terça-feira, 10 de setembro de 2019

Ezequiel 43.1-45.25

Leitura do dia 10/09.

Continuamos nossa caminhada pelo livro de Ezequiel. Estamos quase chegando ao fim de mais um livro fantástico. Maravilhoso.

Ontem vimos a medição do templo, na visão que o Senhor deu ao profeta. Era um templo perfeito, onde somente os descendentes de Zadoque estariam na presença do Senhor, por nunca terem se afastado dEle. http://www.espalhandoasemente.com/2019/09/ezequiel-401-4220.html

Agora, caminharemos a partir do capítulo quarenta e três. Até o capítulo quarenta e cinco.

A Bíblia King James Atualizada (KJA) nos informou que esta visão tinha um tríplice significado. O primeiro, dos capítulos lidos ontem, refere-se ao Templo perfeito. O segundo, dos capítulos quarenta e três ao capítulo quarenta e quatro, refere-se ao culto ideal. Neste culto estão presentes a glória do Senhor, os ritos presididos pelo sumo sacerdote e pelo príncipe, o ministério dos sacerdotes e a cooperação do povo. O terceiro, a partir do capítulo quarenta e cinco, refere-se a uma Nação ideal, que em suas formas física e espiritual desenvolve sua vida diária ao redor do culto na casa do Senhor, onde recebe o alimento.

Depois das medições dos capítulos anteriores, o anjo levou Ezequiel até à porta leste. De repente, enquanto olhava, viu a glória do Senhor surgindo, vindo do leste. O som de Sua vinda era semelhante ao rugido de muitas águas. Toda a paisagem se iluminou por causa de Sua glória. Claro.

A visão era semelhante às anteriores. A primeira junto ao rio Quebar e a segunda em Jerusalém. Ezequiel prostrou-se em adoração. http://www.espalhandoasemente.com/2019/08/ezequiel-11-327.htmlhttp://www.espalhandoasemente.com/2019/08/ezequiel-101-1228.html

A glória do Senhor entrou no templo. Pela porta leste. O Espírito do Senhor o colocou de pé e o levou até o pátio interno. A glória do Senhor encheu o templo.

O Senhor disse a Ezequiel que aquele era o lugar do Seu trono. Onde descansava Seus pés. Ali Ele habitaria para sempre. No meio de Israel. Eles e seus reis nunca mais profanariam Seu santo nome. Não cometeriam adultério adorando outros deuses, nem honrando relíquias de reis mortos.

Haviam colocado altares de seus ídolos ao lado de Seu altar. Apenas uma parede entre Ele e eles. Profanaram Seu santo nome. Por isso, os consumiu em Sua ira. Agora, ordena que deixem de adorar outros deuses e as relíquias de reis mortos. Se o fizerem, habitará no meio deles. Para sempre.

Finalmente o Senhor explica porque está mostrando essas coisas para Ezequiel. Ele descreverá o templo para que Israel se envergonhe de todos os seus pecados. Que estudem as plantas do templo e se envergonhem de tudo que fizeram. Além de descrever o templo, com todos os detalhes, Ezequiel falará dos decretos e leis do templo. Escreverá todas as especificações e decretos diante do povo. Para que se lembrem deles e os obedeçam.

Ele viu as medidas do altar. Ouviu as regras para a queima de ofertas e aspersão de sangue. Mais uma vez escuta que somente os descendentes de Zadoque serviriam diante do Senhor. Todos os animais deveriam ser perfeitos. Sem defeito algum.

Depois o anjo o levou até à porta Leste. Disse que essa porta permaneceria permanentemente fechada pois o Senhor entrara por ela, tornando-a santa. Podemos interpretar como a presença do Senhor sempre presente no templo. Não seria mais aberta porque nunca mais sairia de lá. Também podemos nos lembrar que era nessa porta que o sol era adorado. Não seria mais.
http://www.espalhandoasemente.com/2019/08/ezequiel-71-911.html

Hoje essa porta é exatamente o Portão Leste. É conhecida como a Porta Dourada. Fica na área muçulmana de Jerusalém. Eu vi. Está lacrada. O motivo não é o descrito em Ezequiel. Mas, podemos perceber um símbolo aqui. O Senhor não deseja se afastar de Seu templo, de Seu povo. Jamais.

O príncipe era o único que poderia sentar-se junto a esta entrada. Para comer na presença do Senhor. Mas entraria e sairia pela varanda da porta. Não pela porta.

