Leitura do dia 29/03.
Na postagem anterior vimos a velhice de Davi. A autoproclamação de Adonias. E a coroação de Salomão e sua primeira atitude como rei. Poupou Adonias, embora seu irmão tivesse tentado usurpar o trono que era seu. Salomão começou andando na “contramão do normal”.
http://www.espalhandoasemente.com/2019/03/1-reis-11-53.html
Agora, caminharemos pelas páginas do segundo capítulo. Até o versículo doze.
Davi sentiu que estava se aproximando o dia de sua morte. O que dizer a seu filho? Que conselhos dar ao novo rei?
O que você diria? Como diria? E eu?
Davi disse a seu filho que o seu tempo de seguir o caminho de todos estava próximo. Ordenou que Salomão fosse forte e corajoso. Que obedecesse a tudo que o Senhor, o Deus de Salomão, exigia. Que andasse em Seus caminhos, observasse Seus estatutos, mandamentos, normas e testemunhos. Conforme tudo que estava escrito na Torá, a Lei de Moisés, para que fosse bem sucedido em tudo que empreendesse e projetasse.
Não é interessante que Davi tenha lhe dado esse conselho? O mesmo conselho que Moisés deu a Josué quando este o sucederia? http://www.espalhandoasemente.com/2018/08/como-guardar-meu-unico-bem.html; http://www.espalhandoasemente.com/2019/02/josue-11-18.html
Davi não lhe ordenou que pesquisasse as últimas estratégias de guerra ou as armas mais modernas, nem mesmo que fosse a alguma outra nação para aprender suas técnicas, talvez mais avançadas que as de Israel.
Não, ele lhe ordenou que fosse forte e corajoso. Que obedecesse ao Senhor, Deus de Salomão e que andasse em todos os Seus caminhos. O conselho mais precioso que alguém pode dar.
Davi sabia quem era o Deus de Salomão. Sabia quem era o Deus de seu filho.
Davi lhe disse que se Salomão assim fizesse, o Senhor cumpriria Sua promessa. Não faltaria alguém de sua descendência no trono de Israel.
Depois de ordenar a Salomão como deveria ser e agir, foi para as ordens práticas. Ah, claro, todo mundo tem ordens práticas a passar a seus sucessores. Tarefas que não puderam ser cumpridas. Atitudes que não puderam ser tomadas. Nem sempre ordens boas, porém necessárias. Davi passou para essa parte, um tanto quanto desagradável.
Primeiro lembrou a Salomão sobre Joabe. Ele é um dos que começaram bem e se perderam pelo caminho, como Saul. Amava demais sua posição. Era um dos homens de Davi. Por causa de suas conquistas, tornou-se o capitão do exército de Israel. Infelizmente o cargo lhe “subiu à cabeça”. Foi sobre isso que Davi conversou com Salomão. http://www.espalhandoasemente.com/2016/01/saul-podia-ter-dado-certo.html;
Salomão sabia o que Joabe havia feito. Derramado sangue inocente em tempo de paz, agindo como se estivesse em um campo de batalha. Assassinou dois chefes do exército de Israel, Abner e Amassa. Segundo Davi, homens melhores do que ele. Não queria perder seu cargo. Com o sangue deles manchou seu cinto e suas sandálias. http://www.espalhandoasemente.com/2019/03/2-samuel-32-39.html; http://www.espalhandoasemente.com/2019/03/2-samuel-201-26.html
Como é sério! Não manchemos nossos cintos, nem nossas sandálias com sangue inocente.
Davi disse que Joabe havia agido contra ele. E ordenou que Salomão agisse com acerto em relação a Joabe.
Pediu que Salomão fosse misericordioso para com os filhos de Barzilai. Que eles sempre comessem à sua mesa. Barzilai era seu amigo. Esteve ao seu lado quando Davi precisou fugir de Absalão.
http://www.espalhandoasemente.com/2019/03/2-samuel-171-28.html;
http://www.espalhandoasemente.com/2019/03/2-samuel-191-43.html
Davi também falou de Simei. Simei era da tribo de Benjamim, assim como Saul. Quando Davi saiu de Jerusalém por causa de Absalão, Simei o amaldiçoou terrivelmente. Porém, quando Davi voltou, foi estrategicamente ao seu encontro. Davi lhe jurou que não se vingaria, matando-o à espada.
Agora, ordenou que Salomão não o deixasse impune. Sensato como era, saberia como tratá-lo.
Como o coração de Davi devia estar em paz! Sabia que seu Deus era também o Deus de seu filho. Sabia que Salomão era sensato e sabia agir com acerto.
Então Davi faleceu. Reinou quarenta anos em Israel. Sete em Hebrom e trinta e três em Jerusalém.
Salomão agora é, de fato, o rei. Subiu ao trono de seu pai e sua majestade consolidou-se. Poderosamente.
Que aprendamos a dar conselhos sábios aos nossos sucessores.
Que aprendamos a ser sucessores dignos de nossos antecessores.
Continuamos na próxima postagem.
Espero você. Até já.
Textos semelhantes:
http://www.espalhandoasemente.com/2018/08/que-conselhos-dar-ao-seu-sucessor.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário