Continuamos nossa caminhada através de 1 Crônicas.
Ontem vimos que o povo reuniu em Hebrom para consagrar Davi rei. Vimos também o valoroso exército que o apoiou.
http://www.espalhandoasemente.com/2018/06/construindo-um-muro.html
Hoje caminharemos pelo capítulo 13.
Davi reuniu seus oficiais, os comandantes de mil e os de cem. Ele os consultou a respeito de trazerem a arca de Quiriate-Jearim. Ela estava lá desde a batalha perdida por Israel para os filisteus, quando Saul e seus filhos foram mortos.
Seus oficiais concordaram. Ele reuniu a assembleia de Israel e declarou que se estivessem de acordo e se fosse a vontade do Senhor, que se enviasse mensageiros por todo o território de Israel e aos sacerdotes e letivas em suas respectivas cidades e campos, para que se reunissem com eles e trouxessem a Arca da Aliança do Senhor para Jerusalém. Toda a comunidade concordou.
Davi reuniu todo Israel, de um extremo ao outro, para trazerem a Arca do Senhor, com festa.
Transportaram a Arca de Deus da casa de Abinadabe. Colocaram-na sobre um carroção de bois, novo e especial.
Uzá e Aiô, que eram levitas, conduziam-na. Davi, juntamente com todos os israelitas iam exultando, cantando e dançando com todo vigor e alegria diante de Deus, ao som de vários instrumentos musicais.
Quando chegaram à eira de Quidom, os bois tropeçaram. Uzá, com medo da Arca cair, num impulso esticou o braço e segurou-a. No mesmo instante a ira do Senhor acendeu-se contra ele, por ter tocado na Arca. Ele morreu ali mesmo, diante de Deus e do povo.
Davi ficou contrariado porque em sua ira o Senhor fulminou Uzá. Ele sentiu grande medo de Deus e se questionou: “Ora, como poderei transportar a Arca de Deus?” Deixou-a na casa de Obede-Edom. Não a levou para a cidade de Davi.
Ela ficou na casa de Obede-Edom durante três meses. Sua família cuidou dela.
O Senhor abençoou a família de Obede-Edom e fez prosperar toda a sua propriedade.
Se você é como eu, está se perguntando o que aconteceu. Por que Uzá, que tocou na Arca para que ela não caísse, foi fulminado no mesmo instante pelo Senhor? O que de fato aconteceu aqui?
Antes de respondermos a essas perguntas, voltemos ao texto. A pergunta que realmente deve ser respondida é a que foi feita por Davi: “Ora, como poderei transportar a Arca de Deus?”
Infelizmente ele fez a pergunta tardiamente. Deveria ter perguntado antes, quando estava planejando levar a Arca para Jerusalém.
Quando a Arca foi construída, de acordo com o modelo do Senhor, Ele, o próprio Senhor deu todas as orientações de como ela deveria ser transportada. Estava escrito na Lei. Bastava que algum sacerdote ou levita lesse.
A arca não podia ser tocada. Nem aberta. Ela possuía argolas em suas extremidades. Eram colocados varais nestas argolas. E era transportada pelos levitas. Eles a carregavam nos ombros.
Por isso Uzá morreu. É aterrorizante porque Uzá fez algo aparentemente certo. Sua intenção era boa. Segurou a Arca para que não caísse. Mas nem tudo que parece certo é certo. E boa intenção não adianta. Para o Senhor os fins não justificam os meios, nunca. Para Ele todo fim tem um meio correto, acertado de fazer.
Ele dá a instrução em Sua Palavra. Essa instrução deve ser seguida. Simples assim. E tem mais: Nem tudo que dá certo está certo.
Por que colocaram a Arca num carroção de bois? Porque os filisteus, que não conheciam a Lei e nem o Senhor, a colocaram quando quiseram se livrar dela. Deu certo. A Arca foi sozinha pela estrada, direta para a cidade de Quiriate-Jearim.
Mas o povo do Senhor conhecia a Lei, ou deveria conhecê-la. Não havia desculpas. Ao menos os sacerdotes e levitas deveriam conhecê-la. Não daria certo. Era (e é) necessário fazer o correto. O Senhor espera de nós que conheçamos e façamos Sua vontade.
Talvez você ache que o Senhor foi muito severo. Não foi. A Arca era sagrada. Representava a presença santa do Senhor. Uzá e Aiô tinham obrigação de saber como deveria ser transportada.
Quero ir além. É muito mais fácil colocar a arca em um carroção de bois e fazer os bois carregá-la. Não precisa de envolvimento. Não precisa de esforço. Mas não é assim que funciona. No Reino de Deus é necessário envolvimento e esforço. É necessário negar-se a si mesmo. É necessário "carregar a Arca no ombro", sentir seu peso, entender seu valor. Não podemos passar "a tarefa" para outro.
Eu preciso conhecer a Palavra. Eu preciso conhecer o Senhor. Não posso delegar essa tarefa.
Hoje temos à nossa disposição Sua Palavra. Para nosso ensino. É nossa obrigação lermos, estudarmos e aprendermos para que possamos obedecer, para que conheçamos o Senhor.
Que consigamos perceber a seriedade com que devemos tratar o Reino do Senhor. Em tudo. A cada dia.
Amanhã prosseguimos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário