sexta-feira, 28 de junho de 2019

Salmo 119.1-176

Leitura do dia 23/06.

Continuamos nossa caminhada através do livro de Salmos.

Ontem vimos que devemos apenas adorar o Senhor. Tornamo-nos semelhantes ao que adoramos. Os ídolos são cegos, surdos, mudos, inertes. Não podemos adorá-los. Seremos como eles.

Também vimos a pergunta do salmista: “Que posso oferecer ao Senhor por tudo que Ele me tem feito?” Sua resposta, como a nossa deve ser, é celebrar Seu livramento e louvar Seu nome. http://www.espalhandoasemente.com/2019/06/salmos-1151-11829.html

Hoje, caminharemos pelos versículos do Salmo cento e dezenove. O capítulo mais longo das Escrituras. Este Salmo também é um poema acróstico. Possui vinte e duas estrofes. Cada uma começa com uma letra do alfabeto hebraico. Em sucessão. Cada estrofe possui oito versículos. Cada um destes versículos começa com a letra referente à sua estrofe.

Quem me conhece sabe que amo “ordem alfabética”. É assim que guardo meus CD’s, DVD’s e livros. Rigorosamente em ordem alfabética. Gosto disso. Mas gosto ainda mais do assunto deste salmo. Que criatividade a do salmista! Iniciemos nossa caminhada. Passo por passo. Estrofe por estrofe. Versículo por versículo. Cada postagem uma estrofe, uma letra.

Álef
Quem conhece o Senhor e O segue sabe que o salmista está certo ao dizer que esses são felizes. Sim, os íntegros. Integridade é completude. Só somos íntegros se estivermos no Senhor. Foi Ele quem nos fez. Sabe como funcionamos. Conhece nosso espírito, nossa alma, nosso corpo. Nos entende. Nos dá a felicidade que é como Sua paz, excede todo o entendimento (Filipenses 4.7).

Os que obedecem Seus mandamentos são felizes. Seus mandamentos não são restritivos como muitas vezes pensamentos. Seus mandamentos são protetivos. Como um pai que ordena que o filho não mexa no fogo para não se queimar.

Quem obedece Seus mandamentos não pratica o mal. Não consegue. Está andando em Seus caminhos. Os caminhos que Ele nos encarregou de seguir fielmente.

Que desejemos como o salmista, termos em nossas ações os reflexos de Seus decretos. Assim, não ficaremos envergonhados quando meditarmos em Seus mandamentos. Estaremos seguindo-os. Obedecendo.

Daremos graças ao Senhor por vivermos corretamente, à medida que aprendermos Seus justos estatutos. Como é uma constante e uma caminhada ascendente, cada vez daremos graças com mais alegria.

Sim, Senhor, obedeceremos Seus decretos. Por favor, não desista de nós! Somos falhos, precisamos de correção. Muitas vezes não passamos pelas lições. Não obedecemos como deveríamos. Ainda assim, clamamos, não desista de nós.

Bêt
O Salmista, preocupado com o jovem, pergunta como este pode se manter puro. Ele mesmo, sabiamente, responde. A única maneira do jovem (ou qualquer um) manter-se puro é obedecendo às Palavras do Senhor. Não há outro caminho. Não há outra maneira. Não existe um “sabão espiritual”.

Ele pede ao Senhor que o conserve, que não permita que se desvie de Seus mandamentos. Afinal, de todo seu coração buscou ao Senhor. Guardou Sua palavra no coração para não pecar contra o Senhor. Não é suficiente guardarmos Sua palavra em nossa mente. É preciso que a guardemos também em nosso coração. É em nosso coração que decidimos. Antes até que em nossa mente.

Está tão empolgado com os mandamentos do Senhor que O louva, pedindo que ensine Seus decretos. Ate os recitará em alta voz. Para que todos conheçam. E aprendam.

Alegrou-se com o caminho que foi apontado pelos Seus preceitos, tanto como com muitas riquezas. Ah, que alegria essa! Seus caminhos são maravilhosos. Podemos nos alegrar com eles. Tanto como com, não apenas uma, mas muitas riquezas. Esse caminho, apontado por Seus preceitos, é o melhor caminho, o que nos conduz ao verdadeiro sucesso, à verdadeira felicidade.

"A benção do Senhor traz riqueza, e ele não permite que a tristeza a acompanhe". - Provérbios 10.22

Por isso, meditará em Suas ordens e refletirá em Seus caminhos. Terá prazer em Seus decretos. Não se esquecerá de Suas palavras.

Que façamos o mesmo.

Guímel
O salmista pede que o Senhor o trate com bondade. Que abra seus olhos. Considera-se um estrangeiro na terra. Pede que o Senhor não esconda Seus mandamentos dele. Que não permita que zombem dele. Sua alma está angustiada. Até os príncipes se reúnem para falar dele. Contra ele. Que situação!

Ainda assim, deseja viver e obedecer à Palavra. Quer ter os olhos abertos para ver as maravilhas da Sua lei. Somente com nossos olhos abertos, pelo Senhor, conseguimos enxergar essas maravilhas. Conseguimos ser gratos pela Sua lei, que não nos reprime, nos protege.

Constantemente tem intenso desejo pelos decretos do Senhor. Sabe que dão vida. Continua obedecendo Seus preceitos. Meditando em Seus decretos. Tendo prazer em Seus preceitos. São Seus preceitos que dão os sábios conselhos dos quais precisa para viver.

Como deve ser conosco.

Dálet
O salmista está muito angustiado. Prostrado no pó. Pede que o Senhor restaure sua vida através de Sua Sua palavra. Sabe que a Palavra do Senhor é vida.

Ele relatou seus planos ao Senhor. O Senhor o respondeu. Agora pede que ensine Seus decretos. Que o ajude a entender Suas ordens, para que possa meditar em Suas maravilhas.

Sua alma chora de tristeza. Pede que o Senhor o fortaleça. Pela Sua palavra. Que o afaste do caminho da mentira. Que lhe dê o privilégio magnífico de conhecer Sua lei.

Muitas vezes não conseguimos entender Suas ordens, ainda assim, precisamos meditar em Suas maravilhas. E obedecer. Dizer sim.

Que façamos como o salmista. Ele escolheu o caminho da verdade. Decidiu viver de acordo com os estatutos do Senhor. Foi uma escolha que fez. Tomou uma decisão. Apegou-se a Seus preceitos. Pede que o Senhor não permita que seja envergonhado.

Buscará Seus mandamentos. O Senhor aumentou o entendimento que tinha. Sim, os que buscam Seus caminhos têm entendimento.

Que sejamos como ele.

He
O salmista continua pedindo que o Senhor lhe ensine Seus decretos. Ele os guardará até o fim.

Pede que lhe dê entendimento. Assim, obedecerá Sua lei e de todo coração a colocará em prática. Ponto principal. De nada adianta conhecer se não colocarmos em prática. De todo o coração.

Pede que o Senhor o ensine a andar por Seus mandamentos. Sente prazer neles. Consigo imaginar os mandamentos do Senhor, uma após o outro, fazendo um grande e lindo caminho. Pelo qual devemos andar.

Faz uma oração muito impressionante. Pede que o Senhor lhe dê entusiasmo (sopro de Deus) pelos Seus decretos, não pela ganância. Não consigo ver o sopro de Deus misturado à ganância. Mas, infelizmente, muitos confundem a euforia pela ganância com algo vindo do Senhor. Que possamos orar como o salmista. E nos livrarmos dessa euforia. Que sejamos tomados pelo entusiasmo por Seus decretos, não por riquezas. Ou cargos. Ou bens. Ou influência. Ou poder.

Que desejemos também que nossos olhos parem de olhar coisas inúteis. E que sejamos restaurados por Sua palavra. Que sejamos afastados de nossos próprios caminhos vergonhosos. Acredite, os estatutos do Senhor são bons. Seus caminhos são caminhos de vida.

Que, como o salmista, desejemos obedecer Suas ordens e tenhamos nossas vidas restauradas por Sua justiça.

Como ser restaurado por Sua palavra se não a conhecermos? Que nossas Bíblias estejam abertas, riscadas, rabiscadas, envelhecendo pelo uso. E não mofando num canto qualquer. Esquecida.

Vav
O salmista pede ao Senhor que lhe dê Seu amor e a salvação prometida. Assim, poderá responder aos que o insultam.

Pede também que não retire dele a palavra da verdade. Confia em Sua palavra. Seus estatutos são sua esperança. Não colocou sua esperança em riquezas, mas nos estatutos do Senhor. Que são verdadeiros. E eternos.

Afirma que continuará obedecendo Sua lei. Para sempre.

Canta que andará em liberdade pois se dedicou às ordens do Senhor. Diferente do que muitas vezes acreditamos, obedecer Suas ordens nos dá liberdade. O que causa escravidão é o pecado. Não obediência ao Senhor. Suas ordens são acompanhadas de liberdade. Seus mandamentos são protetivos. Não opressivos.

O Senhor disse a Caim: "Se você fizer o que é certo, será aceito. Mas, se não o fizer, tome cuidado! O pecado está à porta, à sua espera, e deseja controlá-lo, mas é você quem deve dominá-lo" (Gênesis 4.7). Se algo nos domina, somos escravos. Não livres.

