Continuamos nossa caminhada pelo livro de 2 Reis.
Como ficamos uns dias sem caminhar por entre suas páginas, vamos dar uma acelerada. Cada dia caminhando uns passos, até terminarmos. Há muito pela frente.
Na última postagem vimos que Jeú, após ter sido ungido rei, foi instrumento do Senhor para realizar juízo e justiça. É sempre bom lembrar que o juízo do Senhor tem como base a verdadeira justiça.
http://www.espalhandoasemente.com/2018/12/vendo-palavra-se-cumprir.html
Hoje caminharemos através do capítulo dez. Apenas até o versículo onze.
Havia setenta descendentes de Acabe morando em Samaria. Jeú escreveu uma carta aos chefes de Jezreel, às suas autoridades e aos tutores desses descendentes.
Na carta ordenava que os tutores, assim que a recebessem, escolhessem um descendente de Acabe, o melhor e mais capaz, para continuar sua dinastia. E que a defendessem.
Os tutores sentiram grande medo. Comentaram entre si que se dois reis não conseguiram resistir Jeú, como eles poderiam?
Então, o prefeito do palácio, o governador da cidade, as autoridades e os tutores enviaram uma mensagem a Jeú. Nela diziam que eram seus servos. Fariam o que ordenasse. Não escolheriam rei algum. Que Jeú fizesse o que fosse de seu agrado.
Jeú respondeu-lhes com outra carta. Nesta, dizia que se estavam ao seu lado e, realmente queriam ouví-lo, que tomassem as cabeças dos homens da família de Acabe e fossem encontrar com ele, no dia seguinte, naquela mesma hora, em Jezreel.
Quando as autoridades de Samaria receberam a carta, reuniram os filhos de Acabe.
Degolaram todos os setenta. Colocaram suas cabeças em cestos. E enviaram-nas a Jezreel.
Um mensageiro deu a notícia a Jeú. Ele ordenou que fizessem dois montes, à entrada da porta da cidade. Que as cabeças ficassem ali até a manhã seguinte.
Na manhã seguinte Jeú foi à porta da cidade. Disse ao povo de Jezreel que eles eram inocentes. Foi ele quem conspirou contra seu senhor e o matou. Mas quem havia degolado aqueles? Disse também que toda a palavra do Senhor dita contra a família de Acabe seria cumprida. O Senhor já estava cumprindo o que havia anunciado por meio de Elias.
http://www.espalhandoasemente.com/2018/10/o-valor-de-uma-heranca.html
Em seguida, exterminou todos que restavam da família de Acabe em Jezreel. Seus aliados, nobres e sacerdotes. Não permitiu que ninguém escapasse.
Que nos lembremos das promessas do Senhor, de Sua palavra. Ele sempre a cumpre. Que sejamos instrumentos dEle para cumprimento de Suas promessas.
Depois desses acontecimentos, Jeú foi à Samaria.
Continuará sendo instrumento do Senhor para exercer juízo e justiça? Para nosso contentamento, será fiel? Podemos nos alegrar com ele? Começou tão bem. Será que terminará bem?
Continuamos amanhã. Espero você. Até lá.
Nenhum comentário:
Postar um comentário