O anjo o levou até à frente do templo. Ele olhou e viu. Isso mesmo. Olhou e viu. Quantas vezes olhamos e não vemos absolutamente nada? Ezequiel recebera ordens para prestar atenção em tudo. Estava obedecendo. Ele viu a glória do Senhor encher Seu templo. Prostrou-se com o rosto no chão. Em adoração.

Mais uma vez o Senhor lhe ordena a prestar atenção. A usar seus olhos e seus ouvidos. Que escutasse atentamente tudo que o Senhor lhe dizia a respeito das regras do templo. Que transmitisse ao povo de Israel Sua mensagem. Bastava de seus pecados detestáveis. Eles levaram para dentro do santuário estrangeiros incircuncisos de corpo e coração. Desta forma profanaram Seu templo. Além de todos os outros pecados que cometeram, quebrando Sua aliança. Não guardaram Suas ordens sobre as coisas sagradas e contrataram, veja bem, contrataram estrangeiros para realizar o serviço no Seu santuário. Serviço este que só poderia ser feito pelos levitas.
http://www.espalhandoasemente.com/2019/04/1-cronicas-231-32.html
http://www.espalhandoasemente.com/2018/06/agindo-em-conformidade.html

O Senhor ordena que Ezequiel lhes diga que nenhum estrangeiro entrará em Seu santuário se não tiver sido circuncidado de corpo e coração. E os levitas que O abandonaram e ainda incentivaram o povo a adorar ídolos, sofrerão as consequências de seus pecados. Não se aproximarão mais do Senhor para Lhe servir como sacerdotes. Não tocarão em nada de Seus objetos sagrados, nem nas ofertas sagradas. Carregarão a vergonha de todos os pecados detestáveis que cometeram. Poderão apenas cuidar do templo e serem encarregados de manutenção e dos serviços gerais.

Novamente o Senhor fala que somente os levitas da família de Zadoque, que permaneceram fiéis, continuarão a servi-Lo. Estarão em Sua presença, entrarão em Seu santuário e se aproximarão dEle. Eles cumprirão todas as Suas ordens.

Repare o que a infidelidade e a fidelidade carregam. Uns foram rebaixados a trabalharem com a manutenção e os serviços gerais, os infiéis. Outros se aproximarão do Senhor, os fiéis.

Quando os filhos de Zadoque fossem servir o Senhor, vestiriam apenas roupas de linho. Nada que os fizesse suar. Quando terminassem de servir, deixariam suas vestes santas nas salas sagradas, antes de encontrarem com o povo. Assim, não colocariam ninguém em perigo, consagrando indevidamente alguém por tocar nessas vestes. Há um perigo muito grande em consagrar alguém indevidamente. Temos visto as consequências ao longo da história. Líderes que não são líderes. Pastores que não são pastores. Profetas que não são profetas. Mestres que não são mestres. Apóstolos que não são apóstolos. Evangelistas que não são evangelistas.

O descendentes de Zadoque também seriam exemplos em tudo. Para ensinar ao povo a diferença entre sagrado e profano, entre o cerimonialmente puro e impuro. Serviriam de juízes para resolver os desentendimentos. Suas decisões seriam baseadas nos estatutos do Senhor. Obedeceriam todas as Suas instruções. Uau! Quanta fidelidade!

Os sacerdotes não teriam nenhuma propriedade na terra. O Senhor é sua herança. Seu alimento viria das ofertas e dos sacrifícios. Não comeriam nada imundo.

O Senhor ordena que, quando fossem repartir novamente a terra, separassem uma parte para o Senhor. Uma porção santa. Seria no meio da terra. Um quadrado perfeito.

Duas porções de terra seriam separadas para o príncipe. Assim, o príncipe não oprimiria ninguém mais. E distribuiria o restante da terra entre o povo. A parte separada para cada tribo.

Além disso, o Senhor deu um basta aos príncipes. Que parassem com a violência e a opressão. Que fizessem o justo e certo. Que parassem de expulsar Seu povo de suas casas. Que usassem apenas pesos, medidas e balanças honestos.

O príncipe também seria responsável pelas ofertas nas festas religiosas. E o Senhor as relembra.

Que possamos olhar e enxergar. Que usemos nossos olhos e ouvidos atentamente para tudo que o Senhor nos falar e nos mostrar.

Que sejamos circuncisos de coração. Que cumpramos todas as ordens do Senhor.

Que tenhamos cuidado para não consagrar ninguém indevidamente. É um risco muito grande. Com consequências sérias.

Que obedeçamos Sua palavra e sejamos justos.

Continuamos amanhã. Leremos a partir do capítulo quarenta e seis. Até o capítulo quarenta e oito.

Espero você. Até lá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário