quarta-feira, 29 de maio de 2019

Salmos 16.1-18.50

Leitura do dia 29/05.

Continuamos nossa caminhada pelo maravilhoso livro de Salmos.

Ontem vimos Davi clamar sobre a ruína dos alicerces e perguntar o que o justo pode fazer. Sabemos a resposta. Orar e agir. Como Zorobabel, Esdras e Neemias fizeram.
http://www.espalhandoasemente.com/2019/05/neemias-11-10.html

Vimos também seu clamor por justos e fieis. Onde eles estão? Somos um desses? Somos um dos que podem permanecer na presença do Senhor? http://www.espalhandoasemente.com/2019/05/salmos-111-155.html

Hoje caminharemos através dos capítulos dezesseis a dezoito.

O Salmo dezesseis começa com Davi pedindo que o Senhor o guarde. Ele é seu refúgio. Tudo de bom que tem, veio do Senhor. Como isso é verdadeiro! Tudo de bom que temos, veio do Senhor. Sim, simplesmente tudo.

E, como se vivesse em nossos dias, Davi responde, ainda que não lhe tenham perguntado, quem são os verdadeiros heróis.

Ah, não são os confinados em uma casa para serem bisbilhotados. Não são os que ganham milhões de euros jogando futebol ou qualquer outro esporte. E nem são os retratados em histórias em quadrinhos ou nas telonas.

“Os que são fieis aqui na terra são os verdadeiros heróis; tenho prazer na companhia deles”. – Salmo 16.3

Davi teve a oportunidade de conviver com muitos heróis verdadeiros. Jonatas foi um deles, amigo incomparável. Benaia, outro. Muitos de seus guerreiros também. Barzilai, seu amigo. Ele sabe o que está dizendo. http://www.espalhandoasemente.com/2016/02/jonatas-o-incontestavel.html
http://www.espalhandoasemente.com/2016/03/davi-e-seus-valentes.html

Fidelidade é algo raro na terra. Mas Davi não está falando apenas em fidelidade entre amigos. Fala daqueles que são fieis ao Senhor. Conviveu com Saul, que se desviou. E sabe o que acontece com os infiéis. Muitas são suas aflições.

Davi permanecerá fiel ao Senhor. Somente o Senhor é sua herança. Seu cálice de bênçãos. Uau! Ele guarda tudo que Davi possui. Davi só pode louvar ao Senhor, que o guia. Até à noite, na pior hora do dia, seu coração é ensinável. Sabe que o Senhor está sempre com ele.

Lembra como o cântico começa? Ele pede ao Senhor que o guarde. E sabe a resposta. Conhece o Senhor. Sabe que o Senhor lhe dará a alegria de Sua presença e por fim, o prazer de viver com Ele pela eternidade.

Davi, sendo um homem de Deus, profetiza sobre o Senhor Jesus, que não ficará entre os mortos. Não apodrecerá no túmulo. http://www.espalhandoasemente.com/2018/06/ele-nao-esta-morto.html

O Salmo dezessete também começa com um pedido. Davi pede que o Senhor ouça sua súplica. Está clamando por socorro. Com lábios sinceros.

Pede que o Senhor, que julga com imparcialidade, o declare inocente. Foi provado por Ele. Tomou uma decisão. Não quer pecar com suas palavras. E quer agir de acordo com Seus mandamentos. Seus pés não se desviaram do caminho do Senhor. E é assim que pretende continuar.

E quanto a nós? Por onde tem andado nossos pés? E como tem sido nossas palavras?

Davi pede que o Senhor o guarde dos perversos. Que o atacam. De tocaia. Como leões jovens e fortes escondidos. Precisamos estar alertas. Os ataques acontecem assim. São armadilhas. De lugares que, muitas vezes, não esperamos.

Davi afirma que o Senhor satisfaz a fome dos que lhe são queridos. Sabe também que, quando acordar, O verá face a face. E ficará satisfeito. Como não ficar? A morte não é o fim.

O Salmo dezoito é lindo demais! Davi o cantou quando o Senhor o livrou de todos os seus inimigos. E de Saul.

Declara seu amor pelo Senhor, sua rocha, sua fortaleza, seu libertador, seu rochedo. O lugar onde encontra proteção. Seu escudo. O poder que o salva. Seu lugar seguro.

Sabemos que Davi viveu muitos anos fugindo de Saul. Procurando e morado em esconderijos. Cavernas. Rochas. Fortalezas. Mas, ele sabe, que o Senhor é seu lugar seguro. De nada adiantaria ter se escondido, se o Senhor não fosse sua proteção. Foi Ele quem o livrou da morte. Quem o livrou de Saul. É Ele quem mantém sua lâmpada acesa. Quem ilumina a escuridão por onde passa. Onde vive.

Davi é um homem experimentado em fugir. Em se esconder. Para salvar sua vida. Quando canta, canta suas experiências. Sua vida. Pode atestar quem o Senhor é e, neste Salmo, fala sobre Seu agir.
Por causa do Senhor, Davi sabe que pode atacar qualquer exército. Saltar qualquer muralha. Não porque é poderoso. Não porque é um guerreiro forte, experimentado e valente. Mas porque o Senhor está com ele.

Davi, que depois de ter sido ungido rei, teve sua vida completamente bagunçada, afirma, com todas as letras e com toda convicção, que o caminho do Senhor é perfeito.
http://www.espalhandoasemente.com/2016/01/davi-voce-eu-e-os-processos.html
http://www.espalhandoasemente.com/2016/02/davi-voce-eu-e-os-processos-parte-2.html

Quantas vezes fugiu? Quantas noites ficou acordado, imaginando a morte espreitando (o que era verdade)? Quantas vezes teve que se esquivar da lança de Saul? Ainda assim, reconhece que o caminho do Senhor é perfeito.

Conseguimos, também, enxergar Seu caminho perfeito? Isso é confiança!

Ele sabe que tudo vem do Senhor. É o Senhor, e não uma técnica ou filosofia, que o reveste de força. Que remove os obstáculos de seu caminho. Que torna seus pés ágeis. Que o sustenta quando anda pelos montes. Que treina suas mãos para a batalha. Que fortalece seus braços para conseguir manejar o arco de bronze, com destreza. Que lhe deu o escudo da vitória. Que o sustenta com Sua mão direita. Que o engrandece com Seu socorro. Que lhe abriu um caminho largo. Sim, foi o Senhor. Somente o Senhor.

Que, como Davi, nossa confiança esteja nEle. Não em lições de coaching ou psicologia. Não em estudos de neurociência ou alinhamento quântico. O Senhor, através de Sua Palavra tem todas, repito, todas as respostas que precisamos. Para todas as áreas de nossas vidas. Sua Palavra é atual. E viva. Essas ciências podem até atingir sua alma, a Palavra atinge, também, seu espírito. É completa. Suficiente.

"Pois a Palavra de Deus é viva e poderosa. É mais cortante que qualquer espada de dois gumes, penetrando entre a alma e o espírito, entre a junta e a medula, e trazendo à luz até os pensamentos e desejos mais íntimos". - Hebreus 4.12

Temos a ferramenta perfeita, a espada do Espírito.

"Usem a salvação como capacete e empunhem a espada do Espírito, que é a Palavra de Deus". - Efésios 6.17

Continuamos amanhã. Leremos a partir do capítulo dezenove. Até o vinte e dois.

Espero você. Até lá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário