Leitura do dia 26/05.
Continuamos nossa caminhada através das páginas magníficas do Livro dos livros, a Palavra do Senhor. O único livro vivo.
Ontem vimos o desfecho maravilhoso da história de Jó. Seus questionamentos perderam o sentido depois que viu o Senhor e pôde se enxergar também. Essa revelação o consolou. E calou sua alma.
http://www.espalhandoasemente.com/2019/05/jo-401-4217.html
Hoje iniciamos um novo livro. O livro de Salmos. São 150 Salmos. Separados em cinco livros. O primeiro vai do Salmo 1 ao 41. O segundo, do 42 ao 72. O terceiro, do 73 ao 89. O quarto, do 90 ao 106. Quinto, do 107 ao 150. O primeiro livro é totalmente outorgado a Davi. Salmos são cânticos.
O Salmo um fala da bem-aventurança dos que andam nos caminhos do Senhor. Serão guardados. Estarão plantados junto às águas, tendo o sustento necessário.
Quanto aos ímpios não serão assim. São como palha levada ao vento. Não tem o sustento necessário.
A maior diferença entre os dois é que o Senhor guarda o caminho dos justos. Já o ímpio anda por um caminho que leva à destruição.
O Salmo dois fala sobre o Senhor Jesus. Davi teve uma revelação do Filho. Sabe que o Filho alcançará todas as nações para o Pai. E aconselha os reis e governantes da terra a inclinarem-se e obedecerem-No. http://www.espalhandoasemente.com/2016/03/o-deus-de-todas-as-nacoes.html
O Salmo três foi feito quando Davi fugia de Absalão.
http://www.espalhandoasemente.com/2019/03/2-samuel-151-37.html
http://www.espalhandoasemente.com/2019/03/2-samuel-161-23.html
Ele clama ao Senhor. Seu coração está pesaroso. Ainda assim, confia que o Senhor é seu escudo. Sabe que o Senhor o ouve. E, no meio daquele sofrimento todo, daquela fuga tão terrível, ele deita e dorme. E melhor, acorda em total segurança. Só existe um motivo para que isso tenha acontecido, o Senhor o guardara. Se não, estaria morto.
No Salmo quatro, que deveria ser acompanhado com instrumentos de corda, Davi pede que o Senhor o livre de sua angústia. Que ouça sua oração. Estão falando dele. Sua reputação está sendo questionada. Acusações falsas estão sendo levantadas contra ele.
Ainda assim, Davi fala que podem estar certos de uma coisa, o Senhor separa o fiel para Si. E o ouve.
Dá um sábio conselho para quando nos irarmos: que não deixemos a ira nos controlar. Que aproveitemos a noite para refletir, ficar em silêncio. E confiar no Senhor.
Muitos questionam se alguém lhes mostrará o bem. Ele, ao contrário, clama para que a luz do Senhor brilhe sobre nós.
Sabe que pode deitar e dormir, pois o Senhor, somente Ele, o guarda em segurança.
No Salmo cinco, que era para ser acompanhado com flauta, Davi pede que o Senhor ouça suas palavras e preste atenção a seus gemidos. É somente ao Senhor que ora.
Já ouviu dizer que oração nunca é demais? As pessoas saem orando para tudo que é divindade que consideram capazes de resolver alguma coisa. Davi pede que seja atendido, pois ora somente ao Senhor. O único que pode responder.
Por causa de Seu grande amor, entrará em Sua casa. E adorará o Senhor, com toda reverência. Como deve ser. Ele é Santo. Merece nossa total adoração e respeito.
Davi pede que os obstáculos do caminho do Senhor sejam removidos para que possa serví-Lo. Sabe que há obstáculos no caminho. Sabe que deve andar pelo caminho do Senhor e não pelo seu.
Ora para que seus inimigos sejam julgados e para que o Senhor coloque Sua proteção à disposição de todos que amam Seu nome.
Conhece o caráter do Senhor. Sabe que Ele abençoa os justos com Seu favor. E os protege como se fosse um escudo.
Sim, Ele é nosso escudo.
Que possamos adorá-Lo e reverenciá-Lo com temor, a cada dia.
Que possamos deitar e dormir, porque Ele, apenas Ele nos faz repousar em segurança.
Continuamos amanhã. Leremos do capítulo seis ao capítulo dez.
Espero você. Até lá.
Nenhum comentário:
Postar um comentário