Por ser livre, falará de Seus preceitos a reis. Sem sentir vergonha. Se os reis obedecerem ao Senhor, serão bem-aventurados.

"Provem e vejam que o Senhor é bom! Como é feliz o que nEle se refugia!" - Salmos 34.8

Ah, ele tem prazer em Seus mandamentos. Ama cada um deles. A ponto de celebrá-los. E, como devemos fazer, medita constantemente em Seus decretos.

Sabemos que os que meditam dia e noite na Sua lei e tem prazer nela, serão como árvores plantadas à margem dos rios. Dão fruto no tempo certo. Suas folhas nunca murcham. Prosperam em tudo que fazem (Salmo 1.2,3).

Zain
O salmista começa com uma oração. Pede que o Senhor lembre da promessa que lhe fez.

Sua promessa é sua esperança. Ele crê que a promessa se cumprirá. Virá à existência. Ele a verá. Ela renova suas forças. Consola-o nos tempos de aflição. Ele pode olhar para trás e ver a bondade e a misericórdia do Senhor a seguí-lo. Pode olhar para frente, crendo em Sua promessa. E prosseguindo.
http://www.espalhandoasemente.com/2019/06/salmos-231-6.html

Os orgulhosos o desprezam. Ainda assim, confia e não se desvia das leis do Senhor. Medita em Seus estatutos. Que são muito antigos. Eles o consolam de maneira magnífica.

O salmista fica furioso com os perversos por rejeitarem a lei do Senhor. Quanto a ele, canta Seus decretos. Eles são o tema de suas canções.

À noite, depois que todos os afazeres terminam e ele descansa, pensa no Senhor. Em Sua identidade. Quem é o Senhor? Tem aprendido em Sua palavra. Por isso, obedece Sua lei. Como não obedecer um Senhor que nos ama de forma incondicional?

Passa seus dias como devemos passar os nossos. Obedecendo Suas bondosas ordens.

Hêt
O salmista declara que o Senhor é sua herança! Oh, que herança maravilhosa. Tê-Lo para sempre. Nada pode ser comparado a tão grande tesouro.

Ele promete obedecer Suas palavras. Busca Seu favor de todo coração. Pede que o Senhor tenha misericórdia, como lhe prometeu.

Refletiu sobre o rumo de sua vida e resolveu seguir Seus preceitos. E quanto a nós? Refletimos também? Para onde estamos indo? Que rumo temos tomado? Diante dessa reflexão, o que resolvemos? A quem seguiremos?

Estamos sempre seguindo alguém. Mesmo se estivermos escondidos embaixo de nossas camas, sem nada querer encarar. Que tomemos a decisão de seguir os preceitos do Senhor. Eles nos levarão ao caminho certo. Ao caminho da vida.

Que façamos como o salmista. Depois que refletiu, decidiu. Depois que decidiu, se apressou para, sem demora, obedecer Seus mandamentos.

Não foi fácil. Os perversos tentaram arrastá-lo. Não querem cometer suas maldades sozinhos. Ele, porém, não se deixou levar. Não se esquecerá da lei do Senhor.

"Meu filho, se os pecadores quiserem seduzi-lo, não permita que isso aconteça". - Provérbios 1.10

Levanta-se à meia-noite e dá graças ao Senhor por Seus estatutos. Como valoriza os mandamentos do Senhor! É amigo de todos que O temem. Dos que obedecem Suas ordens.

Olha para e terra e vê que Seu amor a enche. Por isso, deseja aprender, a cada dia, Seus decretos.

Que façamos como ele!

Que sigamos o conselho do Senhor: “Arrependam-se e afastem-se de seus pecados, e não permitam que eles os derrubem. Deixem toda a sua rebeldia para trás e busquem um coração novo e um espírito novo. Por que morrer, ó povo de Israel? Não é meu desejo que morram, diz o Senhor Soberano. Arrependam-se e vivam!” (Ezequiel 18.30a-32).

Tét
O salmista começa dizendo que o Senhor tem feito muitas coisas boas. Para ele. Tal qual prometeu. Suas promessas não falham.

Podemos ver tantas coisas boas que o Senhor tem nos feito. Podemos, como aquela velha canção diz, contar as benção. Veremos surpresos quanto o Senhor já vez. https://www.youtube.com/watch?v=de9M-_SztJY

Sua oração é que o Senhor lhe dê conhecimento. Ele crê em Seus mandamentos. Lembra-se e canta para todos ouvirem, que antes de ser disciplinado vivia desviado. Agora, segue a palavra do Senhor de perto.

