Leitura do dia 28/06.
Continuamos nossa caminhada através das páginas do Livro dos livros.
Na última postagem o salmista nos lembrou que devemos confiar apenas no Senhor. Os olhos de todos se voltam para Ele, com esperança.
http://www.espalhandoasemente.com/2019/06/salmos-1451-14610.html
É bom cantar louvores ao Senhor. Ele é digno de louvor. Seus louvores devem estar em nossos lábios. Sua espada afiada, em nossas mãos. Devemos louvá-Lo com instrumentos e com danças. Todo ser que respira deve louvá-Lo.
http://www.espalhandoasemente.com/2019/06/salmos-1451-14610.html
http://www.espalhandoasemente.com/2019/06/salmos-1471-1506.html
Agora, iniciamos um novo livro. O livro de Provérbios. Em sua maioria, escrito por Salomão. Os capítulos vinte e cinco a vinte e nove foram copiados pelos escribas do rei Ezequias. O capítulo trinta foi escrito por Agur. O capítulo trinta e um, por Lemuel.
Hoje leremos os três primeiros capítulos. Na primeira postagem, o capítulo um.
O rei Salomão especifica a finalidade de seus escritos: Ensinar sabedoria e disciplina às pessoas. Ajudá-las a compreender as instruções dos sábios. Ensinar uma vida disciplinada e bem sucedida. Para fazer o que é certo, justo e imparcial.
Como é importante que tenhamos sabedoria, compreensão e disciplina! É o que precisamos para agir de modo certo, justo e imparcial. Essas três palavras precisam ter peso em nossas vidas.
Os escritos de Salomão são tão maravilhosos que dão juízo aos ingênuos. Dão conhecimento e discernimento aos jovens. E mais sabedoria aos sábios.
Ele deixa claro que o temor do Senhor é o princípio do conhecimento, da sabedoria. O que significa? Para termos sabedoria, precisamos, antes de mais nada, temer ao Senhor. Sem esse temor, jamais alcançaremos sabedoria. Podemos ter inteligência. Sabedoria, jamais.
O primeiro teste para saber se alguém é sábio, é saber a quem teme. Se teme ao Senhor, no mínimo, está caminhando pelo caminho da sabedoria.
Salomão alerta que, como filhos, precisamos prestar atenção à correção de nossos pais e cumprir as instruções de nossas mães. Teremos graça e honra ao longo de nossas vidas, se assim fizermos.
O conselho que dá a seguir é tão atual que impressiona. Se os pecadores o convidarem a matar alguém e roubar, não aceite. Não vá com eles.
E dá um alerta. As armadilhas são montadas sem que a vítima veja, para que caiam nelas. São armadilhas que, no final, se voltam contra eles mesmos.
O destino dos gananciosos é somente um, destruição. A própria cobiça os destrói.
Como o Senhor é bom, a sabedoria grita pelas ruas. Levanta sua voz. Proclama nas avenidas para que a ouçam. Para que a sigam. Para que nos tornemos sábios.
Infelizmente, muitos não querem ouvir. Viram suas costas. Preferem desprezar o conselho e rejeitar a repreensão. Mais tarde, sofrerão as consequências de suas escolhas. Em suas almas. Comerão os frutos amargos que, com seu estilo de vida, plantaram. Se engasgarão com suas próprias intrigas.
Os que ouvem a sabedoria, no entanto, viverão em paz. Tranquilos. Sem temer o mal.
Que aprendamos a sabedoria. Que possamos andar pelos seus caminhos.
Continuamos na próxima postagem.
Espero você. Até já.
Nenhum comentário:
Postar um comentário