sexta-feira, 28 de junho de 2019

Salmos 120.1-124.8

Leitura do dia 24/06.

Continuamos nossa caminhada pelo livro de Salmos.

Nas últimas postagens vimos o Salmo cento e dezenove. O capítulo mais longo da Bíblia. É um Salmo dividido em vinte e duas estrofes de oito versos cada. http://www.espalhandoasemente.com/2019/06/salmo-1191-176.html

Agora, caminharemos pelos Salmos cento e vinte ao Salmo cento e trinta. Esses onze salmos eram cânticos para os peregrinos a caminho de Jerusalém.

Conseguimos imaginar várias famílias caminhando e cantando, subindo a Jerusalém para apresentarem-se diante do Senhor.

Na primeira postagem, leremos até o Salmo cento e vinte e quatro.

No Salmo cento e vinte, o salmista canta que em sua angústia clamou ao Senhor. Pediu que o livrasse dos mentirosos e enganadores. Ele respondeu sua oração.

Está distante de sua terra. É horrível morar entre os que odeiam a paz. Sempre que fala de paz, seus vizinhos querem guerra.

Se estivermos passando por tal situação, não desanimemos, o Senhor está conosco. Sempre.

No Salmo cento e vinte e um olha para os montes. Pergunta de onde virá seu socorro. Ele mesmo responde. Seu socorro vem do Senhor. O Criador dos céus e da terra. Ele não deixará que seus pés tropecem. Ele é o que nos guarda. Não cochilará. Quem guarda Israel nunca cochila. Nem dorme. Na verdade, nem pisca. Nada escapa a Seus olhos. Estamos bem guardados.

O Senhor é nosso protetor. Está ao nosso lado. Como uma sombra que nos abriga. Assim, o sol não nos fará mal de dia. Nem a lua, de noite. O Senhor nos guardará de todo mal. Ele guarda nossas vidas. Ele nos guarda todos os dias. O tempo todo. Agora e sempre. Para sempre.

O Salmo cento e vinte e dois foi composto por Davi. Ele canta que ficou alegre quando o convidaram a ir à casa do Senhor. Canta que agora está lá, Junto às portas de Jerusalém. Que é uma cidade bem construída. Com muros fortes. Firmes e compactos. Todas as tribos de Israel vão até lá. Para dar graças ao nome do Senhor, de acordo com Sua lei.

Em Jerusalém estão os tronos de onde se pronunciam os julgamentos. Os tronos da dinastia de Davi. Canta assim, crendo nas promessas que o Senhor lhe fez. Que sua dinastia não terá fim.
http://www.espalhandoasemente.com/2019/03/2-samuel-71-29.html

Conclama o povo a orar pela cidade. Que sejam prósperos todos que a amam. Que haja paz dentro de seus muros. Prosperidade em seus palácios. Sua oração é em favor de sua família. De seus amigos. Da casa do Senhor. Por isso, Davi buscará sempre o bem de Jerusalém.

No Salmo cento e vinte e três, o salmista levanta seus olhos para o Senhor, o Deus que habita nos céus Canta que continua olhando para Ele, esperando por compaixão. Da mesma forma que os servos olham para as mãos de seus senhores e as servas para as mãos de suas senhoras. Clama que o Senhor tenha misericórdia. Todos estão cansados de tanto desprezo. Exaustos de tanta zombaria dos orgulhosos. Do desprezo dos arrogantes.

Que nossos olhos estejam fixos no Senhor, mesmo nestes momentos de total desespero. Principalmente nestes momentos.

O Salmo cento e vinte e quatro também é de Davi. Ele pergunta o que seria dele, de todo Israel, de nós, se o Senhor não estivesse ao nosso lado. Sim, o que seria de nós se o Senhor não estivesse ao nosso lado quando os inimigos vieram em nosso ataque? Ah, com certeza, eles nos teriam engolidos vivos. As águas teriam nos encoberto. A correnteza teria nos carregado e nos afogado. Teríamos morrido.

Louvado seja o Senhor. Ele não permitiu que nos despedaçassem com seus dentes. Sim, graças ao Senhor, escapamos. Como um pássaro que foge da armadilha do caçador. A armadilha foi quebrada. Foi o Senhor quem a quebrou. Não tínhamos como escapar. Mas o Senhor é o nosso socorro. E nos socorreu. Estamos livres!

“Jesus disse aos judeus que creram nEle: Vocês são verdadeiramente meus discípulos se permanecerem fiéis a meus ensinamentos. Então conhecerão a verdade, e a verdade os libertará”. – João 8.32

Somos livres no Senhor. Ele é nosso libertador. Nosso resgatador.
https://www.youtube.com/watch?v=I3Kuli-lAEM&list=RDI3Kuli-lAEM&start_radio=1

Continuamos na próxima postagem.

Espero você. Até já.

Nenhum comentário:

Postar um comentário