Não podemos ficar sem disciplina. Não podemos viver sem limites. Limites nos protegem. Tal qual a lei da gravidade.

Ainda que tenha sido disciplinado e na verdade, por ter sido disciplinado, reconhece que o Senhor é bom e faz somente o bem. Deseja aprender Seus decretos.

Os arrogantes mentem a respeito do Senhor. Não reconhecem Seu cuidado, Sua bondade. Não querem regras, leis, limites.

Ele tem prazer em sua lei. O sofrimento foi bom. Ele o ensinou a dar atenção aos decretos do Senhor. Como uma criança que desobedece o pai e cai em uma ribanceira. Vai aprender a obedecer. Verá que a ordem era para sua proteção. O decreto foi dado por amor.

Por tudo que aprendeu, o salmista considera a lei do Senhor preciosa. Mais preciosa que milhares de peças de ouro e de prata.

Ah, que aprendamos também. Não apenas a obedecer, mas a valorizar Suas leis. Elas são realmente mais valiosas que milhares de peças de ouro e prata. Ninguém pode roubar Seus ensinamentos de nós. Tornam-se parte de nossas vidas. Para sempre.

Iode
O salmista reconhece que foi formado pelo Senhor. Pede que lhe dê entendimento para aprender Seus mandamentos.

O que é aprender Seus mandamentos? Não são fáceis?

Ah, precisamos aprender o que está por trás de cada mandamento. Qual a motivação de cada um deles. Assim, realmente aprenderemos. Não os saberemos de cor. Viveremos cada um deles.

Seu desejo é ser um motivo de alegria para todos que temem ao Senhor. Que seja exemplo. Colocou toda sua esperança em Sua palavra. Sabe que Seus estatutos são justos. Que foi disciplinado por causa da fidelidade do Senhor. Que agora, depois de disciplinado, Seu amor o console. Que Sua compaixão o cerque. Para que viva. Tem prazer em Sua lei.

Deseja que os arrogantes, que mentiram a seu respeito, sejam envergonhados. Ele, no entanto, meditará nas ordens do Senhor. Que todos que O temem unam-se a ele. Sim, todos que conhecem Seus preceitos.

E, ah, que seja inculpável na obediência a Seus decretos. Assim, jamais será envergonhado. Que essa seja nossa oração. Sermos inculpáveis.

Que sigamos o conselho de Paulo: “Levem uma vida pura e inculpável como filhos de Deus, brilhando como luzes resplandecentes num mundo cheio de gente corrompida e perversa. Apeguem-se firmemente à mensagem da vida”. – Filipenses 2.15b-16a

Kaf
O salmista está cansado. Como muitas vezes ficamos. Sente-se exausto de tanto esperar pelo livramento do Senhor, que a seu ver está demorando. Ah, como nos sentimos assim também. Esperamos e esperamos, achando que nunca virá. Ainda assim precisamos colocar nossa esperança em Sua palavra.

Seus olhos estão se esforçando para ver Sua promessa cumprir. Ele grita: quando o Senhor me consolará? Sente que, de tanto esperar, está enrugado, como uma vasilha de couro exposta por muito tempo à fumaça. Ainda assim, não se esquece de Seus decretos. Não pode. Como também não podemos. Mesmo quando estamos cansados. Exaustos. Com o rosto enrugado. E os olhos lacrimejados.

Está em perigo. Os arrogantes que não seguem a lei do Senhor (se seguissem, não seriam arrogantes). Abriram uma cova funda para pegá-lo. Quase acabaram com ele. Por isso está angustiado. Cansado de esperar. Ainda assim, cansado, confia que todos os mandamentos do Senhor são confiáveis. Não abandonou Suas ordens. Continuará obedecendo Seus preceitos. Pede que o Senhor o proteja daqueles que o perseguem sem motivo. Que, por Seu amor, preserve sua vida.

Está difícil? Vamos continuar. Só mais um pouco. Ele, com certeza, não nos abençoará. Suas promessas são fiéis. http://www.espalhandoasemente.com/2016/06/so-faltam-tres-dias.html

Que clamemos por Seu renovo. Que confiemos nEle. Em Sua palavra.

“Mas os que confiam no Senhor renovam suas forças; voam alto, como águias. Correm e não se cansam, caminham e não desfalecem”. – Isaías 40.31

Lâmed
O salmista fala da palavra do Senhor. Ela está firme nos céus. Sua fidelidade se estende através das gerações. Duradoura como a terra. Seus estatutos permanecem até hoje. Ela é atual. Leia e verá que foi escrita para nós. Nossos dias. Nossas circunstâncias. E tudo está a serviço de Seus planos. Volte a ler a última frase. Sim. Tudo está a serviço de Seus planos.

