram.
Quando o rei e os chefes observaram aqueles montões de ofertas, agradeceram e louvaram o Senhor. Bendisseram Israel.
Ezequias perguntou aos sacerdotes e levitas a respeito das pilhas de produtos doados. O sumo sacerdote, Azarias, encarregado de chefiar a Casa do Senhor, lhe explicou que desde que o povo começou a trazer suas doações, havia o que comer e até se fartar. Ainda sobrou muito, porque o Senhor abençoou Seu povo. Aqueles montões eram as sobras.
O rei mandou preparar depósitos no templo, o que fizeram imediatamente. Recolheram fielmente as ofertas, os dízimos, todos os objetos e produtos dedicados ao Senhor.
Conanias foi encarregado desses deveres. Simei, seu irmão, o auxiliava. Além disso, haviam supervisores, subordinados a eles, por nomeação de Ezequias e Azarias.
Coré, guarda da porta leste, foi encarregado das ofertas voluntárias feitas ao Senhor, distribuindo as doações e as ofertas santíssimas. Sob seu comando estavam seis auxiliares, que, nas cidades dos sacerdotes, distribuíam, com toda a fidelidade, ofertas aos seus colegas sacerdotes, de acordo com seus turnos, tanto aos idosos quanto aos jovens.
Não levavam em conta se seus nomes estavam ou não nas listas dos seus antepassados. A distribuição era concedida generosamente a todos os homens que iam à Casa do Senhor fazer seus serviços religiosos diários, segundo o ministério que realizavam, conforme os cargos sob suas responsabilidades e de acordo com seus turnos.
A lista dos sacerdotes foi elaborada conforme seus grupos de famílias, suas responsabilidades e seus turnos. Esse mesmo registro genealógico incluía todos os filhos pequenos, as mulheres e os filhos e filhas de todo o grupo, pois, os sacerdotes e os levitas haviam sido fiéis em se consagrarem ao Senhor.
Dentre os sacerdotes, filhos de Arão, que moravam nos campos dos arredores das suas cidades, havia, em cada cidade, homens que foram designados nominalmente para distribuírem as porções a todo homem entre os sacerdotes, a seus filhos e aos levitas registrados.
Assim, fez Ezequias em todo Judá.
Fez o que era bom, justo, reto e verdadeiro diante do Senhor.
Buscou ao Senhor e trabalhou de todo o coração, em toda a obra que empreendeu no serviço do templo, bem como na obediência à Lei e aos mandamentos. Por isso prosperou.
Ah, como é bom ver a disposição de Ezequias. Vê-lo buscando e trabalhando de todo o coração.
E como é bom ver os sacerdotes e levitas sendo fiéis ao Senhor, consagrando-se a Ele e Sua obra, de acordo com seus chamados.
É maravilhoso ver o povo dando voluntariamente. Ver os levitas distribuindo fielmente, corretamente e generosamente.
Doação, organização, fidelidade. Três coisas conhecidas no reinado de Ezequias.
Que possamos aprender essas lições.
Espero você amanhã. Até lá.
Nenhum comentário:
Postar um comentário