Na postagem anterior, vemos o que o medo pode nos levar a fazer.
http://www.espalhandoasemente.com/2019/01/genesis-1930-36.html
Agora, caminharemos através do capítulo vinte de Gênesis, onde veremos Abraão também agindo movido pelo medo.
Ele mudou-se para o Neguebe. Ficou ali um bom tempo. Depois foi para Gerar. Enquanto morava ali como estrangeiro, Abraão continuou com aquela história de apresentar Sara como sua irmã. O rei de Gerar, Abimeleque, mandou buscá-la para levá-la ao palácio. Confesso que fico indignada. Como assim? E Abraão? Viu levarem-na e não tomou nenhuma atitude? Que medo era esse? Saiu de sua terra para uma terra que nem sabia qual seria. Foi atrás de Quedorlaomer e recuperou todos os habitantes de Sodoma. Depois intercedeu por aquela cidade. E agora continua com medo de morrer por causa de Sara? E deixa que a levem? Depois do Senhor lhe dizer que seria seu Escudo? Sinto muito. Fico indignada.
Ah, mas o Senhor não me decepciona. Naquela noite, falou com Abimeleque em sonho. Olha só. Mais um que conhecia o Senhor e não era descendente de Abraão. O Senhor disse-lhe iria morrer. A mulher que havia tomado já era casada. No sonho, Abimeleque pergunta se o Senhor castigaria uma nação inocente. Sabia que não. A culpa não era sua. Foi Abraão quem disse que Sara era sua irmã. Ele era inocente. Suas mãos estavam limpas. O Senhor lhe respondeu que sabia. Por isso o impediu de pecar contra Ele e não permitiu que Abimeleque a tocasse. Ordenou-lhe que devolvesse Sara a seu marido, que era profeta e oraria por ele. Mas se não devolvesse, com certeza, ele e todo o seu povo morreriam.
Na manhã seguinte, Abimeleque levantou cedo. Sem demora reuniu todo o seu povo. Quando contou seu sonho, seus homens ficaram apavorados.
Ele mandou chamar Abraão. Perguntou-lhe porque fez aquilo. Por que tratar ele e seu povo daquela maneira, fazendo-os culpados de grande pecado? “O que deu em você para agir desse jeito”? Abraão, o pai de nações, por puro medo, ao invés de abençoar uma nação como deveria fazer, é o responsável pela morte dela.
Como é maravilhoso saber que o Senhor interviu nessa situação. Por causa de Sara, a quem Ele sempre guardava. Por causa de Abimeleque e seu povo, que O temiam. Por causa de Abraão, a quem havia separado.
Sabe o que Abraão respondeu a Abimeleque? Disse que pensou consigo que não haveria naquele lugar alguém que fosse temente ao Senhor e o matariam para ficar com Sara. Na verdade ela era meia irmã dele, por parte de pai. Uma “meia verdade”. Ele havia tomado Sara como sua esposa. Ela deixou de ser sua irmã. Passou a ser sua mulher. Que aprendamos a não pensar "conosco mesmo", achando que "ali ou acolá" não tem alguém que O tema só porque não anda conosco.
Abimeleque agiu com Abraão diferente de Faraó. Um homem que, com certeza, conhecia o Senhor. Deu-lhe ovelhas e bois, servos e servas e devolveu Sara. Sabendo quem Abraão era, não o escoltou para fora de suas terras. Não. Apontou para a terra e disse que toda sua terra estava à disposição dele. Que escolhesse onde fosse melhor. E morasse ali. Disse a Sara que estava dando a “seu irmão” mil peças de prata diante de testemunhas para reparar qualquer dano que lhe houvesse feito, embora não a tivesse tocado. Assim, todos saberiam que ela era inocente.
Gosto muito de Abimeleque. Como é diferente de Faraó. Como é diferente dos homens de Sodoma.
http://www.espalhandoasemente.com/2019/01/genesis-121-20.html
http://www.espalhandoasemente.com/2019/01/genesis-1816-1929.html
Respeita Sara. Não toca nela. Repara seu erro, embora inocente, diante de testemunhas, importando-se com a reputação dela. E ainda permite que Abraão more em suas terras, onde achar melhor.
Abimeleque teve, do Senhor, o testemunho de quem era Abraão e, ainda que este tivesse errado com ele, desejou sua presença em suas terras. Será que agiríamos assim? Será que eu iria querê-lo por perto, mesmo sabendo que era um profeta? Será que o perdoaria e agiria assim com ele?
Abraão orou ao Senhor por Abimeleque e sua casa. Suas mulheres deixaram de ser estéreis. Vale lembrar que Sara estava com noventa anos e ainda assim um rei desejou que ela fizesse parte de seu harém. Será que as palavras do Senhor tiveram algum impacto em sua vida? Creio que sim. Ela rejuvenesceu quando ouviu (e recebeu) Sua palavra.
Ah, e como é difícil orar por pessoas que enfrentam os mesmos problemas que você e o Senhor responder e você continuar aguardando Sua resposta!
Hoje ficamos por aqui. Amanhã caminharemos através de Gênesis, do capítulo vinte e um a vinte e quatro. Espero você. Até lá.
Hoje ficamos por aqui. Amanhã caminharemos através de Gênesis, do capítulo vinte e um a vinte e quatro. Espero você. Até lá.
Nenhum comentário:
Postar um comentário