Vamos continuar nossa caminhada pelas páginas do livro de 1 Reis.
Ontem vimos que o Roboão assumiu o reino de seu pai, Salomão.
Israel pediu que as cargas dos impostos fossem diminuídas. Ele não atendeu o povo. Isso vinha do Senhor. Para que se cumprisse o que havia dito a Jeroboão através do profeta Aías.
http://www.espalhandoasemente.com/2018/09/diminua-nossos-impostos.html
E Israel se dividiu. Judá e Benjamim ficaram com Roboão e o restante de Israel com Jeroboão.
Quando Roboão voltou a Jerusalém, convocou um total de cento e oitenta mil guerreiros da elite, de toda a tribo de Judá e Benjamim para lutarem contra a casa de Israel, a fim de restituírem seu reino.
Veremos hoje o que aconteceu, a partir do versículo 22 do capítulo 12.
Quando estavam todos reunidos para a batalha, veio o a Palavra do Senhor a Semaías, homem de Deus, dizendo que não era para guerrearem contra seus irmãos, os filhos de Israel. Que cada um voltasse para sua casa, pois o que aconteceu foi a vontade do Senhor.
Para meu total espanto e alegria, eles obedeceram ao Senhor. E voltaram. Como o Senhor lhes havia orientado expressamente.
Vejo esperança para Roboão e o povo de Judá.
E quanto a Jeroboão?
Ele fortificou a cidade de Siquém, na região montanhosa de Efraim, e habitou ali. Mais tarde partiu de lá e construiu Peniel.
Então, refletiu consigo mesmo que se o povo de Israel continuasse subindo ao Templo em Jerusalém, para oferecer sacrifícios, o reino poderia voltar à casa de Davi, pois o coração do povo se inclinaria a Roboão e este por fim, o mataria.
Você lembra o que o Senhor falou a Jeroboão? Pois é. Ele não. Não se lembrou. Caso contrário estaria buscando ao Senhor e perguntaria a Ele o que fazer.
http://www.espalhandoasemente.com/2018/09/reino-dividido.html
Mas ficou de tal maneira perturbado, com medo de perder seu reino, que buscou conselhos com conselheiros loucos. http://www.espalhandoasemente.com/2018/07/um-reino-esfacelado.html
http://www.espalhandoasemente.com/2016/03/quem-sao-os-meus-conselheiros.html
Depois de ter recebido alguns conselhos, fez dois bezerros de ouro e declarou ao povo de Israel que aqueles eram seus deuses que os haviam tirado do Egito. Colocou um bezerro em Betel, e o outro em Dã. Um na fronteira ao sul e outro ao norte.
Com isso, todo o povo passou a ir até à cidade de Dã para adorar e cultuar aquele bezerro, pecando muito contra o Senhor.
Jeroboão também construiu altares idólatras. E designou sacerdotes dentre o povo. Isso mesmo, designou sacerdotes que não eram levitas, para servirem a deuses que não eram o Senhor.
Também celebrou uma festa no oitavo mês, no décimo quinto dia do mês, como a que se celebrava em Judá. Subiu ao altar, em Betel. Sacrificou em louvor aos bezerros que mandara construir.
Estabeleceu em Betel os sacerdotes dos lugares altos que ele mesmo instituíra. Escolheu uma data arbitrariamente, segundo as intenções do seu coração.
Não sei você. Eu tenho vontade de me jogar no chão.
Não consigo entender porque Jeroboão agiu assim. Amando mais o reino que ao Senhor, como Saul.
http://www.espalhandoasemente.com/2016/01/saul-podia-ter-dado-certo.html
http://www.espalhandoasemente.com/2018/06/a-decisao-e-minha.html
Ele ouviu Aías falar o que aconteceria. E até ouviu o Senhor prometer-lhe um reino perene como o de Davi. A única exigência era andar em Seus caminhos. Alguns anos mais tarde, quando Salomão morreu, acontece exatamente o que havia sido dito em nome do Senhor. Ainda assim, ele teme perder o reino, teme morrer e ao invés de buscar ao Senhor como deveria, se aconselha com homens loucos. E constrói dois bezerros para que o povo não “desista” dele.
Que tenhamos o cuidado para não amar mais os presentes que o Senhor nos dá do que a Ele mesmo.
Que tenhamos o cuidado para não amar mais o reino que o próprio Senhor do Reino. Que tenhamos o cuidado para não amar mais ministérios que o Senhor. Que nada, nem o Reino, nos afaste dos caminhos do Senhor.
Que saibamos a quem pedir conselhos. Que saibamos quem são nossos conselheiros e a quem eles seguem.
Que não tenhamos medo de perder seguidores.
Que tenhamos zelo em não perder a presença do Senhor em nossas vidas. Isso é o que importa. Seguir ao Senhor a cada dia. Sempre.
O que acontecerá agora com Jeroboão que desobedeceu ao Senhor pecando dessa maneira e fazendo todo o povo de Israel pecar?
Amanhã prosseguimos. Espero você.
Nenhum comentário:
Postar um comentário