“E sabemos que Deus faz todas as coisas cooperarem para o bem daqueles que o amam e que são chamados de acordo com Seu propósito”. – Romanos 8.28

Será que é verdade? Sim, tudo está a serviço dEle e Seus planos. Lembra-se de José? Foi Ele, não seus irmãos que o levaram ao Egito.
http://www.espalhandoasemente.com/2019/06/salmos-1051-45.html
http://www.espalhandoasemente.com/2015/11/amo-filmes.html

Mesmo quando estamos sofrendo e chorando, Ele fará com que aquela situação coopere para o nosso bem. Mesmo quando não conseguimos enxergar. Mesmo quando nos sentimos como o salmista versículos atrás, enrugados, de tanto esperar, como uma vasilha de couro na fumaça (Salmo 119.83).

Para passarmos por essas situações precisamos ter Sua lei como nosso prazer. Se não, com certeza, morremos em nosso sofrimento e não enxergamos Seus propósitos. Isso quase aconteceu comigo.

Que jamais esqueçamos Suas ordens. É por meio dela que o Senhor nos dá vida. Somos dEle. Que Ele nos salve. Temos buscado conhecer e obedecer Suas ordens. Mesmo que o perverso fique à espreita. É em Seus preceitos que devemos meditar. Não nas circunstâncias ao nosso redor.

O salmista percebe que até a perfeição tem limite. Mas não há limite para os mandamentos do Senhor. Eles nos protegem. Nos dão vida.

Mem
Nesta estrofe, o salmista começa reconhecendo o quanto ama a lei do Senhor. Pensa nela o dia todo.

Seus mandamentos o fazem mais sábio que seus inimigos. Seus mandamentos o guiam.

Por causa de Seus mandamentos e de viver meditando neles, tem mais prudência até que seus mestres. Tem mais entendimento que os idosos porque obedece Suas ordens.

E assim ele segue a vida. Com prudência. Recusando-se a andar em qualquer tipo de caminho mau. Não se afastará de Seus estatutos. O Senhor foi um excelente professor. Ensinou muito bem.

Suas palavras são doces. Mais doces que o mel. Suas ordens dão discernimento. Nos livra dos caminhos falsos. Discernimento significa reconhecer o que é certo e o que é errado.

Que possamos amar Sua lei, tal qual o salmista. Que tenhamos discernimento. E andemos pelos caminhos verdadeiros do Senhor. Que odiemos e nos afastemos de todo caminho falso.

Nun
O salmista começa a estrofe declarando que a palavra do Senhor é lâmpada para seus pés. Luz para seu caminho.

Pensemos um pouco naquela época. Quando anoitecia, normalmente as pessoas estavam em suas casas. E, na maioria das vezes, prontas para dormir. Mas, se precisassem, por qualquer motivo que fosse, sair à noite, como fazer? Havia uma “lâmpada” que iluminava apenas uns passos à frente, para a pessoa não tropeçar. Ela precisava olhar para a lâmpada, para saber o caminho que estava andando.

Sim, Sua palavra é lâmpada para nossos pés. Luz para nossos caminhos. Ela nos guia a cada passo. Nos mostra se estamos ou não no caminho certo. Tem dúvida de alguma coisa? Abra sua Bíblia. Estude-a. Alimente-se dela. Ame-a. Ela é luz para nossos caminhos.
http://www.espalhandoasemente.com/2016/01/isaias-1.html

Lembra que uma vez prometeu ao Senhor que obedeceria a Seus justos estatutos. Agora, volta a prometer. Não se afastará deles.

Sofreu muito. Pede que o Senhor restaure sua vida. Como havia prometido. Também pede que aceite Sua oferta de louvor. Uma oferta agradável ao Senhor. Que não envolve nenhum tipo de barganha. Também pede que lhe ensine Seus estatutos.

Está sempre em perigo. Sua vida está por um fio. Ainda assim, não se esquecerá da lei do Senhor. Há armadilhas preparadas contra ele, por toda a parte. Não cairá nelas. Não se desviará de Suas ordens.

Os preceitos do Senhor são seu tesouro permanente. O prazer de seu coração. Está decidido a cumprir Seus estatutos. Para sempre. Até seu último suspiro.

Qual tem sido nosso tesouro? Seus preceitos são um tesouro que ninguém pode roubar. Se estiverem guardados em nossos corações.

Que, como o salmista, estejamos decididos a cumprir Seus estatutos. Afé o fim.

Sâmeq
O salmista não suporta pessoas inconstantes, que uma hora seguem o Senhor, outra não. Ele ama Sua lei. O Senhor é seu refúgio. Seu escudo. Sua palavra é sua esperança. Não quer a companhia dos que praticam o mal. Ao contrário destes, obedecerá os mandamentos do Senhor, seu Deus.

