quarta-feira, 17 de abril de 2019

1 Crônicas 15.1-29

Leitura do dia 17/04.

Na postagem anterior, vimos Davi pedindo orientação ao Senhor, embora fosse um soldado experiente, tivesse um exército valioso, também experiente, e conhecesse seu inimigo. Preciosas lições a seguir. Sempre.
http://www.espalhandoasemente.com/2019/04/1-cronicas-141-17.html

Agora, caminharemos pelo capítulo quinze.

Davi construiu seu palácio com edifícios e casas na "Cidade de Davi". Também preparou um lugar especial para receber a Arca do Senhor. Levantou uma tenda para abrigá-la, a Tenda de Davi.

Durante esse tempo, descobriu como a Arca deveria ser transportada. Sua pergunta foi respondida.
http://www.espalhandoasemente.com/2019/04/1-cronicas-131-14.html

Novamente convocou todo o povo de Israel para levarem a Arca ao lugar que havia preparado especialmente para ela. Também convocou os descendentes de Arão e os levitas, seus chefes e irmãos, os sacerdotes Zadoque e Abiatar, os levitas Uriel, Asaías, Joel, Semaías, Eliel e Aminadabe. Estes eram os líderes e chefes das famílias levitas. Davi exortou-os para que se santificassem, tanto eles como seus irmãos, para transportarem a Arca de Deus.

Ele os lembrou que por não terem conduzido a Arca na primeira vez, a ira do Senhor causou grande destruição. Reconheceu que, infelizmente, não haviam consultado como proceder conforme a lei, ou seja, corretamente. Reconheceu terem agido de maneira errada, não o Senhor.

Os sacerdotes e os levitas se consagraram para transportar a Arca. Ainda que fosse esta a sua obrigação, se santificaram para realizá-la. Como deve ser.

Quando servimos ao Senhor, precisamos nos consagrar a Ele. Sempre.

Os levitas não delegaram mais sua tarefa. A Arca era pesada, é verdade. Toda feita de madeira e coberta de ouro. Mas carregaram-na apoiando suas varas sobre os ombros, de acordo com o que Moisés havia determinado, em conformidade com a Palavra do Senhor.
http://www.espalhandoasemente.com/2018/06/delegando-o-indelegavel.html

Se você exerce tarefas que tenham controle de conformidade está acostumado com essa linguagem. Tudo que não é feito em conformidade precisa ser refeito, caso contrário não pode ser aceito. Com o Senhor é assim também, por isso, todos os passos dados precisam estar em conformidade com Sua Palavra. Ela é nosso “Manual de Conformidade”, nosso “Manual de Instruções”.

Davi também ordenou aos chefes dos levitas que encarregassem os músicos de cantar melodias alegres, acompanhados por diversos instrumentos musicais. Era uma ocasião especialmente feliz. Hemã, filho de Joel, e Asafe, filho de Berequias, parentes deles, e também Etã, filho de Cuxaías, dentre os descendentes de Merari, seus parentes, foram os encarregados. Com eles estavam os porteiros, seus parentes pertencentes ao segundo escalão.

Assim, os músicos Hemã, Asafe e Etã tocavam címbalos de bronze;  outros tinham a responsabilidade de tocar as liras, acompanhando o soprano,  e ainda outros tocavam as harpas em oitava, marcando o ritmo. Tudo organizado. Cada um em sua tarefa específica. Como deve ser. Sempre.

Quenanias, o chefe dos levitas, era encarregado dos cânticos. Essa era sua obrigação, tinha talento e competência para executar bem essa tarefa. Quenanias não tinha apenas talento, ele se especializou para executar sua tarefa de maneira competente, com esmero. Como deve ser quando fazemos qualquer coisa, principalmente para o Senhor.

Berequias e Elcana serviam como porteiros e protegiam a Arca. Era o ministério deles. Que devia ser exercido com precisão e esmero.

Os sacerdotes Sebanias, Josafá, Natanael, Amasai, Zacarias, Benaia e Eliézer tocavam as trombetas diante da Arca de Deus.

Obede-Edom e Jeías também eram porteiros. Vigiavam para que ninguém tocasse na Arca. Embora, a essa altura, todos soubessem que ninguém devia tocá-la, ainda assim, estavam ali para lembrar a todos dessa limitação.

Davi, todas as autoridades do povo de Israel e os líderes dos batalhões de mil buscaram a Arca da Aliança do Senhor que estava na casa de Obede-Edom, com grande celebração.

Em louvor ao Senhor, que poupou e ajudou os levitas que carregavam a Arca, durante seu transporte havia sacrifícios. Mesmo que agora estivessem agindo da maneira correta, agradeciam ao Senhor.

Os levitas que carregavam a Arca, os músicos e Quenanias, líder dos músicos, vestiam um manto de linho fino. Davi vestia também o colete sacerdotal de linho.

Toda a nação de Israel acompanhou a Arca da Aliança com grande júbilo e brados de alegria, ao som de trombetas, cornetas e címbalos, ao toque de liras e harpas.

Quando a Arca entrou na Cidade de Davi, Mical, filha de Saul, uma das esposas de Davi, estava olhando pela janela. Ela rejeitou Davi pela maneira extravagante com que ele adorava.

Que aprendamos a consultar sempre a Palavra do Senhor para agirmos de acordo com Seus mandamentos, antes de fazermos qualquer coisa, para não corrermos nenhum risco desnecessário. Para aprendermos a agradá-Lo.

Que não desprezemos os verdadeiros adoradores, como fez Mical.

Amanhã prosseguimos. Leremos dos capítulos dezesseis a dezoito de 1 Crônicas.

Espero você. Até lá.

Textos semelhantes:
http://www.espalhandoasemente.com/2018/06/agindo-em-conformidade.html
http://www.espalhandoasemente.com/2018/06/cada-um-tem-seu-lugar.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário