sábado, 27 de abril de 2019

2 Crônicas 17.1-18

Leitura do dia 27/04.

Vamos continuar nossa caminhada através de 2 Crônicas.

Ontem vimos como Asa começou bem. Confiando no Senhor. Fazendo uma aliança solene com Ele. Também vimos que rompeu sua aliança com o Senhor. Afastou-se e tomou decisões equivocadas. Trocou a vida por futilidades. 
http://www.espalhandoasemente.com/2019/04/2-cronicas-141-1614.html

Que aprendamos a ser fiéis até o fim. Começar e terminar bem.

Hoje caminharemos pelas páginas dos capítulos dezessete a dezenove.

Na primeira postagem, o capítulo dezessete.

Asa morreu e Josafá, seu filho, reinou em seu lugar.

Ele fortaleceu-se contra Israel. Posicionou suas tropas em todas as cidades fortes de Judá. Dispôs guarnições militares na terra de Judá e nas cidades de Efraim, que Asa havia conquistado. 

O Senhor caminhava com Josafá. Ele agia como Asa no início, quando fez aliança com o Senhor. Josafá não se deixou seduzir pelos cultos aos baalins. Buscou o Senhor e andou em Seus mandamentos. Também não imitou as práticas pecaminosas de Israel. 

Assim, o Senhor entregou o governo em suas mãos. Todo Judá trouxe presentes a Josafá. Ele acumulou muita riqueza e glória. Seu coração se despertou para seguir corajosamente os caminhos do Senhor. Retirou de Judá os altares idólatras e os totens pagãos.

No terceiro ano do seu reinado, enviou quatro de seus príncipes para ensinarem nas cidades de Judá. Com eles foram nove levitas e dois sacerdotes. Percorreram todas as cidades do reino de Judá, levando consigo o Livro da Lei do Senhor e dedicando-se à ministração e ao ensino do povo. Tenho vontade de saltar de alegria diante dessa atitude de Josafá.

Sabe o que aconteceu? O temor do Senhor caiu sobre todos os reinos das terras que estavam ao redor de Judá. Ninguém ameaçava, muito menos guerreava contra Josafá. 

Até alguns dos filisteus traziam presentes a Josafá, além da prata que pagavam como tributo. Os árabes lhe ofereciam dos seus muitos rebanhos de carneiros e bodes. Assim, ele se tornou cada vez mais poderoso e conhecido. Edificou fortalezas e cidades-armazéns em Judá. Mantinha muita munição nas cidades fortes. E soldados guerreiros, treinados e destemidos, em Jerusalém. 

Tinha cinco comandantes de exércitos. Eram líderes de homens treinados para combate. Dentre eles se destacou Amasias, filho de Zicri. Ele se apresentou voluntariamente para o serviço do Senhor, com seus milhares de homens valentes. Também Eliadá, de Benjamim, homem nobre e corajoso, com seus milhares soldados armados de arco e escudo. Estes cinco eram homens que serviam o rei, além dos que estavam estrategicamente posicionados nas cidades fortes por toda Judá.

Vamos a algumas lições que podemos aprender neste capítulo.

Josafá fortaleceu-se contra seu inimigo. Posicionou suas tropas, por todo o território.

Sabemos que temos um inimigo. Não podemos ignorá-lo. Precisamos nos fortalecer contra ele. Posicionar-nos. Cobrindo todas as áreas da nossa vida.

Josafá servia ao Senhor, de todo coração. Não deixou seu coração ser seduzido por nada que estava à sua volta. Por isso, o Senhor caminhava com ele. Preste atenção: O Senhor caminhava com Josafá. Não era Josafá que caminhava com o Senhor. Era o Senhor que caminhava com Ele. Uau!

O Senhor caminha conosco? Somos aqueles que apontam para Ele?
http://www.espalhandoasemente.com/2018/04/joao-aponta-para-jesus-e-nos-apontamos.html

Por causa do coração de Josafá, o Senhor deu-lhe o governo de Judá. Teve riqueza e glória. Recebeu muitos presentes. Nem assim, seu coração foi seduzido. Antes, foi despertado para seguir corajosamente o Senhor.

Ah, sim, para seguir o Senhor é necessário coragem! Coragem para olhar somente para Ele. Coragem para dizer não quando muitas vezes se quer dizer sim. Coragem para dizer sim quando muitas vezes se quer dizer não.

O Senhor caminhava com Josafá. Então, seu coração se despertou para seguir corajosamente a Ele. Agora, enquanto Josafá seguia o Senhor, o Senhor caminhava com ele. Que maravilhoso! Isso é caminhar com o Senhor! 

Josafá derrubou os altares idólatras e os totens pagãos. Mas não é bastante tirar os falsos deuses. É preciso mostrar a verdade. Por isso, enviou às cidades de Judá, príncipes, levitas e sacerdotes, para ensinar a Palavra do Senhor. Esses homens estavam dedicados a ministrar e ensinar o povo. 

Se derrubamos nossos ídolos, o Senhor precisa tomar esse lugar, que lhe é de direito. Precisamos conhecer Sua palavra. Para sabermos como serví-Lo. Como agradá-Lo.

Quando a Palavra foi ensinada, os hábitos mudados e a verdade instaurada, o temor do Senhor caiu sobre todos os reinos das terras que estavam ao redor de Judá. Até inimigos como os filisteus traziam presentes a Josafá.

Novamente vemos o tempo de paz sendo aproveitado. Josafá usou esse tempo para ensinar o povo e edificar fortalezas e cidades-armazéns. Mantinha muita munição e soldados treinados. Seus líderes eram homens como Amasias, que se apresentavam voluntariamente para servir ao Senhor. E como Eliadá, homem nobre e corajoso.

Ah, como precisamos de homens que se apresentem voluntariamente para servir ao Senhor, assim como nobres e corajosos. Somos desses?

Que possamos aprender com Josafá. Tantas lições preciosas.

Será que continuará fiel ao Senhor o fim? 

Meu coração chora por todos os Asas, por todos os Sauls, por todos os Jeroboões que tombaram pelo caminho.

Continuamos na próxima postagem. 

Espero você. Até já.

Texto semelhante:
http://www.espalhandoasemente.com/2018/07/caminhando-juntos.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário