terça-feira, 8 de janeiro de 2019

Gênesis 26.1-11

Leitura do dia 08/01 (Leitura Bíblica Anual).

Na postagem anterior, vimos que Esaú desprezou seu direito de primogênito em troca de um prato de ensopado de lentilhas.
http://www.espalhandoasemente.com/2019/01/genesis-2527-34.html

Agora, caminharemos através do capítulo vinte e seis de Gênesis. Do versículo um ao onze.

Uma fome terrível atingiu a região que Isaque habitava. Ele teria que sair de lá. O Senhor lhe ordenou que não fosse para o Egito. Ordenou que Isaque obedecesse e ficasse ali, como estrangeiro.

Ele foi para Gerar, onde vivia Abimeleque, rei dos filisteus. Lembra dele?
http://www.espalhandoasemente.com/search?q=abimeleque

Quando o Senhor falou com Isaque, confirmou a promessa que havia feito a seu pai. Ele daria aquelas terras a Isaque e a seus descendentes. Como havia prometido solenemente a Abraão. Qual o valor de uma promessa solene do Senhor? Como duvidar dela? O Senhor também disse a Isaque que faria que seus descendentes fossem tão numerosos como as estrelas do céu. E por meio de sua descendência, todas as nações da terra seriam abençoadas. Faria isso porque Abraão lhe dera ouvidos e obedecera Seus mandamentos, decretos e instruções.

Quando os homens que viviam naquela região perguntaram a Isaque sobre Rebeca, ele disse que era sua irmã. Teve medo de dizer que era sua mulher. Era muito bonita. Imaginava que o matariam para ficar com ela. Que coisa! O mesmo comportamento de seu pai, embora não tivesse presenciado! O mesmo medo, como seu pai. Que tenhamos cuidado para não repetir os erros de nossos antepassados. Que aprendamos a confiar inteiramente no Senhor.

Um dia, Abimeleque olhou pela janela e viu Isaque acariciar Rebeca. Imediatamente mandou chamá-lo. Disse-lhe que era evidente que Rebeca não era sua irmã e sim sua mulher. Quase a mesma situação vivida anteriormente com Abraão. Abimeleque ficou indignado. Perguntou o motivo de Isaque ter falado assim. Um de seus homens poderia ter se deitado com sua esposa e por causa dele, de Isaque, Abimeleque e seu povo seriam culpados de grande pecado. Que terrível poderia ter sido para Isaque! Ele que, como Abraão, deveria abençoar todas as nações, levar culpa ao povo de Abimeleque!

Abimeleque declarou a todo o seu povo que se alguém tocasse em Isaque ou em sua mulher, seria executado. Ele levada a sério seu temor ao Senhor. 

É provável que Abimeleque fosse um título para os reis dos filisteus nesta época, como Faraó era para os reis do Egito.

Continuamos na próxima postagem. Até já.

Nenhum comentário:

Postar um comentário