sábado, 5 de janeiro de 2019

Idolatria passada de geração a geração

Continuamos nossa caminhada pelo livro de 2 Reis.

Ontem vimos que Joás confiou em riquezas para evitar que Hazael, rei da Síria, invadisse Jerusalém. Não buscou ao Senhor. Entregou suas riquezas ao inimigo.
http://www.espalhandoasemente.com/2019/01/continuamos-nossa-caminhada-pelo-livro.html

Hoje caminharemos através das páginas do capítulo treze. Do versículo um ao versículo nove.

Quando Joás estava em seu vigésimo terceiro ano de reinado, Jeoacaz, filho de Jeú, começou a reinar sobre Israel, em Samaria, a capital. Ele reinou dezessete anos.

Jeoacaz também fez o que era mau aos olhos do Senhor. Infelizmente, seguiu os pecados de Jeroboão, filho de Nebate. Como todo Israel. http://www.espalhandoasemente.com/2018/09/a-loucura-de-jeroboao.htmlhttp://www.espalhandoasemente.com/2016/03/quem-sao-os-meus-conselheiros.html

Por isso, a ira do Senhor se acendeu contra Israel. Por um longo tempo Ele os manteve sob o poder de Hazael, rei da Síria e de seu filho, Ben-Hadade.

Sabe o que aconteceu?

Jeoacaz buscou o favor do Senhor. E o Senhor, sempre misericordiosos, o atendeu. Ele viu todo o sofrimento que Hazael impunha sobre Israel e providenciou um salvador, que libertou Israel do jugo dos sírios. Eles puderam morar em suas tendas, como antigamente.

Mas, não se voltaram para o Senhor. Continuaram praticando os pecados que a dinastia de Jeroboão havia induzido e conduzido Israel a cometer. Além disso, obstinaram-se no erro, adorando o poste ídolo em Samaria.

O exército de Israel foi dizimado por Hazael. Restaram cinquenta cavaleiros, dez carros de guerra e dez mil soldados da infantaria.

Quando Jeoacaz morreu, foi sepultado junto a seus antepassados em Samaria e, conforme a promessa do Senhor a Jeú, o filho de Jeoacaz reinou em seu lugar.
http://www.espalhandoasemente.com/2018/12/quem-escolho-baal-bezerros-de-ouro-o.html

É triste vermos que em Israel, um rei sucedia ao outro e continuava andando longe dos caminhos do Senhor.

Agora, um novo rei. Uma nova chance. Como agirá? Como será seu coração?

Amanhã continuamos. Espero você.

Nenhum comentário:

Postar um comentário