Leitura do dia 28/03.
Na postagem anterior vimos o louvor de Davi ao Senhor. E suas últimas palavras. Palavras de um homem que conheceu o Senhor. E andava com Ele. http://www.espalhandoasemente.com/2019/03/2-samuel-221-237.html
Continuamos, ainda, através do capítulo vinte e três. Do versículo oito ao final.
O texto nos conta um pouco mais sobre os guerreiros de Davi. Eram trinta e sete ao todo.
Havia um grupo chamado “Os Três”. Eram seus principais guerreiros. Os mais famosos. Jabesão, Eleazar, filho de Dodô e Samá, filho de Agé.
Jabesão era o líder dos "Três". Uma vez, com sua lança, matou oitocentos soldados inimigos. Em uma só batalha.
Eleazar, o segundo, era um dos três que estava com Davi quando os israelitas enfrentaram os filisteus. Quando todo o exército recuou, Eleazar matou filisteus até ficar com sua mão cansada demais para levantar a espada. Neste dia, o Senhor lhe deu grande vitória. O exército voltou só para pegar os despojos.
Samá, o terceiro, teve uma grande vitória concedida pelo Senhor. Uma vez quando os filisteus atacavam os israelitas numa plantação de lentilhas, o exército também fugiu. Ele não. Permaneceu em sua posição. No meio do campo. E os derrotou. Porque o Senhor o abençoara.
Certa vez, quando os filisteus estavam acampados em Belém e Davi estava na caverna de Adulão, comentou que estava com muita vontade de tomar a água pura do poço que ficava em Belém. Os três passaram pelas guarnições dos filisteus, tiraram água do poço e trouxeram para Davi. Davi não teve coragem de beber. Aquela água tornou-se muito preciosa. Valia o sangue daqueles homens. Ele a ofereceu como oferta ao Senhor. Honrando seus “Três”.
Abisai, irmão de Joabe, era o líder dos “Trinta”. Já lemos muito sobre ele, sempre disposto a defender Davi. Até que um dia o salvou. Uma vez usou sua lança para matar trezentos soldados inimigos. Em uma só batalha. Era o mais famoso dos “Trinta”. Tão famoso como os “Três”. Por isso, tornou-se o comandante dos “Trinta”.
Benaia, filho de Joiada. Meu preferido entre os “Trinta”. Realizou muitos feitos heroicos. Matou dois grandes guerreiros em Moabe. Um dia, em meio à neve, perseguiu um leão até uma cova. E o matou. Outra vez, com apenas um cajado na mão, matou um guerreiro egípcio imponente, armado com uma lança. Arrancou a lança de sua mão e o matou. Era tão famoso como os “Três”. E o mais honrado de todos os “Trinta”. Tanto, que Davi o nomeou comandante de sua guarda pessoal.
O texto nos conta o nome de homens que faziam parte dessa lista tão seleta. Asael, irmão de Joabe, que foi morto por Abner, faz parte dela. Zeleque, um amonita também e Urias, o hitita, que foi morto
a mando do próprio rei.http://www.espalhandoasemente.com/2019/03/1-samuel-11-31.html; http://www.espalhandoasemente.com/2019/03/2-samuel-111-27.html;
Joabe não faz parte desta lista, embora tenha sido o comandante do exército de Davi.
Que também sejamos conhecidos como guerreiros valentes. Do Senhor.
Antes de continuarmos na próxima postagem, gostaria de convidá-lo a ler o texto "Davi e seus valentes". http://www.espalhandoasemente.com/2016/03/davi-e-seus-valentes.html
Depois, espero você. Até já.
Nenhum comentário:
Postar um comentário