Leitura do dia 22/08.
Continuamos nossa caminhada pelo livro de Jeremias.
Na postagem anterior vimos as mensagens do Senhor ao Egito, à Filistia, e a Moabe. Serão julgados pelo Senhor. Por sua idolatria, orgulho e arrogância.
http://www.espalhandoasemente.com/2019/08/jeremias-461-4847.html
Agora, caminharemos a partir do capítulo quarenta e nove. Até o capítulo cinquenta.
O Senhor continua entregando mensagens a Jeremias. Fala sobre Amom. Os amonitas confiam em suas riquezas. Adoram Moloque. Sacrificam seus filhos a este ídolo, como era o costume. O Senhor os destruirá. Mas, no futuro, por Sua infinita misericórdia, os restaurará.
Damasco também cairá. Medo e angústia se apoderam dela. Como se fosse uma mulher na hora do parto.
Edom também será julgado. Foi iludido pelo medo que provoca aos outros, achando-se superior. Está cheio de orgulho. Vive em uma fortaleza de pedra. E controla os altos montes. O Senhor os derrubará. Até os guerreiros mais valentes tremerão como uma mulher em trabalho de parto. Mas, os órfãos que estiverem entre eles e as viúvas serão socorridos. Podem esperar pela ajuda do Senhor.
Ele expulsará Edom de sua terra. Colocará ali um líder que escolherá.
Quedar e Hazor também serão julgadas. O Senhor trará calamidade sobre eles.
Elão será perseguido à espada. No futuro, porém, o Senhor os restaurará.
O Senhor deu a Jeremias uma palavra de destruição à própria Babilônia. A grande Babilônia que estava conquistando a terra naquela época. Suas imagens e seus ídolos serão destruídos. Seus deuses sofrerão completa humilhação. Serão uma nação pequena. Um deserto. Uma terra seca e desolada.
Olhe para trás. Veja a história. Aconteceu exatamente o que o Senhor disse que aconteceria. Ele cumpre Suas promessas. Cumpre Seu julgamento. Que é sempre justo.
Babilônia também será exilada. Era um instrumento do Senhor para juízo, mas odiaram os povos que conquistaram. Agiram com total violência e brutalidade. Não deixaram seus ídolos. Sofrerão o mesmo que fizeram às outras nações.
Quanto a Israel e Judá voltarão chorando e buscando o Senhor. Perguntarão pelo caminho de Sião e voltarão para casa. Se apegarão ao Senhor. Numa aliança permanente.
Ele é o verdadeiro descanso. A esperança real.
Seu povo foi enganado por seus pastores. São como ovelhas perdidas, soltas nos montes. Perderam o rumo. São sabem encontrar o curral. Seus inimigos as atacaram, sem pudor nenhum. A desculpa era que pecaram contra o Senhor. Não tiveram misericórdia. Serão julgados.
Que clamemos ao Senhor por todos que pecaram e se afastaram do Senhor. Que sejamos misericordiosos.
Que Ele seja nosso descanso e esperança. Que nos voltemos para Ele a cada dia. Que ouçamos Sua voz. E não fiquemos perdidos nos montes, enganados por pastores egoístas, que amam apenas a si mesmos.
Continuamos na próxima postagem. Leremos os dois últimos capítulos de Jeremias.
Espero você. Até lá.
Nenhum comentário:
Postar um comentário