Pede que o Senhor o sustente, como prometeu. Para que viva. Que sua esperança não seja frustrada. Se o Senhor sustentá-lo, será salvo. Salvo, poderá meditar continuamente em Seus decretos.

Lembra que o Senhor rejeita todos que se afastam de Seus decretos. Se afastam dEle. Enganando a si mesmos. O Senhor remove os ímpios da terra.

O salmista declara que estremece diante do Senhor. Sente um temor reverente por Seus estatutos.

Que nossa esperança também esteja nEle. Que amemos Sua lei. Que Ele seja nosso refúgio. Nosso escudo. A cada dia.

Que O obedeçamos e tenhamos temor reverente por Seus estatutos. Ah, que não modifiquemos ou interpretemos a Palavra a nosso bel prazer, para nos satisfazer, mas que tenhamos temor reverente. Sua palavra ilumina nossos caminhos.

Áin
O salmista, sempre em constante luta, como temos visto ao longo do Salmo, pede que o Senhor não o entregue a seus inimigos.

Tem agido de maneira justa e correta. Clama que o Senhor lhe garanta o bem. Que não permita que os arrogantes o oprimam.

Em meio às lutas e angústias, seus olhos se esforçam para que veja o livramento do Senhor. O cumprimento de Sua justa promessa. Como precisamos fazer.

Lembra ao Senhor que é Seu servo. Que o Senhor o trate conforme Seu amor. E lhe ensine Seus decretos. Que lhe dê discernimento. Para que entenda Seus preceitos. Essa também deve ser nossa oração. Que o Senhor nos dê discernimento em meio a um mundo egocêntrico, que anda na contramão do Senhor. Que torce leis e direitos.

Seu coração grita que já é hora do Senhor agir. Violaram Sua lei.

Não temos, também, clamado dessa maneira? Em breve o Senhor se levantará. Creia.

Que, tal qual o salmista, amemos Seus mandamentos. Mais que o ouro. Sim, mais que o ouro puro. Que as riquezas, o poder, ou qualquer outro ídolo não ganhe nossos corações. Que amemos o Senhor mais que o ouro. Cada um de Seus mandamentos é reto. https://www.youtube.com/watch?v=0rU0ZNV8L7U

Que odiemos todo e qualquer caminho falso. Só há apenas um caminho. Só Jesus é o caminho, a verdade e a vida.

“Jesus disse: Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém pode vir ao Pai senão por mim”. – João 14.6


O salmista declara, com toda razão, que os preceitos do Senhor são maravilhosos. Por isso ele os obedece. Sim, Seus preceitos são maravilhosos. Não são mesquinhos. Estão sempre visando o nosso bem.

O ensinamento da Sua palavra esclarece. Até os ingênuos passam a ter entendimento. Sua palavra é viva. Não é difícil como muitos acreditam. Que oremos e voltemos nossos olhos para ela, para seus ensinamentos.

Como são maravilhosos, o salmista suspira de desejo pelos mandamentos do Senhor. Pede que o Senhor venha e lhe mostre Sua misericórdia. Sabe que o Senhor a mostra a todos que amam Seu nome. E quem conhece Seus mandamentos, ama Seu nome. Impossível não amar.

Pede que seus passos sejam firmados em Sua palavra. Para que o pecado não o domine. Quem é dominado, é escravo. Se não seguimos o conselho do Senhor, dado primeiramente a Caim, seremos escravos, como ele foi. Completamente dominado. A ponto de assassinar seu irmão. Por inveja.
http://www.espalhandoasemente.com/2019/01/genesis-41-26.html

"Se você fizer o que é certo, será aceito, Mas, se não o fizer, tome cuidado! O pecado está à porta, à sua espera, e deseja controlá-lo, mas é você quem deve dominá-lo." - Gênesis 4.7

O salmista pede ainda que o Senhor olhe para ele com favor. Que lhe ensine Seus decretos. Mas, não está preocupado apenas com ele. Como tem observado os mandamentos do Senhor, sabe que também precisa se importar com os outros. Em sua canção nos diz que chora muito, como se rios de lágrimas brotassem de seus olhos. Qual o motivo? Não tem dinheiro? Não ocupa determinado cargo? Não gera certa influência? Não tem um excelente emprego? Não tem o carro ou a casa que deseja? Não está satisfeito com sua aparência? Não. Ele chora porque as pessoas não cumprem a lei do Senhor. Sabe como tudo seria muito diferente se as cumprisse. Por isso chora. Por um motivo verdadeiramente digno.

Que também choremos pelas pessoas que não cumprem Suas leis. Que intercedamos por elas. Que as alcancemos com orações e amor.

Tsade
Essa estrofe começa com o reconhecimento de que o Senhor é justo. Seus estatutos são totalmente imparciais. Seus preceitos, perfeitos. Confiáveis.

O salmista se indigna porque seus inimigos desprezam a palavra do Senhor. Se fosse diferente, não seriam seus inimigos, certo?

Já viveu o cumprimento das promessas do Senhor. Foram plenamente comprovadas. Por isso, ele as ama. Considera-se pequeno, insignificante e até desprezado, ainda assim, não se esquece das ordens do Senhor.

Sabe que Sua justiça é eterna. Sua lei é verdadeira. Quando está em aflição e angústia, encontra prazer em Seus mandamentos. Seus preceitos são sempre justos. Sempre. Pede que o Senhor o ajude a entendê-los. Para que viva.

Que sejamos como o salmista. Que reconheçamos que o Senhor é justo. Que Seus estatutos são imparciais. Ele é imparcial. Podemos seguir Seus preceitos. São perfeitos e confiáveis.

Que, quando a aflição e a angústia vierem sobre nós, pesando nossas vidas, nos puxando para baixo, que encontremos prazer em Seus mandamentos. Eles nos dão vida.
http://www.espalhandoasemente.com/2019/06/salmos-381-4113.html

“Esperei com paciência pelo Senhor; Ele se voltou para mim e ouviu meu clamor. Tirou-me de um poço de desespero, de um atoleiro de lama. Pôs meus pés sobre uma rocha e firmou meus passos.” – Salmo 40.1-2

Qof
Esta estrofe é iniciada com uma oração profunda. O salmista ora de todo coração. Clama que o Senhor o responda. Obedecerá Seus decretos. Pede que o livre. Para que obedeça Seus preceitos.

Ele se levanta cedo. Antes do nascer do sol. Quando ora. E coloca sua esperança nas promessas do Senhor. Desperta de madrugada. Para refletir em Suas palavras.

Sua mente está sempre voltada para o Senhor. Como a nossa deve estar.

“Uma vez que vocês ressuscitaram para uma nova vida com Cristo, mantenham os olhos fixos nas realidades do alto, onde Cristo está sentado no lugar de honra, à direita de Deus. Pensem nas coisas do alto, e não nas coisas da terra”. – Colossenses 3.1,2

Temos pensado nas coisas do alto ou nossos corações estão travados aqui na terra?
http://www.espalhandoasemente.com/2018/08/como-guardar-meu-unico-bem.html

Pede ao Senhor que ouça seu clamor. Por causa de Seu maravilho amor. Que restaure sua vida conforme escrito em Seus estatutos.

Conta que pessoas más se aproximam dele. Para atacá-lo. Elas estão distantes da lei do Senhor. Se estivessem próximas, não o atacariam.

Mas, ainda que clame e chore, reconhece que o Senhor está perto. Que todos Seus mandamentos são verdadeiros. Ele sabe, há muito tempo, que Seus preceitos são eternos. Não têm prazo de validade. São tão verdadeiros hoje como eram milhares de anos atrás.

Que nossos pensamentos também estejam no Senhor. Em Suas promessas. Em Sua palavra.

Rêsh
O salmista continua sua oração. Pede que o Senhor veja seu sofrimento. E o livre. Nunca se esqueceu de Sua lei. Mesmo nos momentos mais terríveis de sua vida. Pede que o Senhor defenda Sua causa. Que o liberte. Que o proteja. Como Ele mesmo prometeu.

"Aquele que habita no abrigo do Altíssimo encontrará descanso à sombra do Todo-Poderoso". - Salmo 91.1

Lembra que os perversos estão longe da salvação. Motivo: não dão importância aos decretos do Senhor.

Não é seu caso. Sabe que o Senhor é misericordioso. Por isso, clama que o restaure. Muitos são os que o perseguem. Os que o afligem. Ainda assim, continuou fiel.

Quando olha para os que não obedecem a palavra do Senhor, fica desgostoso. Ele ama Suas ordens. E continua clamando por salvação.

E, em meio a toda sua dor, reconhece que a própria essência de Suas palavras é a verdade. Todos Seus estatutos são justos. E permanecerão eternamente. Por isso espera. Sabe que pode confiar. Encontrará refúgio no Senhor.

Ah, que aprendamos com o salmista. Que não desistamos de clamar ao Senhor. Somente Ele pode nos responder. Mesmo que pareça demorado. Sua misericórdia não tem fim. Seus preceitos são eternos. E atuais. Continuemos a clamar e a obedecê-Lo. Até o fim. A cada dia.

