sábado, 19 de janeiro de 2019

Êxodo 6.1-30

Leitura do dia 17/01.

Na postagem anterior vimos que Faraó não deixou o povo ir e ainda agravou seu sofrimento. Moisés questionou ao Senhor. Ele não havia feito nada até aquele momento para libertar Seu povo, que continuava sofrendo.
http://www.espalhandoasemente.com/2019/01/exodo-51-23.html

Continuamos agora, através das páginas do capítulo seis.

Após o questionamento de Moisés, o Senhor não faz dele um tição, não o repreende. Não. O Senhor responde que agora Moisés verá o que o Senhor fará a Faraó. E quando Faraó sentir o peso da mão forte do Senhor, deixará o povo ir. Na verdade, Faraó fará o povo ir embora de sua terra.

O Senhor também falou a Moisés que era Javé, o Senhor. Ele aparecera a Abraão, Isaque e Jacó, mas não havia lhes revelado esse nome. Eles O conheciam como El-Shaddai, o Deus Todo-Poderoso.
Moisés deveria estar certo de que o Senhor ouvira o gemido do povo e se lembrado da aliança que fizera com eles.

Moisés iria novamente ao povo de Israel para dizer que o Senhor os libertaria com Seu braço poderoso e com grandes atos de julgamento. Seria o Senhor deles. Eles seriam Seu povo. E os levaria à terra que prometera a Abraão, Isaque e Jacó. Daria essa terra como propriedade. Ele era (e é) o Senhor.

Perceba que os atos do Senhor eram atos de julgamento. O Senhor não apenas estava libertando o povo de Israel, mas também estava julgando o povo do Egito. Seus caminhos são perfeitos.

Moisés transmitiu a mensagem do Senhor, mas o povo não quis mais ouví-lo. Estavam desanimados demais por causa da escravidão brutal e do sofrimento em que viviam.

O Senhor ordenou que Moisés voltasse a Faraó. Novamente Moisés clamou que tinha muita dificuldade em falar. Mas o Senhor não mudou de ideia. Mandou que Moisés obedecesse e fosse com Arão até Faraó e que tirassem o povo de Israel do Egito.

Foi a Moisés e a Arão que o Senhor deu essa incumbência. E foram eles que estiveram diante de Faraó para falar sobre a saída de Israel do Egito.

Moisés continuava dizendo ao Senhor sobre sua dificuldade em falar, mas não há como escapar dessa missão.

Nossa leitura termina aqui. Amanhã continuamos através dos capítulos sete a dez de Êxodo. Espero você. Até lá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário