terça-feira, 8 de janeiro de 2019

Gênesis 25.27-34

Leitura do dia 08/01 (Leitura Bíblica Anual).

Na postagem anterior, vimos sobre os descendentes de Abraão, Ismael e Isaque.
http://www.espalhandoasemente.com/2019/01/genesis-251-26.html

Agora, prosseguiremos a partir do versículo vinte e sete do capítulo vinte e cinco de Gênesis. Até o versículo trinta e quatro.

Os filhos de Isaque cresceram. Esaú tornou-se um caçador habilidoso. Gostava de estar ao ar livre. Jacó era mais tranquilo. Preferia estar em casa. Isaque amava Esaú. Gostava de comer a carne de caça que ele trazia. Rebeca amava Jacó. Hum, problemas à vista.

Um dia, quando Esaú voltou de uma caçada, “morto” de fome, encontrou Jacó preparando um ensopado de lentilhas. Pediu que Jacó lhe desse um pouco daquele ensopado. O ensopado era vermelho, por isso Esaú também ficou conhecido como Edom, que significa vermelho. Jacó disse que lhe daria do ensopado, se ele, em troca, lhe desse os direitos de filho mais velho. Jacó perseguia essa posição desde o ventre de sua mãe, quando nasceu agarrado ao calcanhar do irmão. Esaú, que estava "morrendo" de fome, não se importou com a troca completamente insana que seu irmão propôs. Pensou apenas em seu estômago. Pensou no imediato. Que lhe valeria o direito de primogenitura se morresse de fome? Com certeza, não morreria. Assim, desprezou seu direito de filho mais velho. Comeu. Levantou-se e foi embora.

Que prestemos atenção em nossas vidas. Que não troquemos nenhum de nossos direitos e bênçãos por qualquer coisa, mesmo que achemos que estaremos mortos se não trocar. Um direito de “filho mais velho” é infinitamente melhor que um “prato de lentilha”. É preferível ir dormir com o estômago roncando.

Continuamos na próxima postagem. Até já.

Nenhum comentário:

Postar um comentário