Leitura do dia 01/04.
Na postagem anterior, vimos que Salomão perseguiu Jeroboão, o homem a quem o Senhor disse, através do profeta Aías, que daria Israel em suas mãos. http://www.espalhandoasemente.com/2019/04/1-reis-1126-43.html
Agora, caminharemos pelas páginas do capítulo doze. Até o versículo vinte e um.
Essa história também consta em 2 Crônicas.
http://www.espalhandoasemente.com/2018/07/um-reino-esfacelado.html
Salomão morre. Enviam mensageiros a Jeroboão, filho de Nebate, ao Egito, para que retorne a Israel.
Roboão, filho de Salomão, parte para Siquém, onde os israelitas estavam reunidos para proclamá-lo rei.
Jeroboão estava lá. Reunido com todo o Israel. Eles pediram a Roboão que os impostos diminuíssem. Se fossem, serviriam-no de bom grado.
Roboão mandou que aguardassem três dias e voltassem para ouvir sua resposta. Iria pensar.
Roboão consultou os anciãos e conselheiros que ajudavam Salomão. Eles o aconselharam a atender o povo. Tornando-se agradável, eles o serviriam para sempre.
Depois ele se reuniu com seus amigos, que cresceram junto com ele. Eles o aconselharam a dizer que seria mais duro que seu pai, dizendo que o dedo mínimo dele era mais grosso que a cintura de seu pai. E se Salomão os havia oprimido com açoites, ele os açoitaria com chicotes com pontas de ferro!
Ao terceiro dia, Jeroboão e o povo estavam reunidos para ouvir a resposta de Roboão. Seguindo o conselho de seus amigos de infância, Roboão falou duramente.
Não ouviu os conselheiros de Salomão e nem ao povo. Era uma disposição do próprio Senhor, para que se cumprisse Sua palavra a Jeroboão.
Quando Israel compreendeu que Roboão se recusava a ouví-los, não diminuindo os impostos, ordenou que cada um fosse para sua casa. Não tinham herança com Davi. Que seus parentes cuidassem de sua casa.
Roboão enviou Adorão, encarregado dos trabalhos forçados, para recolher os impostos. Todo Israel o apedrejou. Até à morte. Roboão conseguiu subir em sua carruagem e fugiu para Jerusalém.
Assim, Israel se rebelou contra a dinastia de Davi. Os que moravam nas cidades de Judá ficaram com Roboão. Assim como a tribo de Judá e Benjamim.
Israel proclamou a Jeroboão rei sobre todo Israel. Conforme o Senhor havia dito. Dez tribos ficaram com ele.
Quando Roboão voltou a Jerusalém, convocou todos de Judá e Benjamim para guerrearem contra Israel. Cento e oitenta mil guerreiros de elite, a fim de restituírem o reino a Roboão.
E agora? O reino de Jeroboão durará assim tão pouco? Ou Judá e Benjamim cairão diante de Israel?
Veremos na próxima postagem.
Espero você. Até já.
Lembre-se: O Senhor sempre cumpre Sua Palavra.
Texto semelhante:
http://www.espalhandoasemente.com/2018/09/diminua-nossos-impostos.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário