sábado, 9 de fevereiro de 2019

Acharam o Livro da Lei! E agora?

Continuamos nossa postagem através de 2 Reis.

Ontem vimos que Amom seguiu os caminhos de Manassés, seu pai, fazendo o que era abominável ao Senhor.

Ficou no trono apenas por dois anos. Foi assassinado. Seu filho Josias foi coroado em seu lugar.
http://www.espalhandoasemente.com/2019/02/ha-esperanca-para-juda.html

Hoje caminharemos através do capítulo vinte e dois. Do versículo um ao versículo dez.

Josias tinha oito anos quando começou a reinar. Reinou trinta e um anos em Jerusalém.

Para nosso deleite, praticou o que era correto e agradável aos olhos do Senhor. Novamente aumenta o nível, pois procurou agir, em tudo, de acordo com os princípios de Davi, sem se desviar para direita nem para a esquerda. Que maravilha!

Quando estava com vinte e seis anos, no décimo oitavo ano do seu reinado, mandou o escrivão e seu secretário pessoal Safã, à Casa do Senhor com a ordem de falar com Hilquias, o sumo sacerdote. Era para conferir o dinheiro que estavam levando para o templo do Senhor, que os guardas da entrada tinham recebido das mãos do povo.

Todos deveriam entregar sua prata exclusivamente nas mãos desses homens nomeados para supervisionar a reforma do templo, para que pudessem pagar todos os trabalhadores que faziam a restauração: os carpinteiros, construtores e pedreiros; e para comprarem madeira e pedras lavradas com arte.

Eles não precisavam prestar contas de toda a prata que lhes fora entregue em confiança. Todos agiam com absoluta honestidade. Que maravilha poder ler algo assim!

Hilquias compartilhou com Safã que encontrara o Livro da Lei, na Casa do Eterno.

Quanto tempo aquele livro ficou perdido?

Todos os reis precisavam receber uma cópia quando sentassem no trono. Uma cópia para estar sempre com ele, e ler, e aprender do Senhor. No entanto, o Livro da Lei não se encontrava nem na Casa do Senhor, muito menos na cabeceira do rei. Até que Hilquias o encontrou. Foi um verdadeiro achado.

Hilquias entregou o Livro a Safã.

Safã, que era o escrivão, o leu. Fico imaginando como deve ter sido preciosa essa leitura. Um escrivão ter em suas mãos a Lei do Senhor.

Depois, apresentou-se ao rei com o relato de sua visita. Disse que haviam contado toda a prata que foi achada no templo e a confiaram aos mestres supervisores da obra e aos trabalhadores. Contou também que Hilquias lhe entregara um livro.

Safã o leu diante do rei. Como não ler? Como guardar aquela leitura somente para si, sabendo que o rei deveria meditar nela dia e noite?

Josias estava restaurando a Casa do Senhor. Mas não conhecia o Livro da Lei. Não conhecia Seus mandamentos ali escritos.

Após essa leitura, o que acontecerá?

Continuamos amanhã. Espero você. Até lá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário