Leitura do dia 29/03.
Na postagem anterior, vimos as instruções finais de Davi ao novo rei, Salomão.
http://www.espalhandoasemente.com/2019/03/1-reis-21-12.html
Continuamos ainda pelas páginas do capítulo dois. A partir do versículo treze. Até o final.
Salomão ordenou que Adonias agisse bem, assim nem um fio de seu cabelo seria arrancado.
Pois é...
Ele foi a Bete-Seba, mãe de Salomão. Quando o viu chegar, perguntou se sua vinda era de paz. Claro, não era uma visita comum. Ele era filho de Hagite, não dela.
Adonias lhe respondeu prontamente que sua visita era de paz. Disse que tinha algo importante a explicar.
Confesso que não consigo entender seu discurso. Adonias lhe “explicou” que o reino pertencia a ele. Que todo Israel tinha a expectativa que ele se tornasse o rei. Mas o reino lhe escapou e foi concedido a seu irmão. Porque o Senhor assim havia designado.
Ora, se ele mesmo reconhecia que o Senhor havia designado Salomão o próximo rei, como o reino podia ter-lhe escapado? Como o reino podia ser dele?
Enfim, Adonias lhe fez um pedido. Que solicitasse ao rei que lhe desse a sunamita Abisague por esposa. Afinal, se intercedesse por ele, o rei não recusaria seu pedido. Bete-Seba disse que falaria ao rei.
Abisague é a virgem que servia ao rei Davi. Que o aquecia para que conseguisse dormir. Naquela época se alguém tomasse uma mulher do rei, ainda que este não a tivesse tomado, era considerado como seu sucessor.
http://www.espalhandoasemente.com/2019/03/1-reis-11-53.html
Difícil saber o que Adonias pensou. E Bete-Seba também. Não perceberam os riscos?
Ela foi a Salomão. Assim que se aproximou, o rei carinhosamente levantou-se e inclinou-se diante dela. Que cena linda! Era o rei. Mas inclinou-se diante de sua mãe.
Depois sentou em seu trono. Mandou que trouxessem um trono para ela. Fez que se sentasse à sua direita. Ele a honrou muito. Como deve ser.
Bete-Seba disse que tinha um pequeno pedido a fazer. Pediu que não lhe fosse negado. Salomão disse que podia pedir. Ele não o negaria.
Ela pediu que fosse dada Abisague como mulher a Adonias.
Salomão não gostou do pedido. De jeito nenhum. Respondeu se sua mãe também queria lhe pedir que o reino fosse dado a Adonias, afinal era o mais velho.
Salomão disse que Adonias iria pagar com a própria vida por esta palavra que havia deixado sair de sua boca. Que o Senhor o punisse com rigor e mandasse sobre ele todo mal, se tal não acontecesse. E jurou, pelo Senhor, que o havia estabelecido como rei no lugar de seu pai, que antes do sol se por, Adonias seria morto.
Salomão chamou Benaia e ordenou que o matasse.
http://www.espalhandoasemente.com/2016/03/davi-e-seus-valentes.html
Como precisamos ter cuidado com o que pensamos, desejamos e falamos!
http://www.espalhandoasemente.com/2018/06/imprudencia-escraviza-e-mata.html
Salomão ordenou a Abiatar, o sacerdote que havia seguido Adonias, que fosse para Anatote. Disse que era digno de morte, mas não o mataria por ter carregado a Arca do Senhor diante de Davi e compartilhado as provações com seu pai.
Salomão excluiu Abiatar do sacerdócio. Assim foi cumprida a palavra que o Senhor havia dito sobre a família de Eli. http://www.espalhandoasemente.com/2016/02/i-samuel-tesouro-inesgotavel.html?m=1
Quando Joabe, que havia conspirado com Adonias, ouviu essas notícias, fugiu para a Tenda do Senhor. Agarrou-se aos chifres, às pontas do altar.
Salomão foi avisado. Mandou perguntar porque Joabe estava lá. Respondeu que por medo de Salomão se refugiou junto ao Senhor.
Salomão convocou Benaia. Mandou que fosse a Joabe com a ordem do rei para que soltasse as pontas do altar e saísse de lá. Joabe respondeu que não sairia. Que morreria ali.
Benaia levou a resposta ao rei. Salomão ordenou que fizesse como Joabe dissera. Mandou também que o sepultasse. Assim estaria vingado sobre ele e sua família, o sangue inocente derramado.
Salomão nomeou Benaia chefe do exército de Israel e o sacerdote Zadoque no lugar de Abiatar.
Salomão mandou convocar Simei. Ele havia amaldiçoado Davi quando este fugiu de Absalão.
Salomão ordenou que construísse uma casa em Jerusalém para nela morar. Não poderia sair de Jerusalém. O dia em que saísse e atravessasse o vale do Cedrom, morreria. E mais, seria o único responsável por sua morte.
Simei, a essa altura já sabia da morte de Adonias e Joabe. Esperava também ser morto pelo novo rei. Considerou a ordem ótima. Disse ao rei que sua ordem era boa e que faria exatamente o que o rei lhe ordenara.
E assim foi. Permaneceu muito tempo em Jerusalém.
Até que...
Depois de passados três anos, dois escravos de Simei fugiram. Alguém viu seus escravos na casa de Aquis, rei de Gate e contou-lhe.
Já reparou que quando passamos muita raiva, normalmente deixamos que essa raiva nos domine e esquecemos de agir como deveríamos?
Pois é. Aconteceu com Simei. Dois escravos fugidos! E ainda trabalhando em outra casa! Era demais para ele.
Não pensou duas vezes. Selou seu jumento. Foi até à casa de Aquis. E trouxe seus escravos de volta.
Sempre tem alguém que vê, certo? Pois é, viram e contaram a Salomão. Simei havia saído de Jerusalém em viagem a Gate. E já estava de volta.
O rei imediatamente mandou executá-lo. Antes, recordou-lhe de seu aviso. No dia em que saísse para ir onde quer que fosse morreria. E seria o único responsável por sua morte. Lembrou-lhe que Simei achou boa essa ordem.
O rei ainda falou que, em seu coração, ele sabia muito bem que havia prejudicado a Davi, seu pai. Agora o Senhor fazia recair sua maldade sobre sua própria cabeça.
Salomão ordenou a Benaia (que a essa altura você sabe perfeitamente quem é), que o matasse. E foi o que aconteceu. http://www.espalhandoasemente.com/2016/03/davi-e-seus-valentes.html
Assim, o reino se consolidou mais ainda, nas mãos de Salomão.
Conseguimos perceber o que Simei fez? Trocou sua vida pela recuperação de dois escravos.
Que nada nos faça esquecer as ordens que temos recebido de nosso Rei. Nem que isso nos faça ferver de raiva como aquela fuga deve ter feito com Simei.
Nada neste mundo é mais valioso que nossas vidas. Absolutamente nada.
“Pois, que adianta ao homem ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma?” – Marcos 8.36
Sejamos obedientes em tudo, ao nosso Rei.
Continuamos na próxima postagem.
Espero você. Até já.
Textos semelhantes:
http://www.espalhandoasemente.com/2018/08/imprudencia-pode-ser-letal.html
http://www.espalhandoasemente.com/2018/08/cuidado.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário