quarta-feira, 5 de setembro de 2018

Reino Dividido

Continuamos nossa caminhada através do livro de 1 Reis.

Ontem vimos que Salomão abandonou o Senhor. Seguiu atrás dos deuses de suas muitas mulheres. Que triste!
http://www.espalhandoasemente.com/2018/09/abandono.html

Hoje caminharemos pelas páginas do capítulo onze. Do versículo vinte e seis em diante.

Falamos ontem que o Senhor levantou inimigos que fizeram guerras contra Salomão. Agora falaremos de Jeroboão.

Era filho de Nebate, efraimita. Servo de Salomão. Um homem valente, talentoso e competente.

Quando Salomão viu o quanto era bom trabalhador, encarregou-o da coordenação de todos que realizavam trabalhos forçados e que pertenciam às tribos de José. Lembra? Efraim e Manassés.

Certo dia, nesta época em que era o coordenador do rei, Jeroboão saiu de Jerusalém. Aías, o profeta de Siló, encontrou-se com ele no caminho.

Aías usava uma capa nova. Ele agarrou sua capa com toda força e a rasgou. Em doze pedaços.

Imagine a cena. Você andando pela estrada. De repente, um profeta, que normalmente não tem roupas novas, está com uma capa linda, novinha. Ele o vê. Pega em sua própria capa. Com toda força. E a rasga em doze pedaços. Ele vem em sua direção. E lhe entrega dez pedaços.

Pois bem. Aías entregou dez pedaços a Jeroboão. E declarou: “Assim diz o Senhor, Deus de Israel: Eis que vou arrancar o reino das mãos de Salomão e te darei dez tribos.”

O Senhor disse a Jeroboão que deixaria Salomão com uma tribo como demonstração de Seu amor para com Seu servo Davi e para com Jerusalém. Explicou a Jeroboão que agiria dessa força porque Salomão e seu reino O haviam abandonado, preferindo adorar Astarote, a deusa dos sidônios, Camos, deus dos moabitas e Moloque, deus dos amonitas. Não buscaram andar em Seus caminhos. Não fizeram o que Ele aprova, nem obedeceram Seus estatutos e mandamentos, como Davi.

O Senhor ainda disse que não tiraria o reino das mãos de Salomão. Tiraria da mão de seu filho e daria a ele dez tribos. Uma ficaria com o filho de Salomão para que Davi sempre tivesse uma lâmpada diante do Senhor, em Jerusalém, cidade que Ele havia separado afetuosamente para estabelecer Seu Nome. Na verdade, duas tribos ficariam com os descendentes de Davi, Judá e Benjamim.

O Senhor também disse que levantaria Jeroboão e o faria reinar sobre tudo que seu coração desejasse. Ele seria rei sobre Israel. Mas havia uma condição. Ele deveria atentar para tudo que o Senhor lhe ordenasse, andar em Seus caminhos e praticar o que era justo e certo aos Seus olhos, obedecendo às Suas orientações e mandamentos, como Davi havia feito. O Senhor mesmo estaria com Ele e firmaria para ele uma dinastia perene, como fez com Davi.

Que privilégio de Jeroboão! Ouvir essas palavras do Senhor. Até uma dinastia perene, como a Davi. E o Senhor ainda lhe explica porque não lhe dará Israel todo. Uau! Que homem deveria ser Jeroboão!

E então, sabe o que acontece? Se você se lembrou de Saul, acertou.
http://www.espalhandoasemente.com/2016/01/saul-podia-ter-dado-certo.html

Salomão procurou matar Jeroboão. Ele precisou fugir. Fugiu para o Egito, para Sisaque, o rei. Lá ficou, até a morte de Salomão.

Como é triste ver que Salomão se desviou do Senhor. E perdeu sua identidade. Como Saul.

Quando abandonamos o Senhor, não nos perdemos apenas dEle. Perdemo-nos de nós mesmos.

Quem não sabe quem é, normalmente persegue aquele que tem um destino e quer alcançá-lo. Foi o que fez Saul com Davi. E o que fez Salomão com Jeroboão.

Nossa identidade está em Deus. Ele, que nos criou, sabe quem somos. E nos revela.

Salomão morreu. Foi sepultado na Cidade de Davi. Seu filho, Roboão, reinou em seu lugar.

E agora? Como será? Jeroboão e Roboão reinarão? Como será essa divisão? Dez tribos para Jeroboão e duas para Roboão? Será que dará certo?

Amanhã veremos. Espero você.

Nenhum comentário:

Postar um comentário