Shin
O salmista continua contando ao Senhor que os poderosos o perseguem. Sem motivo. Mas não está tremendo. Seu coração só treme diante de Sua palavra. Nela, também se alegra. Sabe como? Como se tivesse descoberto um tesouro enorme. E, na verdade, descobriu.

Detesta a falsidade, ama Sua lei. Sete vezes por dia louva o Senhor. Porque Seus estatutos são justos. Que nos lembremos de louvá-Lo. Não apenas sete vezes por dia. O dia todo. Todos os dias. Suas misericórdias não tem fim. Sua bondade nos acompanha. Mesmo em meio às lutas. Nele, podemos confiar. https://www.youtube.com/watch=KDJBZ_JsVFs&list=RDEMDghz1d3AgAO47QA1LC4lQw&index=15

Reconhece que todos que amam a lei do Senhor estão totalmente seguros. Não tropeçam. Sua lei nos protege.

Anseia por Seu livramento. E continua cumprindo Seus mandamentos. Ele os ama. O Senhor pode comprovar, pois vê tudo que faz.

Consideramos Sua palavra um grande tesouro? Ou a desprezamos como um livro antiquado, que não tem mais valor diante de tantos métodos e ensinamentos novos?

Onde procuramos as resposta que sempre estamos precisando?

Sua palavra é eterna. Suficiente para nos ensinar tudo que precisamos para viver uma vida melhor. Dentro de Sua vontade. Uma vida feliz. E abundante. Que a coloquemos no lugar certo. Um lugar de destaque em nossas vidas. Como deve estar.

Que nossas Bíblias estejam abertas, riscadas, pintadas, rabiscadas, anotadas. E não empoeiradas, emboloradas e mofadas.

“Tua palavra é lâmpada para meus pés e luz para meu caminho”. – Salmo 119.105

Necessitamos de Seus ensinos.

Tau
Sua oração continua. Pede que o Senhor ouça seu clamor. Que lhe dê entendimento. Como prometeu. Que ouça sua oração. E o livre. Conforme Sua palavra.

Sabe que o Senhor tem lhe ensinado. Pelo ensino de Seus decretos, deseja que o louvor transborde de Seus lábios. E que sua língua cante sobre Sua palavra, falando de seus mandamentos que são todos justos.

Quando ouço as músicas de hoje, tenho vontade de correr. Se tivesse uma arma, acho que atirava em muitas caixas de som por aí. A maioria das canções é lixo. Não deveriam sequer ser consideradas músicas.

O que tem transbordado de nossos lábios? O que nossas línguas tem cantado? Sobre Seus justos mandamentos? Sobre Sua palavra? Temos transbordado com Seus louvores?

“Pois a boca fala do que o coração está cheio. A pessoa boa tira coisas boas do tesouro de um coração bom, e a pessoa má tira coisas más do tesouro de um coração mau”. – Mateus 12.34c,35

De que nosso coração está cheio? Jesus continuou Seu discurso: “Eu lhes digo: no dia do juízo, vocês prestarão contas de toda palavra inútil que falarem. Por suas palavras vocês serão absolvidos, e por elas serão condenados”. – Mateus 12.36

O salmista continua sua oração. Que o Senhor estenda Suas mãos para ajuda-lo. Sua lei é seu prazer. Deseja viver para louvá-Lo. Com a ajuda de Seus estatutos. Que nos ensinam o caminho correto a seguir. O caminho da vida.

Reconhece que sua angústia o fez andar sem rumo. Sente-se como uma ovelha perdida. Pede que o Senhor o busque. Mesmo andando sem rumo, não se esqueceu de Seus mandamentos.

Já aconteceu com você? Comigo já. Algumas vezes. Não sabemos para onde ir. O que fazer. O que pensar. Muitas vezes, nem o que orar. Mas o Senhor nos entende. Ele nos fez. E nos ouve. E, como o bom pastor que dá Sua vida pelas ovelhas, Ele vem nos buscar. E nos coloca no lugar de descanso. Sua vara e Seu cajado, ao invés de apenas nos corrigir, nos consolam.
http://www.espalhandoasemente.com/2019/06/salmos-231-6.html

Que encontremos nEle o refúgio.

Aqui, findamos a leitura do Salmo cento e dezenove. Como o salmista, não nos desviemos dos mandamentos do Senhor, mesmo nas maiores angústias. Ele está conosco.

Continuamos amanhã. Leremos a partir do Salmo cento e vinte. Até o cento e trinta. Não se assuste. São salmos pequenos e deliciosos de ler.

Espero você. Até lá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário