segunda-feira, 9 de setembro de 2019

Ezequiel 40.1-42.20

Leitura do dia 09/09.

Continuamos nossa caminhada através das páginas de Ezequiel.

Ontem vimos o Senhor transformar um vale de ossos secos em um grande exército.
http://www.espalhandoasemente.com/2019/09/ezequiel-371-28.html

Também vimos Sua mensagem contra Gogue, em um futuro distante. E a restauração do povo do Senhor. http://www.espalhandoasemente.com/2019/09/ezequiel-381-3929.html

Agora, caminharemos a partir do capítulo quarenta. Até o capítulo quarenta e dois.

Fazia quatorze anos que Jerusalém caíra. A mão do Senhor esteve sobre Ezequiel e o levou até Israel. Lá, colocou-o em um alto monte. Ele viu, em direção ao sul, algo parecido com uma cidade. Quando foi levado para mais perto, viu um homem cuja face brilhava, como bronze. Estava em pé ao lado de uma porta. Tinha em suas mãos uma corda e uma vara de medir.

Ezequiel recebeu ordens de observar e ouvir. Que prestasse muita atenção a tudo que lhe fosse mostrado. Foi levado até ali por isso. Para ver e contar tudo ao povo de Israel.

O homem cujo rosto parecia bronze, claro, um anjo, mediu muros, portas, salas e pátios. Era a nova área do templo.

Segundo a Bíblia King James Atualizada (KJA), esta visão tinha um tríplice significado. A primeira parte, que são os três capítulos de nossa leitura hoje, revela a Casa de Deus ideal, no qual as aspirações espirituais do povo do Senhor são simbolizadas pela arquitetura do Templo.

Lembre-se, Israel está no exílio. Jerusalém foi completamente queimada, destruída. Esta visão é para um novo templo, uma nova cidade, um novo Israel.

Ezequiel prestou atenção em todos os detalhes. Nas medidas, nas espessuras, nos entalhes, nos materiais.

Quando o anjo foi medir o Lugar Santíssimo, somente ele entrou. Nenhum homem podia entrar ali, exceto o Sumo Sacerdote, uma vez ao ano.

É interessante notar que, o Lugar Santo ou “santuário externo” era o maior dos três aposentes. Quanto mais se aproximavam do Lugar Santíssimo as portas iam tornando-se mais estreitas.

Tudo aqui tem um significado, que não podemos descobrir apenas com uma lida.

Com relação às portas tornarem-se menores à medida que se aproximam do Lugar Santíssimo, é muito fácil de interpretar. Quanto mais perto do Senhor queremos estar (e estamos), o caminho torna-se mais difícil, mais estreito. Não é qualquer um que entra por essas portas. Não é qualquer um que tem disposição para tal. É preciso esforço. Santidade.

Os muros Norte, Sul e Oriental eram cheios de salas. O muro Ocidental não tinha nenhuma sala. Servia para separar o santo do comum.

Somente os descendentes de Zadoque seriam os sacerdotes encarregados do altar. Eles foram os únicos que não afastaram do Senhor. Somente eles teriam esse privilégio. Servir diante dEle.

É importante saber que aquilo que o Senhor nos mostra é para ser visto e ouvido com muita atenção. Em cada detalhe. Para depois termos condições de entregar Sua mensagem aos destinatários.

Somos o templo do Senhor. Precisamos ter as “medidas” corretas. Nossas atitudes diante dEle e dos outros precisam ser as atitudes que Ele espera de nós. Precisam corresponder ao Seu prumo, à Sua vontade. Tudo em nós deve estar como Ele deseja que esteja. Não apenas o externo, mas principalmente o interno. Em cada detalhe. Sim, cada detalhe.

Precisamos ser como os descendentes de Zadoque. Não foram atrás dos israelitas para pecar. Não foram sequer atrás de seus irmãos levitas. Ainda que todos tivessem se afastado do Senhor, eles permaneceram fiéis. Como nós precisamos permanecer. Até o fim.

Continuamos amanhã. Leremos a partir do capítulo quarenta e três. Até o capítulo quarenta e cinco.

Espero você. Até lá.

2 comentários:

  1. Muito difícil essa passagem. Não consegui ter essa visão do templo, já que o templo construído por Salomão foi destruído e até hoje não mais se construiu outro templo.

    ResponderExcluir
  2. Concordo com você que é um texto muito difícil. Lembre que Ezequiel era um sacerdote. Que visão melhor o Senhor poderia dar a um sacerdote que um templo perfeito? Num futuro perfeito? Um futuro onde o Senhor, o Eterno nunca se afastará de Seu povo.
    Aqui o Senhor fala a Ezequiel de perfeição e plenitude.
    Quanto ao templo, você está certa. Realmente ainda não foi construído. Mas, creio, que o Senhor está falando além do que nossos olhos físicos enxergam e nosso entendimento alcança.

    ResponderExcluir