sexta-feira, 12 de abril de 2019

2 Reis 24.1-20

Leitura do dia 12/04.

Na postagem anterior, vimos que Jeoacaz e Jeoaquim, filhos de Josias, não amaram ao Senhor.
http://www.espalhandoasemente.com/2019/04/2-reis-231-37.html

Agora, caminharemos através do capítulo vinte e quatro.

Jeoaquim e Judá estavam enviando suas riquezas para o Egito, mas durante seu governo, Nabucodonosor, rei da Babilônia, invadiu a nação. Jeoaquim foi obrigado a tornar-se seu vassalo por três anos. Depois de servir o Egito, agora serve a Babilônia.

Ao final de três anos, Jeoaquim rebelou-se contra Nabucodonosor. Sabe o que aconteceu?

O Senhor mandou tropas dos babilônios, dos sírios, dos moabitas e dos amonitas contra Jeoaquim e contra Judá, com o objetivo de os aniquilarem. Sim, você leu corretamente. Não foi Faraó Neco ou o rei Nabucodonosor, foi o Senhor dos Exércitos.

Por ordem expressa do Senhor, ordem expressa, todos esses fatos ocorreram contra Judá, para expulsá-lo da Sua presença por causa de todas as maldades e pecados cometidos por Manassés, e também devido ao sangue inocente que derramou em abundância, inundando Jerusalém de sangue sem culpa. Por isso o Senhor decidiu não perdoá-los, fazendo-os colherem as consequências do que plantaram. http://www.espalhandoasemente.com/2019/02/colhendo-o-que-foi-plantado.html

Faraó não teve coragem de enviar seus exércitos para além de suas próprias fronteiras depois que o rei da Babilônia ocupou todo o território que havia pertencido ao Egito. Nabucodonosor era muito poderoso.

Quando Jeoaquim morreu, seu filho Joaquim foi seu sucessor. Estava com dezoito anos. Governou três meses em Jerusalém. E, para nossa total tristeza, não fez o que era mal aos olhos do Senhor, fez o que era intolerável.

Acabou o tempo de Judá. As palavras do Senhor se cumprirão. Serão levados cativos para outros lugares (Deuteronômio 4.26-28).

Nesse tempo, os oficiais de Nabucodonosor sitiaram Jerusalém. O próprio Nabucodonosor veio à cidade. Joaquim, sua mãe, seus conselheiros, seus nobres e seus servos se renderam a ele.

Era o oitavo ano do reinado de Nabucodonosor. Ele tomou Joaquim e seu povo e os levou como prisioneiros. http://www.espalhandoasemente.com/2018/08/indo-para-o-exilio.html

Conforme o Senhor havia dito através de Isaías, ele retirou todos os tesouros da Casa do Senhor e do palácio real. Destruiu todos os utensílios sagrados de ouro que Salomão mandara fazer para o templo. http://www.espalhandoasemente.com/2019/04/2-reis-201-21.html

Que tristeza, ver a cidade que o Senhor escolhera para colocar Seu nome para sempre e o templo onde disse que habitaria, agora invadidos por um rei estrangeiro. Que os destruiu.

Nabucodonosor conduziu para o exílio toda Jerusalém. Todos os anciãos, líderes e homens de combate, todos os artistas e mil artesãos e artífices tiveram que abandonar Jerusalém. Dez mil pessoas. Só ficaram na terra os mais pobres e os doentes.

Também levou cativo para a Babilônia toda a força militar de Judá, composta de sete mil homens preparados para a guerra, fortes e treinados.

Colocou Matanias, tio de Joaquim, para reinar em seu lugar. Mudou seu nome para Zedequias.

Quando o Senhor muda o nome de alguém, está firmando Sua identidade na pessoa. Quando um inimigo muda, está tentando arrancar sua verdadeira identidade e imprimir-lhe outra.

Que sejamos fiéis ao Senhor, para desfrutar de Suas bênçãos, na terra que o Senhor tem nos dado.

Zedequias estava com vinte e um anos quando começou a reinar. Governou onze anos em Jerusalém. Também agiu de maneira que o Senhor reprova, como Jeoaquim, seu antecessor.

Depois de muito tempo exercendo misericórdia, enviando profetas, chamando ao arrependimento, o justo juízo e a ira do Senhor vieram sobre o povo de Jerusalém e de Judá. Foram todos expulsos de Sua presença.

Depois de um tempo, o rei Zedequias promoveu uma revolução contra o rei da Babilônia.

Continuamos na próxima postagem.

Espero você. Até já.

Textos semelhantes:
http://www.espalhandoasemente.com/2019/02/depois-da-misericordia-o-justo-juizo.html
http://www.espalhandoasemente.com/2019/02/colhendo-o-que-foi-plantado.html
http://www.espalhandoasemente.com/2019/02/o-naufragio-de-juda.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário