domingo, 24 de março de 2019

2 Samuel 7.1-29

Leitura do dia 24/03.

Continuamos nossa caminhada através do livro de 2 Samuel.

Na postagem de ontem vimos o assassinato de Isbosete, filho de Saul. Davi tornou-se rei sobre todo o Israel.
http://www.espalhandoasemente.com/2019/03/2-samuel-41-525.html

Também vimos ele levar a arca da aliança do Senhor para a Cidade de Davi. http://www.espalhandoasemente.com/2019/03/2-samuel-61-23.html

Hoje, caminharemos pelos capítulos de sete a dez.

Na primeira postagem, o capítulo sete.

Quando Davi se estabeleceu, morando em seu palácio e tendo descanso, dado pelo Senhor, de todos os inimigos ao redor, mandou chamar Natã, o profeta.

O rei disse-lhe que gostaria de construir uma casa para o Senhor. Ele morava em um palácio enquanto a arca da aliança morava em uma tenda simples, "lá fora". Estava angustiado com o local simples onde a arca estava.

Natã, sabendo que o Senhor era com ele, respondeu para fazer o que estava em seu coração. Mas, naquela mesma noite o Senhor entregou uma palavra a Natã. Mandou que voltasse e falasse com Davi.

Natã volta e diz ao rei que o Senhor não pediu que Lhe construíssem uma casa. Ainda assim, o filho de Davi, seu sucessor e não ele, construíra.

O Senhor também lhe ordenara dizer que tirara Davi das pastagens para ser o líder e rei de Israel, Seu povo. E, faria uma aliança com ele, sua dinastia seria eterna. Se seu filho pecasse, o Senhor o corregeria, como um pai corrige um filho.

Natã não teve vergonha de voltar atrás. Não teve medo de sua reputação. Simplesmente falou o que o Senhor lhe ordenara. Como deve ser. Não temeu a reação do rei. Precisava obedecer ao Senhor. Era muito mais importante.

"Pedro e os apóstolos responderam: Devemos obedecer a Deus antes de qualquer autoridade humana". (Atos 5.29)

Quando Davi ouviu a palavra do Senhor, entrou no santuário, prostrou-se aos Seus pés e orou. Estava muito agradecido por tudo que o Senhor lhe prometera. Quem era ele para ter uma casa e uma dinastia eterna? Era algo muito grandioso. E ele reconhecia a bondade do Senhor. Que maravilhosa aliança o Senhor estava fazendo com ele.

Engrandeceu o Senhor. Adorou pelo que Ele é. Louvou pelo que Ele fez.

Em nenhum momento questionou o fato de não poder construir uma casa para o Senhor. Não pensou no não que o Senhor lhe dera. Apenas em Suas maravilhosas promessas.

Ah, como temos a tendência de escutarmos apenas o não. Fechamos nosso coração a ponto de não ouvir mais nada. De não entender mais nada. Ficamos surdos e não ouvimos Suas maravilhosas promessas, que vêm acompanhada do não.

Que possamos aprender com Davi a sermos gratos ao Senhor. A ouvirmos tudo que tem para nos falar! E a obedecer.

Continuamos na próxima postagem. Antes, porém, gostaria de convidá-lo a ler os dois textos abaixo, que fazem parte da leitura desse capítulo:
1. Quando Deus diz não: http://www.espalhandoasemente.com/2017/04/quando-deus-diz-nao.html
2. Davi e os detalhes que me capturam: http://www.espalhandoasemente.com/2016/02/davi-e-os-detalhes-que-me-capturam.html

Espero você. Até já.

Nenhum comentário:

Postar um comentário